aulas
apoio
texto
pedagogico
guia
videos
horarios
equipe
download

20 h/a - 6 semanas

Caro cursista,
Você pode refletir, na Unidade 3, sobre algumas estratégias para condução de aulas síncronas utilizando uma webconferência. Nesta unidade, você irá elaborar o planejamento, aplicar e avaliar uma aula interativa pela webconferência. Note a importância de iniciar desde já a reflexão sobre a estrutura de sua aula e os recursos que pretende utilizar. As três primeiras semanas desta unidade não têm atividades síncronas obrigatórias, mas você poderá, caso necessite, agendar um horário na sala virtual para esclarecer dúvidas com seu tutor sobre o planejamento de sua aula.

A unidade levará a reflexões sobre:

  • as funções do planejamento de aula.
  • a prática docente a distância.
  • uma metodologia para planejamento de aulas interativas.
  • elaboração, aplicação e avaliação de uma aula interativa.

As estratégias são leitura de textos e realização de atividades práticas utilizando um sistema de webconferência. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com seu tutor.

 

ATIVIDADES - SEMANA 6

1. Leitura e reflexão

Individual. Assíncrona Dedicação: 1 hora Prazo: 2 dias 

Estudo individual

Este módulo tem como objetivos refletir sobre a importância do planejamento de aulas virtuais síncronas utilizando uma ferramenta de webconferência. Realize a leitura do texto e interaja com o objeto de aprendizagem articulando as ideias que você desenvolveu no brainstorming da Unidade 3.

Texto: Planejamento de aulas virtuais síncronas, por Érica Jorge e Paulo Lopes.

A partir do tópico a seguir você entenderá melhor as etapas da metodologia Intera. Em cada tópico você assistirá a um vídeo que elucida uma ou mais etapas da metodologia. Os vídeos irão lhe auxiliar na realização das atividades desta Unidade.

  • Avaliação: não se aplica.

2. Webconferência sobre aplicação da metodologia Intera

Individual. Assíncrona Dedicação: 1 hora Prazo: 4 dias 

Individual

Você viu no módulo anterior que o planejamento de aulas é um recurso que favorece a eficácia do ensino-aprendizagem e a segurança para o professor de que sua aula virtual terá bom resultado. Naquele módulo você conheceu a metodologia Intera para o planejamento de aulas virtuais. Agora, você assistirá a uma webconferência (gravada) que exemplifica a aplicação dessa metodologia na elaboração de uma aula virtual síncrona.

 

Agora que você assistiu à aula, analise a metodologia Intera preenchida com o planejamento dessa aula. Revisite seu brainstorming e as considerações discutidas com seu tutor, e comece a refletir sobre o planejamento de sua aula.

A partir do tópico a seguir você entenderá melhor as etapas da metodologia Intera. Em cada tópico você assistirá a um vídeo que elucida uma ou mais etapas da metodologia. Os vídeos irão lhe auxiliar na realização das atividades desta Unidade.

  • Avaliação: não se aplica

3. Planejamento de aula virtual síncrona I - Contextualização e Requisitos

Individual. Assíncrona Dedicação: 2 horas Prazo: 7 dias 

Interação com tutor

Nesta atividade você deverá elaborar parte do planejamento de uma aula virtual síncrona preenchendo as etapas Contextualização e Requisitos. A partir das reflexões realizadas em seu brainstorming, elabore uma lista de elementos importantes para sua aula como: público-alvo (para quem você conduzirá a aula), qual o tema, conteúdo programático, objetivo principal, objetivos específicos da aula, linguagem adotada, carga horária, além das atividades teóricas e práticas que pretende desenvolver. Esta é a primeira etapa de seu planejamento: a Contextualização.

Em seguida, imagine quais são as necessidades para conseguir desenvolver sua aula, quais são os Requisitos para elaboração da aula. Por exemplo, para definir uma atividade teórica provavelmente você foi amparado por referências bibliográficas. Dessa forma, a busca de referencial teórico é uma necessidade ou requisito para alcançar seu objetivo. Se você pretende apresentar arquivos multimídia para seus alunos, a busca ou a produção desses arquivos é outro requisito. Se pretende que seus alunos realizem atividades colaborativas, o planejamento dessas atividades é outro requisito. Para que sua aula seja de fato interativa, será necessário estimular a interação, então, um requisito para isso é a seleção e preparação dos mediadores.

 

Observe que nestas etapas você não irá produzir o material, mas terá de descrever tudo o que será necessário para sua aula. Preencha as etapas Contextualização e Requisitos da metodologia Intera e envie o arquivo contendo a primeira parte do seu planejamento. Seu tutor retornará com as considerações e sugestões para incrementar seu planejamento.

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 4. Atividade 3. Planejamento de aula virtual síncrona I - Contextualização e Requisitos

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Após o prazo, você terá uma tolerância de 7 dias para entrega da atividade. Mas haverá redução em 50% na sua nota. Após esse prazo (7 dias) você não será avaliado.

 

ATIVIDADES - SEMANA 7

4. Planejamento de aula virtual síncrona II - Arquitetura

Individual. Assíncrona Dedicação: 4 horas Prazo: 14 dias 

Interação com tutor

Nesta etapa você deverá desenvolver a etapa Arquitetura de seu planejamento. Repare que nesta etapa você deve esboçar o que pretende desenvolver para sua aula virtual e, portanto, sua criatividade será essencial. Lembre-se de que o ambiente de webconferência possibilita vários arranjos de condução de aulas. Nesse sentido, pense em esboçar artefatos de várias qualidades, como texto, som, imagem, atividades interativas etc. Preencha a etapa Arquitetura da metodologia Intera e envie o arquivo para seu tutor. Ele retornará com as considerações e sugestões para incrementar seu planejamento.

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com seu tutor.

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 4. Atividade 4: Planejamento de aula virtual síncrona II - Arquitetura

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Após o prazo, você terá uma tolerância de 7 dias para entrega da atividade. Mas haverá redução em 50% na sua nota. Após esse prazo (7 dias) você não será avaliado.

 

ATIVIDADES - SEMANA 8

5. Planejamento de aula virtual síncrona III - Desenvolvimento

Individual. Assíncrona Dedicação: 4 horas Prazo: 21 dias 

Interação com tutor

Nesta atividade você deverá preencher a etapa Desenvolvimento da metodologia Intera. É nesse momento que você desenvolverá os artefatos que foram esboçados na etapa de Arquitetura. Verifique as sugestões de seu tutor e relembre quais foram os artefatos escolhidos para a aula virtual.

Lembre-se que ao final do curso você deverá aplicar a aula que vem planejando. Pensando nisso, agora é o momento de você colocar em prática as suas ideias e desenvolver o conteúdo e as atividades para que sua aula seja interativa. Procure inovar! Pesquise novos softwares para preparação dos artefatos escolhidos. Ao selecionar e/ou preparar o material multimídia, procure se colocar no lugar do participante para decidir sobre o tempo de duração de uma exposição, da exibição de um vídeo, das interações etc. Conforme você já aprendeu neste curso, aulas síncronas transmissivas são cansativas e podem gerar dispersão. Por isso, nesta etapa, é importante que você determine a dinâmica de sua aula para torná-la interessante, atrativa, interativa e garantir a aprendizagem.

 

Descreva os roteiros, ou apresente breves resumos, de seus artefatos no documento da metodologia Intera e se puder envie alguns exemplos do material que está preparando, não precisa ser todo o material, mas alguns rascunhos que permitam o entendimento pelo seu tutor. Ele retornará com as considerações e sugestões para incrementar seu planejamento.

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 4. Atividade 5: Planejamento de aula virtual síncrona III - Desenvolvimento

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Após o prazo, você terá uma tolerância de 7 dias para entrega da atividade. Mas haverá redução em 50% na sua nota. Após esse prazo (7 dias) você não será avaliado.

 

ATIVIDADES - SEMANA 9

6. Planejamento de aula virtual síncrona IV - Testes

Individual. Síncrona Dedicação: 2 horas Prazo: 28 dias 

Interação com tutor

Nesta atividade você deve agendar um horário com seu tutor de acordo com a agenda para um encontro virtual pela webconferência. Nesse encontro virtual você deverá realizar testes da aula interativa que está planejando. Debata com seu tutor as características do planejamento enviado na semana anterior, prepare um layout para sua aula, compartilhe os arquivos que selecionou/produziu, e simule as atividades interativas que está criando. Aproveite o encontro para tirar dúvidas sobre as etapas da metodologia Intera e ouvir as sugestões do tutor.

A reunião será gravada para que você possa recorrer a ela caso precise.

 

Após a reunião, revise seu planejamento e realize as mudanças necessárias para aprimorá-lo ainda mais. Nesse momento você já deve ter percebido uma característica importante da metodologia Intera: a iteratividade, todas as etapas são revistas na medida em que se avança no planejamento.

    Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 4. Atividade 6: Planejamento de aula virtual síncrona IV - Testes"

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Não será possível agendar encontro fora do prazo, portanto, o não cumprimento da atividade implicará a redução de 100% da nota.

 

ATIVIDADES - SEMANA 10

7. Planejamento de aula virtual síncrona V - Disponibilização

Individual. Síncrona Dedicação: 2 horas Prazo: 28 dias 

Interação com tutor e colegas

A etapa de Disponibilização é justamente a aplicação da aula interativa. Você dialogou com seu tutor sobre seu planejamento, realizou testes e fez os ajustes finais em sua aula. Agora, você deve convidar pessoas que representem o público alvo de sua aula (por exemplo, alunos da graduação ou de iniciação científica) para participar. Observe a agenda de horário para reservar a sala virtual. Aproveite esse momento para simular uma situação de aula real de modo que futuramente você se sinta preparado para conduzir aulas virtuais interativas pela webconferência. Seu tutor atuará como mediador em sua aula, mas, caso queira, você pode convidar outras pessoas para também exercer esse papel. Para isso, entre em contato com seu tutor para discutir as estratégias a serem seguidas.

    Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 4. Atividade 7: Planejamento de aula virtual síncrona V - Disponibilização.

Seu tutor gravará sua aula e disponibilizará para você poder realizar a próxima atividade.

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Não será possível agendar encontro fora do prazo, portanto, o não cumprimento da atividade implicará a redução de 100% da nota.

 

ATIVIDADES - SEMANA 11

8. Planejamento de aula virtual síncrona VI - Avaliação e Gestão de Projetos

Em grupo. Síncrona Dedicação: 2 horas Prazo: 30 dias 

Interação com tutor e colegas

Esta atividade destina-se a avaliação do seu objeto de aprendizagem: a sua aula interativa síncrona aplicada anteriormente. Você pode rever sua aula gravada e disponibilizada pelo tutor. A etapa de avaliação, segundo a metodologia Intera visa analisar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Por isso, quem pode fazer essa avaliação é você, o autor do planejamento e da aula. Recupere a etapa de Contextualização em que você listou os objetivos de sua aula e analise se eles se cumpriram. Esta é a oportunidade de você refletir sobre todos os elementos necessários para a gestão de projeto de uma aula interativa. Agora que você aprendeu sobre os limites e potencialidades técnicos e pedagógicos para a condução de uma aula interativa, você já tem a dimensão da complexidade de um projeto como este. Aproveite a webconferência para discutir também sobre esse assunto.

 

Para realizar esta atividade, agende um horário com seu tutor de acordo com a disponibilidade para uma webconferência. Convide seus colegas de turma, para que vocês possam compartilhar as reflexões sobre a experiência.

          Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 4. Atividade 8: Planejamento de aula virtual síncrona VI - Avaliação e Gestão de Projetos.

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Não será possível agendar encontro fora do prazo, portanto, o não cumprimento da atividade implicará a redução de 100% da nota.

9. Revisão do planejamento e reflexões finais

Em grupo. Assíncrona Dedicação: 2 horas Prazo: 5 dias 

Interação com tutor

Agora que você planejou, aplicou e avaliou sua aula interativa, chegou o momento de fazer uma reflexão sobre sua trajetória de aprendizagem e rever seu planejamento. Como você viu, a metodologia Intera é iterativa, cada etapa é avaliada e reformulada se necessário. Faça uma revisão final de seu planejamento, acrescentando aspectos que você julga importante alterar em sua aula caso ela seja reaplicada. Aproveite para completar os metadados de sua aula, caso ainda não o tenha feito.

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 4. Atividade 9: Revisão do planejamento e reflexões finais

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Para esta atividade não haverá tolerância, pois o encerramento do curso será no dia 11/09.

Curso: Estratégia para uso da webconferência em EaD, de Dotta, S (Coord), Aguiar, P; Areias, C. Caetano, R. Fitaroni, L; Jorge, E. Oliveira, C.A Tedesco, R. é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não-adaptada. Desenvolvimento layout Nivio B. Dolfini.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis em http://uab.ufabc.edu.br.