Blog Institucional de Divulgação Científica da Universidade Federal do ABC

0

Alcançamos a igualdade entre homens e mulheres na carreira acadêmica? (V.3, N.5, P.11, 2020)

Você sabia que as mulheres brasileiras obtiveram a permissão para ingressar no ensino superior somente no final do século XIX, em 1879? Historicamente, as mulheres foram impedidas de transitar por vários espaços públicos, sendo um deles, a universidade. Um dos grandes avanços contemporâneos das políticas educacionais e do movimento feminista foi a entrada massiva de mulheres no ensino superior brasileiro.

0

Tecnologias Disruptivas: Blockchain e tangle aplicadas na internet das coisas (V.3, N.5, P.10, 2020)

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things − IoT) possui diversas aplicações, incluindo redes inteligentes, cidades inteligentes, contratos inteligentes e gestão de saúde. Neste cenário, a rede de comunicação subjacente deve oferecer processamento e disseminação de dados de maneira transparente, intensa e pervasiva, o que traz preocupações relacionadas a aspectos de segurança, privacidade e escalabilidade.

0

A descoberta do primeiro Coronavírus humano foi graças à uma mulher (V.3, N.5, P.7, 2020)

Em 1930, nascia June Almeida em Glasgow, Escócia. Mesmo não cursando uma faculdade, June conseguiu se tornar uma referência científica por seu trabalho pioneiro na identificação e no diagnóstico de vírus, gerando a ela o grau de doutora, mesmo sem ter o diploma de um curso de graduação. Em 1964 ela mostrou ao mundo a primeira foto de um coronavírus humano e, mesmo tendo seu trabalho rejeitado por uma revista, sua técnica foi reconhecida na década de 80, auxiliando a registrar imagens em alta qualidade do vírus HIV.