E com vocês: o ISSN 2596-0695! (V.2, N.2, P.3, 2019)

Tempo estimado de leitura: 3 minuto(s)

A partir de fevereiro de 2019 o Blog UFABC Divulga Ciência tem essa classificação. Mas isso serve para quê?

ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é um código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação em séries.

Esse código é único e identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento), seja qual for o idioma ou suporte utilizado (impresso, on-line, CD-ROM e demais mídias).

Tipo um documento de identidade (mas sem aquelas fotos estranhas e assustadoras).

O uso do ISSN não é obrigatório, entretanto, garante ao veículo, no caso o nosso Blog UFABC Divulga Ciência, uma visibilidade maior, uma vez que torna mais prática a sua busca e recuperação em meios digitais, bibliotecas e nas Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica, mesmo havendo mudanças na nomenclatura ou periodicidade.

E o melhor: os textos que saem em publicações com ISSN também podem ser incluídos na Plataforma Lattes e utilizados para promoção na carreira como artigo completo em periódico! Ohhhh! Isso ajuda muito os cientistas e pesquisadores de plantão!

Quem fornece esse código? Para obter um ISSN é necessário solicitá-lo diretamente ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia pelo endereço: http://cbissn.ibict.br/index.php/solicitar-issn/publicacao-eletronica/online e atender a alguns critérios obrigatórios.

Ah! Não é pago!

Resumo da ópera: todos os posts desse blog receberão uma classificação cronológica e o código: ISSN 2596-0695.

E você?

Faz parte da comunidade universitária da UFABC (discente de graduação e pós-graduação, docente, técnico-administrativo ou colaborador)?

Quer popularizar algum conhecimento científico que possui?

Contribua com o Blog UFABC Divulga Ciência! Dê uma olhadinha na página Como publicar.

Precisa de mais informações? Entre em contato com a equipe do Blog:

dc@ufabc.edu.br // (11) 3356-7286

Você pode gostar...