aulas
apoio
texto
pedagogico
guia
videos
horarios
equipe
download

10 h/a - 2 semanas

Caro cursista,


O objetivo desta unidade é levá-lo a desenvolver, de forma criativa, suas próprias estratégias dialógicas para a condução de aprendizagem por meio de webconferências. Por isso, você não irá encontrar aqui um conjunto de receitas que possam ser seguidas para garantir o sucesso de sua aula síncrona. Primeiro, porque essas receitas provavelmente não existem, e se alguém tiver proposto algum modelo a ser seguido, certamente ele não contempla as peculiaridades de sua aula, de seus estudantes. Não há uma forma pronta onde você possa "encaixar" sua aula, você terá de criar e, mais ainda, terá de se preparar para improvisar quando estiver realizando a webconferência, pois, mesmo com um planejamento supercriativo, sempre haverá situações imprevistas a serem geridas.

Não será possível, portanto, esgotar o assunto de modo a contemplar todas as situações, então, o que faremos será apresentar alguns indicadores para a elaboração de suas estratégias e, a partir da experiência prática acumulada pela Equipe UAB, discorreremos sobre potenciais e limites técnicos de um sistema de webconferência, de modo a auxiliá-lo a refletir sobre as possibilidades de condução de suas aulas.

As estratégias são leitura de textos e realização de atividades práticas utilizando um sistema de webconferência. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com seu tutor.

 

ATIVIDADES - SEMANA 4

 

1. Leitura e reflexão

Individual. Assíncrona Dedicação: 2 horas Prazo: 2 dias 

Estudo individual

As estratégias para a preparação de uma aula virtual síncrona deverão considerar inúmeros aspectos pedagógicos, técnicos, de gestão da sala de aula e de comunicação. O texto desta unidade apresenta alguns caminhos para a reflexão sobre como criar e implementar essas estratégias. Boa leitura. Aproveite o momento para interagir com o Objeto de aprendizagem abaixo que o auxiliará no entendimento do texto.

Texto: Unidade 3. Estratégias para condução de aulas síncronas utilizando uma webconferência, por Sílvia Dotta.

 

  • Avaliação: não se aplica.

2. Simulação de uma aula interativa

Em grupo. Síncrona Dedicação: 3 horas Prazo: 7 dias

Interação com tutor

Na Unidade 2. Atividade 4, você preparou uma aula interativa de tema livre. Nesta unidade, durante a leitura do texto, você assistiu a alguns vídeos que discutem inúmeros recursos da sala de aula virtual. Visite as considerações feitas pelo seu tutor e faça uma revisão de seu plano de aula interativa. Em seguida, agende um horário com seu tutor de acordo com a agenda e convide seus colegas para participarem de sua aula. Lembre-se de que sua aula deverá contemplar atividades interativas, então, distribua o tempo, de três a cinco minutos, de modo que os participantes possam interagir com você ou mesmo entre eles. Você terá trinta minutos para concluir a atividade (compreendendo preparação técnica e pedagógica, e simulação da aula em si), que também será gravada.

      Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 3. Atividade 2: Simulação de uma aula interativa.

  • Avaliação: até 10.

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Não será possível agendar encontro fora do prazo, portanto, o não cumprimento da atividade implicará a redução de 100% da nota.

 

ATIVIDADES - SEMANA 5

 

3. Brainstorming: estratégias de aula

Individual. Assíncrona Dedicação: 5 horas Prazo: 14 dias 

Individual

Após a leitura do texto e a simulação de uma aula interativa de três a cinco minutos, você já deve estar pensando nos inúmeros desafios oferecidos para o sucesso de uma aula interativa em ambientes multimodais e multimídia. Você percebeu, em poucos minutos, que a condução da aula e das interações não é tarefa trivial. Consegue imaginar como seria uma aula real, conduzida aos seus alunos, durante vinte, quarenta minutos? Como fazer para que essa aula não seja enfadonha, não leve à dispersão, garanta a interatividade e principalmente atinja os objetivos de aprendizagem?

Nesta atividade você iniciará a elaboração de estratégias para a condução de uma aula interativa. Para isso, você será guiado para a elaboração de um planejamento da aula que será completado na Unidade 4. Por enquanto, você deverá refletir sobre alguns questionamentos cujas respostas irão auxiliá-lo na próxima unidade. Preencha o brainstorming e encaminhe-o para o seu tutor. Ele retornará com as considerações que podem auxiliá-lo a refletir sobre suas estratégias.

Para realizar esta atividade você pode mudar seu tema de aula, ou mantê-lo. Isso ficará a seu critério. A aula que você irá planejar deverá ter no mínimo vinte minutos, então, já pense nisso ao preencher o brainstorming.

Caso tenha necessidade de revisitar a ferramenta de webconferência, entre em contato com seu tutor para agendar um horário com seu tutor a partir da disponibilidade.

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 3. Atividade 3: Brainstorming: estratégias de aula

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Após o prazo, você terá uma tolerância de 7 dias para entrega da atividade. Mas haverá redução em 50% na sua nota. Após esse prazo (7 dias) você não será avaliado.

 

 

 

 

Curso: Estratégia para uso da webconferência em EaD, de Dotta, S (Coord), Aguiar, P; Areias, C. Caetano, R. Fitaroni, L; Jorge, E. Oliveira, C.A Tedesco, R. é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não-adaptada. Desenvolvimento layout Nivio B. Dolfini.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis em http://uab.ufabc.edu.br.