aulas
apoio
texto
pedagogico
guia
videos
horarios
equipe
download

8 h/a - 2 semanas

Caro cursista,
Até agora, você viu que a comunicação é uma parte essencial dos processos educativos. Nesta unidade você verá alguns fundamentos para a condução de aulas virtuais síncronas, desencadeando reflexões sobre:

  • Conceituação da webconferência como sistema de comunicação multimodal.
  • Categorização de webconferência: webinários e aulas interativas.
  • Definição de papéis e agentes em uma webconferência: professor, mediadores, tutores e estudantes.

As estratégias são leitura de textos e realização de atividades práticas utilizando um sistema de webconferência. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com seu tutor.

 

ATIVIDADES - SEMANA 2

 

1. Leitura e reflexão

Individual. Assíncrona Dedicação: 2 horas Prazo: 2 dias 

Estudo individual

O uso de webconferência na educação tem registro no início da década de 1980. Com o avanço das tecnologias e a consequente convergência de diferentes modos de comunicação, os sistemas de webconferências ampliam sua complexidade técnica para uso educativo e requerem a aprendizagem de novas competências. O texto desta unidade procura descrever, caracterizar e conceituar a webconferência e os papéis a serem adotados pelos seus usuários em um contexto educacional. Boa leitura! Use esse momento para também interagir com o Objeto de aprendizagem "Uso da Webconferência em Educação a Distância" no link abaixo.

Texto: Unidade 2. Conceituação de webconferência, por Sílvia Dotta.

 

  • Avaliação: não se aplica.

2. Explorando a sala virtual

Em grupo. Síncrona Dedicação: 1 hora Prazo: 7 dias 

Requer a participação do tutor

Após a leitura do texto, convide alguns colegas da turma para formar um grupo com você. Em seguida, agende um horário com o seu tutor a partir da agenda para poder acessar a sala virtual da UFABC na RNP http://webconf2.rnp.br/ufabc_ead/.

Você irá explorar novas funcionalidades da sala: a composição de layouts, compartilhamento de arquivos multimídia, sessões de grupos, pods de perguntas e respostas etc. Você e seu grupo terão até trinta minutos para navegar na sala e experimentar as possibilidades apresentadas nos tutoriais. Mais uma vez, espera-se que você tenha uma atitude pró-ativa para explorar as funcionalidades da sala. Enquanto você explora essas novas funcionalidades, reflita sobre como você poderia conduzir uma aula muito mais interativa, compartilhando arquivos multimídia e propondo atividades colaborativas a serem realizadas por grupos de estudantes e utilizando-se das várias possibilidades de comunicação do ambiente.

Debata com seus colegas e com o(s) tutor(es) presente(s) na sala sobre suas impressões e dificuldades para uso do sistema.

A atividade será gravada, e você poderá assisti-la para realizar as atividades seguintes.

Caso tenha alguma dúvida, acesse o menu de ajuda da sala virtual ou revisite os tutoriais a seguir, para conhecer os diferentes status de usuários da ferramenta de webconferência que estamos usando neste curso:

       Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 2. Atividade 2: Explorando a sala virtual.

      Avaliação: até 10.

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Não será possível agendar encontro fora do prazo, portanto, o não cumprimento da atividade implicará a redução de 100% da nota.

 

ATIVIDADES - SEMANA 3

3. Limites e potencialidades educativas da webconferência

Individual. Assíncrona Dedicação: 2 horasPrazo: 7 dias Estudo: Individual

Após ter discutido com seu colega sobre suas impressões, construa um texto analítico que aborde, na sua opinião, as possibilidades pedagógicas para uso da webconferência, elencando seus aspectos positivos e negativos para a Educação a Distância e refletindo sobre suas potencialidades. Envie-o ao seu tutor.

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 2. Atividade 3: Limites e potencialidades educativas da webconferência

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.

Após o prazo, você terá uma tolerância de 7 dias para entrega da atividade. Mas haverá redução em 50% na sua nota. Após esse prazo (7 dias) você não será avaliado.

 

4. Preparando uma simulação de aula interativa

Individual. Assíncrona Dedicação: 3 horas Prazo: 14 dias 

Estudo: individual

Agora que você já explorou grande parte das funcionalidades da sala virtual, já conhece papéis e agentes em uma webconferência, as possibilidades de compartilhamento de arquivos, configurações de layout, uso do quadro branco e organização de grupos etc. chegou o momento de refletir sobre como seria a condução de uma aula interativa síncrona utilizando os recursos disponíveis. Prepare uma aula interativa, sugerindo os recursos mais adequados para o tema que pretente abordar. Considere, minimamente, os seguintes elementos para sua aula:

  • o tema é livre.
  • o tempo de duração deverá ser de 3 a 5 minutos.
  • a maior parte do tempo deve ser dedicada a interações com/entre os participantes.
  • utilize materiais multimídia (animações, vídeos, áudios etc.).

Você deverá enviar o texto com o seu plano de aula para o seu tutor, que irá responder com comentários e sugestões em até 48 h:

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 2. Atividade 4: Preparando uma simulação de aula interativa

A partir das considerações do tutor, você poderá refletir sobre possibilidades de mudanças em seu plano de aula. Sua aula somente será apresentada na Unidade 3, mas sinta-se à vontade para agendar um horário na sala de aula virtual de acordo com os horários da agenda  para rever os recursos ou realizar testes, para isso, entre em contato com seu tutor.

  • Avaliação: até 10

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Após o prazo, você terá uma tolerância de 7 dias para entrega da atividade. Mas haverá redução em 50% na sua nota. Após esse prazo (7 dias) você não será avaliado.

 

 

 

 

Curso: Estratégia para uso da webconferência em EaD, de Dotta, S (Coord), Aguiar, P; Areias, C. Caetano, R. Fitaroni, L; Jorge, E. Oliveira, C.A Tedesco, R. é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não-adaptada. Desenvolvimento layout Nivio B. Dolfini.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis em http://uab.ufabc.edu.br.