|Podcast| As transformações do digital e a política das coisas (V.3, N.5, P.6, 2020)

Tempo estimado de leitura: 2 minute(s)

Neste episódio, Sérgio Amadeu conversa com o professor titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, André Lemos. O bate-papo resgata a trajetória do virtual até o neorrealismo, passando pelas profundas transformações da sociedade para uma intensa dataficação¡ e para a conformação de arranjos autoritários que precisam ser enfrentados. 

 

Discutem a forma como a predição está presente nas estruturas econômicas, dado que a vigilância presente nos aplicativos e redes sociais se torna um passo para esta, visando modular comportamentos e coletar dados até mesmo para inferir sentimentos às reações das pessoas.

 

Conversam também sobre a necessidade de maior investigação sobre os dados e suas finalidades, para que a dataficação possa ser debatida e compreendida em seu campo de uso, bem como sua correlação com a vida no planeta, levando em conta o desenvolvimento do mundo digital. É preciso politizar as tecnologias e nelas aplicar uma reconfiguração tecnopolítica.

A cada dia, produzimos e consumimos mais e mais dados de diferentes formas, e como estamos na era da informação, buscamos também extrair valor deles – Esta ação é chamada de “dataficação”, que consiste basicamente em transformar tudo o que fazemos em dados.

Predição é o ato de afirmar aquilo que poderá acontecer em um momento futuro; uma previsão.

 

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência