E com vocês: o ISSN 2596-0695! (V.2, N.2, P.3, 2019)

Tempo estimado de leitura: 3 minute(s)

Divulgadora da Ciência:

Vanessa Aparecida do Carmo, Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e integrante da Pró reitoria de Extensão e Cultura na seção de divulgação científica da UFABC [Lattes]

 

A partir de fevereiro de 2019 o Blog UFABC Divulga Ciência tem essa classificação. Mas isso serve para quê?  

 

ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é um código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação em séries.

 

Esse código é único e identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento), seja qual for o idioma ou suporte utilizado (impresso, on-line, CD-ROM e demais mídias).

 

Tipo um documento de identidade (mas sem aquelas fotos estranhas e assustadoras).

 

O uso do ISSN não é obrigatório, entretanto, garante ao veículo, no caso o nosso Blog UFABC Divulga Ciência, uma visibilidade maior, uma vez que torna mais prática a sua busca e recuperação em meios digitais, bibliotecas e nas Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica, mesmo havendo mudanças na nomenclatura ou periodicidade.

 

E o melhor: os textos que saem em publicações com ISSN também podem ser incluídos na Plataforma Lattes e utilizados para promoção na carreira como artigo completo em periódico! Ohhhh! Isso ajuda muito os cientistas e pesquisadores de plantão!

 

Quem fornece esse código? Para obter um ISSN é necessário solicitá-lo diretamente ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia pelo endereço: http://cbissn.ibict.br/index.php/solicitar-issn/publicacao-eletronica/online e atender a alguns critérios obrigatórios.

 

Ah! Não é pago!

 

Resumo da ópera: todos os posts desse blog receberão uma classificação cronológica e o código: ISSN 2596-0695.

 

E você?

 

Faz parte da comunidade universitária da UFABC (discente de graduação e pós-graduação, docente, técnico-administrativo ou colaborador)?

 

Quer popularizar algum conhecimento científico que possui?

 

Contribua com o Blog UFABC Divulga Ciência! Dê uma olhadinha na página Como publicar.

 

Precisa de mais informações? Entre em contato com a equipe do Blog:

 

dc@ufabc.edu.br // (11) 3356-7286

 

Acesse às redes sociais do blog. Estamos no Twitter!

@Blog_UFABC

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Twitter
Blog UFABC Divulga Ciência