Sabia que você voa em aviões repletos de danos? (V.2,N.3,P.2,2019)

Por Wesley Góis* Isso mesmo! Nas aeronaves que você já voou, durante uma determinada viagem de turismo ou de negócios, provavelmente estão repletas de danos. Mas não se preocupe, pois todos estes danos não comprometem a integridade estrutural da aeronave. Na verdade, este artigo tem o objetivo de apresentar, resumidamente, o processo de certificação estrutural […]

Continuar lendo


Novidades sobre Netuno, o Gigante Azul (V.2, N.3, P.1, 2019)

O ano é 1989. Já há 22 anos longe de casa, a aventureira sonda espacial Voyager 2 adentra o território do frio e gigante planeta Netuno, o último do Sistema Solar. Ela é, até hoje, a única sonda espacial a visitá-lo de perto, conquista realizada antes de rumar em direção aos confins do Sistema Solar.

Assim como a Terra é rodeada pela Lua, a maioria dos planetas também apresenta corpos celestes que rodopiam ao seu redor. É o caso de Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que não estão sozinhos. Porém, sabemos hoje da existência de 14 luas de Netuno. As dividimos, inclusive, em dois grupos: as luas internas (com órbitas internas à da lua) e as luas externas (com órbitas externas à da lua Tritão).

Continuar lendo


O POP não poupa ninguém! (V.2, N.2, P.6, 2019)

De imediato, a primeira vontade que me toma ao ler este título é de cantarolar a continuação da música da banda Engenheiros do Hawaii com: “o papa levou, um tiro à queima roupa, o POP não poupa ninguém”. Dentre outras tantas possíveis associações com o título ou com a cultura POP possíveis de serem temas de redação, diga-se de passagem que me agradaria muito conversar com as leitoras e leitores, venho escrever talvez da menos agradável de todas e, acreditem, é pior que muitos artistas da atualidade!

Continuar lendo


Os desastres são socialmente construídos (V.2, N.2, P.5, 2019)

Pouco ainda nos arrefeceu o sentimento coletivo de tristeza, solidariedade e indignação com o desastre causado pelo rompimento da barragem de rejeitos da Companhia Vale do Rio Doce em Brumadinho, MG, no dia 25 de janeiro, e esse mesmo sentimento já se desloca, em dois dias sequenciais, para o Rio de Janeiro, onde deslizamentos e inundações rápidas (enxurradas) provocaram enormes danos e seis mortes. No dia 6 de fevereiro, e, na madrugada do dia 8, um incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo causou ao menos dez mortes de atletas muito jovens e graves ferimentos em outros três. Embora de dimensões e causas variadas, estas três tragédias não são resultados de fatalidades, de irresponsabilidade das vítimas ou de reações da natureza: resultam de riscos socialmente construídos.

Continuar lendo


Os gigantes entre nós! (V.2, N.2, P.4, 2019)

Leonardo Matheus Servino é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus Diadema. Atualmente é aluno de mestrado no programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade da Universidade Federal do ABC (UFABC).   Hoje em dia, em qualquer lugar do mundo, você pode ver cavalos desempenhando os mais diversos papéis: […]

Continuar lendo