Qual a sua área da Filosofia? Faça o teste e descubra! (V.2, N.10, P.5, 2019)

Tempo estimado de leitura: 8 minuto(s)

1. O que mais te afeta na cidade em que você mora?

A) A PAISAGEM E O BARULHO

B) A DESIGUALDADE SOCIAL

C) FALTA DE ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

D) A DESORGANIZAÇÃO

 

2. A vida seria sem graça se não houvesse:

A) ARTE

B) DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS

C) DEBATES E DISCUSSÕES

D) ROTINA

 

3. De que forma você faria para chamar atenção a algo que acredita que deve ser melhorado na sociedade?

A) PERFORMANCE ARTÍSTICA PÚBLICA

B) AÇÕES COMO VOLUNTÁRIO EM UMA CAMPANHA

C) ORGANIZAÇÃO DE UM PROTESTO NA RUA

D) COMPROVANDO TODOS OS LADOS ERRADOS DO PROBLEMA

 

4. Quando imagina o futuro, quais destas perguntas você se faz?

A) COMO SERÃO OS ESPAÇOS DAS CIDADES?

B) COMO VAMOS NOS RELACIONAR COM AS REDES SOCIAIS?

C) SOB QUAL REGIME POLÍTICO VIVEREMOS?

D) TEREMOS QUE CONTINUAR INDO À ESCOLA?

 

5. Por último, qual destes filmes você mais gostou de assistir?

A) Com amor, Van Gogh

B) Bird Box

C) Cidade de Deus

D) Interestelar

 

Você pode também fazer o quiz abaixo:


Se a maioria das respostas for A: Estética

.

A área da filosofia que você mais mostrou afinidade foi a estética! A estética se preocupa em entender as formas do conhecimento e da experiência pelo sensível. Algumas das suas questões clássicas dizem respeito ao que é o belo? O que define uma obra de arte bela? O que é uma obra de arte? A estética vai se ocupar dessas e outras questões sobre a sensibilidade e a percepção tanto na natureza, quanto na arte. Assim, a estética se caracterizou como o ramo da Filosofia que estuda a criação artística e os sentimentos que ela suscita. Mas, caso você queira conhecer um pouco mais sobre esse tema indicamos os livros: O belo autônomo de Rodrigo Duarte que apresenta um compilado de textos clássicos sobre a estética e a questão da belo na história da filosofia; outra obra importante sobre esse tema é a Filosofia da Arte de Jean Lacoste que apresenta por um viés histórico e temático o estudo filosófico sobre a obra de arte.

.

Se a maioria das respostas for B: Ética

.

Sua área na filosofia é a ética! A ética é um campo de constante debate sobre as ações humanas e suas consequências na vida em sociedade. Você provavelmente se preocupa com o impacto que as ações individuais têm para o grupo e inclusive tem ideias sobre o que é certo ou errado. Continue refletindo sobre elas, mas nunca se esqueça que a ética é melhor pensada coletivamente, por isso o debate é essencial. Para te auxiliar nas reflexões e debates sugerimos que leia o livro Ética Prática de Peter Singer, onde muitas questões contemporâneas, como o caso de refugiados, são discutidas sob pontos de vista diferentes. Além deste livro, temos a obra Mulheres, Raça e Classe da filósofa Angela Davis, em que a questão da ética contemporânea é debatida através dessas três categorias.

.

Se a maioria das respostas for C: Filosofia Política

.

Você está no caminho da filosofia política! A filosofia política é área responsável por evidenciar e questionar como a sociedade se organiza. A definição de poder e de justiça estão na base das reflexões sobre esta área. Pensando na escolha dos governantes, por exemplo, podemos dizer que ela se torna um processo filosófico quando questionamos “O que um governante deve levar em consideração nas suas decisões?”, “É possível uma sociedade sem um poder que regule as relações através da lei?”. Tais questões envolvem pensarmos tanto como indivíduos como membros de um grupo unidos por objetivos comuns. Muitas das questões da filosofia política são encontradas em livros como o 1984 de George Orwell, onde a interferência do Estado na vida dos indivíduos é o tema central deste romance. Outro livro que trata desta área chama-se As origens do totalitarismo em que a autora judia Hannah Arendt apresenta suas reflexões acerca de como foi possível o surgimento do nazismo a partir de uma análise histórica do antissemitismo.

.

Se a maioria das respostas for D: Epistemologia

.

Você se aproximou da área da Epistemologia! A epistemologia se interessa em investigar os modos pelos quais o conhecimento é possível, como ele opera, quais os seus métodos e a relação entre o conhecimento e a realidade. Algumas questões dessa área são: O conhecimento é atingido pela racionalidade ou pela intuição? Existe a verdade? É possível um método para alcançá-la? Como em todas as áreas da filosofia, suas questões e temas se complexificam e extrapolam essas divisões em áreas. Mas, caso você queira conhecer um pouco mais sobre esse tema indicamos os livros: A república de Platão que é um texto clássico da epistemologia e mostra, por exemplo, como o conhecimento se diferencia da opinião. Além disso, sugerimos o livro Representar e Intervir de Ian Hacking que nos apresenta algumas discussões contemporâneas fundamentais sobre epistemologia nas ciências naturais.

.

SOBRE O QUESTIONÁRIO

.

O questionário “Qual é a sua área da Filosofia?” foi inicialmente proposto como uma das atividades realizadas pelos estudantes do curso de Filosofia durante o evento UFABC para Todos. Esse evento visa a apresentar os cursos da UFABC aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A proposta do questionário foi então pensada com o objetivo de introduzir resumidamente a esses estudantes algumas das áreas da Filosofia: a Estética, a Ética, a Filosofia Política e a Epistemologia. Para isso, partimos de cinco questões alternativas relacionadas à assuntos cotidianos, nas quais o público poderia responder de acordo com os seus interesses e reflexões. O resultado do questionário seria a área da Filosofia, dentre as quatro apresentadas, com a qual a pessoa demonstrou mais afinidade.

.

O questionário por sua vez não se restringe à apresentação das áreas. Entendemos que muitas pessoas que têm interesse por Filosofia às vezes não sabem que suas dúvidas e visões de mundo também são compartilhados com filósofos e filósofas ao longo da história. Por isso, ao final do questionário, decidimos indicar alguns textos que os ajudassem a aprofundar e multiplicar as suas questões e interesses filosóficos. Escolhemos entre algumas obras filosóficas introdutórias que passam por alguns dos temas e problemas clássicos e contemporâneos das áreas selecionadas. Dessa forma, o visitante teria uma indicação de por onde começar a aprofundar as reflexões que ele mesmo já deu início conforme o seu interesse.

.

Cada uma dessas áreas apresentadas possuem uma longa história e uma enorme quantidade de temas e problemas debatidos. Desse modo, não poderíamos pretender contemplar todas as áreas da Filosofia e nem todas as suas discussões nesse questionário. Nós apenas nos atentamos para como ele poderia ser útil a um público diverso, desde estudantes que ainda não tiveram aula de filosofia até para os que estão em vistas de entrar na Universidade. Assim, selecionamos algumas áreas e alguns textos que podem ser úteis nessa trajetória de iniciação ao filosofar.

.

Esperamos que nossa proposta seja útil pela sua seleção de textos apresentada e que ela seja apenas o primeiro passo no seu descobrimento dessas e outras áreas da Filosofia!

.

Daniel Donato

Discente de graduação no Bacharelado em Ciências e Humanidades e na Filosofia (Licenciatura e Bacharelado) da UFABC.

danieldonator@gmail.com

.

Gleyce Borges

Bacharela em Ciências e Humanidades e Licenciada em Filosofia pela UFABC.

gleyceborges@hotmail.com

.

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter