Sapos e Física: o que tem a ver? (V.2, N.5, P.4, 2019)

Leonardo Matheus Servino é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Campus Diadema. Atualmente é aluno de mestrado no programa de Pós-Graduação em Evolução e Diversidade da Universidade Federal do ABC (UFABC).   Quem disse que na Biologia não tem números?   Calma, isso não é pra assustar os adoradores […]

Continuar lendo


|Podcast| – O que devemos comemorar em 13 de maio? (V.2, N.5, P.3, 2019)

Há exatos 131 anos, estava sendo publicada a lei nº 3353, de 13 de maio de 1888, responsável por oficializar o fim da escravidão no Brasil. Mas quais fatores motivaram este acontecimento histórico e, ainda, o que aconteceu após este e como a escravidão influenciou em nossa realidade científica? Para responder a estas e outras perguntas, convidamos o Prof. Dr. Ramatis Jacino para uma entrevista.

Continuar lendo


Roupas cibernéticas: da ficção científica à realidade (V.2, N.5, P.1, 2019)

“O céu sobre o porto tinha a cor de televisão sintonizada num canal fora do ar” – Com essa frase William Gibson inaugurou seu livro que consolidou o caminho para a cultura cyberpunk no inicio dos anos 80, no romance Neuromancer. O assunto já era recorrente em seus contos anteriores ao livro, onde, inclusive, ele já havia criado algumas das personagens principais da obra, como a ciborgue miliciana Molly Millions. Gibson não criou apenas ficção científica distópica ao enunciar um futuro da humanidade baseado em alta tecnologia e baixa qualidade de vida. Ele elaborou um prelúdio do avanço de nossa civilização que vêm se tornando cada vez mais profético com o passar dos anos.

Continuar lendo


|Podcast| Descubra o que é CRISPR e como ele pode mudar a humanidade (literalmente)! (V.2, N.4, P.10, 2019)

No episódio de estreia do Neurocast o assunto é CRISPR, uma tecnologia com potencial para mudar a humanidade. Se o nosso DNA define quase tudo do que somos, poder mudá-lo como quisermos parece ser uma boa ideia? Que implicações isso teria? E, principalmente, como isso pode ser feito?

Continuar lendo