Que tal curtir um pouco de ciência em meio a quarentena? (V.3, N.3, P.7, 2020)

Tempo estimado de leitura: 4 minuto(s)

Em tempos de pandemia de Coronavírus, devemos nos cuidar e encontrar maneiras de nos adaptar ao momento em que estamos… Sabemos que ficar em quarentena causa um grande impacto em nossa rotina, mas ainda assim é possível curtir um pouco de ciência durante este período!!! Veja o que Centros e Museus de Ciência do Brasil estão disponibilizando nessa semana (23/03 – 29/03) para compartilhar e aprender ciência sem sair de casa:

1) Espaço Ciência, PE

• A cada semana, haverá um desafio. Os participantes deverão gravar vídeos, que serão postados no Canal do Youtube do Museu. Depois de pronto, envie seu vídeo para comunicacaoec@gmail.com até a próxima quinta-feira (26). Os mais visualizados serão editados no vídeo especial da semana e compartilhado em todas as nossas redes sociais. Nesta primeira semana, SEMANA MUNDIAL DA ÁGUA, o objetivo é mostrar o quanto a água é importante no combate ao Coronavírus e a outras doenças.

2) Espaço do Conhecimento UFMG, MG

• Gincana do Conhecimento – brincadeiras, jogos, quiz, atividades educativas e concursos culturais – em nossa conta do Instagram, de 20/03, enquanto durar a quarentena.

3) Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, RJ

• Cursos online e pequenos vídeos com informações científicas dos Astrônomos.

4) LADIF – Laboratório Didático do Instituto de Física UFRJ, RJ

• Através do canal Ladif você pode acessar uma série de vídeo-aulas e demonstrações que falam sobre fenômenos físicos relacionados ao nosso dia a dia. Venha nos fazer uma visita virtual e se divertir!

5) MAST, RJ

• Multimídia sobre a Astronomia da Bandeira do Brasil e conteúdos básicos de Astronomia em 4 módulos: O Universo, Espectroscopia, Telescópios e Observando o Céu. E mais um bônus: um jogo que desafia desvendar os mistérios da Bandeira do Brasil.

• Experiência de Realidade Virtual sobre o Homem na Lua. Vivencie esta experiência, que utiliza a plataforma SuperViz, na qual as pessoas podem interagir na superfície lunar, abrindo informações como textos, fotos e vídeos, com modo de de visualização imersiva, com o uso de headsets de realidade virtual

• Visita Remota ao Campus do MAST. Faça um passeio virtual pelo Campus do MAST e Observatório Nacional, com direito a tour 360°

6) Museu da Vida, RJ

• 21 Dias de Ativismo contra o Racismo – Divulgação de Intelectuais Negras nas redes sociais do Museu da Vida (de 17 de março ao fim da primeira semana de abril);

• Matéria especial sobre a ação dos Agentes Comunitários de Saúde em favelas do Rio de Janeiro devido ao novo coronavírus, com relatos de moradores no dia 27 de março de 2020;

• Live no Instagram do Museu da Vida, quinta, dia 26, das 15h às 15h30: Um papo sobre saúde coletiva, com Fabiana Pinto, estudante de saúde coletiva da UFRJ e militante em defesa do SUS.

7) Planetário da Unipampa, RS

• Lives no Facebook às 15h, de segunda a sexta, sobre astronomia.

8) Parque da Ciência Newton Freire Maia, PR

• Série 150 Anos da Tabela Periódica em 2019: todo dia a postagem de um elemento químico, descrevendo a história de sua descoberta/isolamento; suas aplicações e propriedades. Ao final, instituições de ensino poderão baixar uma tabela completa para impressão;
  • Textos Mulheres na Ciência: Vida e obra de importantes personalidades femininas no mundo da Ciência;
  • Sessão Sexta do Hubble: toda sexta feira uma imagem do Telescópio Espacial Hubble, abordando curiosidades sobre o astro observado e Astronomia em geral.

Não esqueçam o recado mais importante da ciência nesse momento #fiquememcasa.

Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC)

Fonte: Espaço Ciência Interativa

Related Post