O que é esse tal de Wiki e como ele ajuda no Ensino de Engenharia? (V.3, N.5, P.5, 2020)

Tempo estimado de leitura: 5 minute(s)

Alexandre Acácio de Andrade; Júlio Francisco Blumetti Facó

 

O uso maciço da internet e a crescente facilidade de troca de informações tornou possível que um interessante fenômeno surgisse, trata-se do uso de hardware de baixo custo e softwares livres para usos colaborativos e aplicações criativas no ensino da ciência de automação e controle.

 

Desde a década de 70 do século XX, já existia no Brasil aqueles interessados em títulos editoriais, hoje extintos, como “Divirta-se Com A Eletrônica” ou “Saber Eletrônica”. Tais grupos, chamados de hobistas, criavam hardwares e até mesmo softwares elementares para seus kits e montagens.

 

Atualmente, esses traços culturais ganharam novos contornos e escala global por meio da conjunção de três fatores situacionais:

 

  • Hardware barato, flexível e acessível como os Arduino e Raspberry Pi

 

  • Softwares livres gratuitos facilmente acessíveis.

 

  • Comunidades colaborativas globais de pessoas dispostas a coletivamente criar e aprimorar experiências com os ingredientes anteriores em plataformas WIKI
 Mas, o que é esse tal de WIKI?

Um dos mais antigos e respeitáveis dicionários do mundo, o Merriam-Webster, define WIKI como uma plataforma (site, página na internet) que permite a um visitante, fazer alterações em seu conteúdo, contribuições, correções e desenvolvimentos colaborativos.

Você Sabia?

Hoje em dia, os wikis são muitos e são paradas obrigatórias nas superestradas de informação trazidas pela internet, mas sua origem é recente. Datam de 1995, depois que o programador Ward Cunningham criou o software WikiWikiWeb e o disponibilizou para o planeta. O software, cujo nome foi inspirado na palavra havaiana para “rápido”, permite que os visitantes do site contribuam com conteúdo para suas páginas, comentem e alterem as informações postadas por outros. Qualquer site que use esse software é chamado de wiki.

Imagem da página da comunidade Arduíno no Brasil e um de seus projetos colaborativos

 

 

Wiki no Ensino de Engenharia

 

O ensino da engenharia, mais especificamente das disciplinas de controle e automação, pode se beneficiar muito com o uso de hardwares de baixo custo juntamente com softwares livres fomentados em comunidades mundiais WIKIs.

 

Durante a prática de trabalhos de graduação voltados para o curso de instrumentação, automação e robótica colheu-se evidencias experimentais do potencial desses três fatores situacionais.

 

Nossa experiência consistia em controlar a temperatura de uma cervejaria caseira real. Para isso, o grupo de pesquisadores formado por alunos precisaria desenvolver uma solução barata com um hardware e software igualmente módicos.

 

O desenvolvimento a partir do zero de um hardware e software seria, além de um desafio, muito custoso. Portanto, a solução encontrada foi o uso de um hardware de baixo custo: o Raspberry Pi, e, ao pesquisar soluções de software, o grupo encontrou uma Wiki em que experiências e realizações sobre o assunto estão disponíveis e a troca de informações é livre, permitindo uma solução viável, barata, de grande potencial de aprendizagem e aplicação prática.

 

Isso possibilitou aos jovens pesquisadores pular etapas e não precisar “reinventar a roda”, aliando curiosidade e aprendizado por meio do prazer da descoberta, culminando na montagem e experimentação.

 

A popularização e democratização que esses equipamentos e softwares permite é tremenda, pois se utilizam da linguagem e das ferramentas do século XXI, para pessoas do século XXI em plataformas e ambientes dinâmicos também do século XXI como grupos de facebook, vídeos do youtube e diversos tipos de sites e ferramentas da internet.

 

 

Se quiserem saber mais, não deixem de ver:

https://br-arduino.org/

http://blog.everpi.net/

http://web.craftbeerpi.com/

https://canaltech.com.br/curiosidades/conheca-os-10-projetos-mais-inovadores-e-criativos-feitos-com-a-raspberry-pi/

https://jabutiedu.org/

http://arduinoescola.blogspot.com/

https://www.youtube.com/watch?v=PZG1ax_i8PI

https://www.raspberrypi.org/blog/tag/education/

https://www.arduino.cc/education

https://www.merriam-webster.com/dictionary/wiki

https://flaviobabos.com.br/o-que-e-arduino

 

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência