|Podcast| – A Farsa Hacker (V.2, N.9, P.4, 2019)

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. É professor associado da Universidade Federal do ABC.

Será que o celular é algo que possa ser utilizado de forma segura? O que é, de fato, um hacker e onde estes atuam? Como a palavra Hacker vêm sendo utilizada atualmente para inúmeros contextos, plausíveis ou não com a realidade? Neste podcast do canal Tecnopolítica, Sérgio Amadeu conversa com Hermani Dimantas e Silvio Rhatto sobre a disputa da palavra Hacker. Também dialogam sobre a construção da narrativa adotada pelo Governo, pelo ex-juiz e então Ministro da Justiça, Sergio Moro, e pela Polícia Federal para difamar e criminalizar hackers no Brasil.

Conversam também sobre a destruição do Estado de Direito brasileiro; a falta de transparência na investigação da Polícia Federal, que responde diretamente ao envolvido no conteúdo das mensagens, Sérgio Moro; a falta da abertura de um processo de investigação contra o Ministro, o procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e tantos outros envolvidos nas trocas de mensagens reveladas pelo The Intercept Brasil; e, por fim, a não entrega dos aparelhos celulares dos envolvidos para perícia.

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC