|Podcast| As Implicações Políticas dos Algoritmos (V.2, N.6, P.4, 2019)

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet. É professor associado da Universidade Federal do ABC.

Sergio Amadeu da Silveira entrevista, neste vídeo, Amanda Yumi Ambriola, matemática, mestranda em engenharia da informação na UFABC, conselheira suplente no Comitê Gestor da Internet do Brasil, integrante do Garoa Hacker Club e ativista dos direitos na rede.

Como funcionam os algoritmos? Será que estamos sendo analisados e julgados constantemente por “computadores” que influenciam nas permissões que temos sobre absolutamente tudo? Estamos seguros com a facilidade de acesso aos nossos dados pessoais na Internet?

Nesse bate-papo, Amadeu e Ambriola conversam sobre as implicações políticas e econômicas dos algoritmos, que estão na Internet definindo os resultados de buscas que fazemos no Google, decidindo quem verá nossas postagens no Facebook, reconhecendo rostos, classificando fotos e escolhendo qual anúncio deve aparecer no banner de um site que visitamos.

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC