aulas
apoio
texto
pedagogico
guia
videos
horarios
equipe
download

6 h/a - 1 semana

Caro cursista,
Esta unidade tem como objetivo introduzir conceitos fundamentais sobre Comunicação Virtual, tais como:

  • Comunicação Síncrona e Assíncrona
  • Características da comunicação em EaD
  • O papel do diálogo na EaD

Você irá encontrar esses temas distribuídos entre as atividades propostas, como leitura de texto e atividades práticas a serem realizadas na sala de aula virtual.
Antes de iniciar as atividades você deve assistir à aula inaugural.

 

ATIVIDADES - SEMANA 1

 

1. Análise de uma webconferência

Individual Assíncrona. Dedicação: 2 horas Prazo: 7 dias

Estudo individual

Neste curso você desenvolverá estratégias para a condução de aulas virtuais síncronas. Um dos elementos importantes para desenvolver essas estratégias é a constante avaliação, pois ela permite a revisão e adequação das aulas, por isso, após assistir à webconferência Ferramentas Síncronas e Assíncronas (por Camila Areias), neste link: http://webconf2.rnp.br/p9osrzoe1qe/ e interagido com o Objeto de aprendizagem abaixo (link):

webconf

 Elabore um texto analítico que contemple suas impressões sobre como as possibilidades de interação síncrona multimodal (voz, texto e câmera) e multimídia (arquivos de texto, vídeo, som entre outros) oferecidas pela webconferência podem contribuir para a aprendizagem dialógica no contexto da EaD, envie-o para o seu tutor:

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 1. Atividade 1: Análise de uma webconferência

  • Avaliação: até 10.

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.

Após o prazo, você terá uma tolerância de 7 dias para entrega da atividade. Mas haverá redução em 50% na sua nota. Após esse prazo (7 dias) você não será avaliado.

 

2. Leitura e reflexão

Individual. Assíncrona Dedicação: 1 hora Prazo: 7 dias 

Estudo individual

Após assistir à webaula Ferramentas Síncronas e Assíncronas, você irá retomar alguns dos conceitos abordados. O texto Fundamentos da Comunicação Virtual discutirá o conceito de distância transacional e o papel do diálogo na EaD. Além disso, apresentará características, conceitos e exemplos de ferramentas síncronas e assíncronas.

Texto: Fundamentos da Comunicação Virtual, por Camila Areias, Regina Carteano e Ronaldo Tedesco.
Avaliação: não se aplica.

 

 

3. Explorando a sala virtual

Em grupo. Síncrona Dedicação: 1 hora Prazo: 4 a 7 dias 

Interação com tutor

Após a leitura do texto, acesse os tutoriais a seguir, para conhecer o funcionamento das diferentes formas de comunicação (áudio, vídeo, texto) e os diferentes status de usuários da ferramenta de webconferência que estamos usando neste curso:

Convide alguns colegas da turma para formar um grupo com você. Em seguida, agende um horário com o seu tutor de acordo com os horários propostos para poder acessar a sala virtual da UFABC na RNP http://webconf2.rnp.br/ufabc_ead/

Você e seu grupo terão até trinta minutos para navegar na sala e experimentar as possibilidades apresentadas nos tutoriais. O objetivo desta atividade é que você explore o ambiente, clique nos menus, descubra por si mesmo algumas funcionalidades da sala virtual. Portanto, não hesite em ousar! Caso tenha alguma dúvida que não pode ser esclarecida pelos tutoriais, acesse o menu de ajuda na sala virtual.

Enquanto você explora o ambiente como host, apresentador ou participante, reflita sobre os papéis do docente, dos estudantes e dos mediadores em uma aula interativa por webconferência. Em suas reflexões retome os conceitos de comunicação síncrona e assíncrona e as diferentes ferramentas citadas no texto desta unidade e discuta-as com os colegas e com o(s) tutor(es) presente(s) na sala. Este é o momento mais importante da atividade: debater as possibilidades interativas de uma webconferência multimodal e multimídia.

A atividade será gravada, e você poderá assisti-la para realizar as atividades seguintes.

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 1. Atividade 3: Explorando a Sala Virtual

  • Avaliação: até 10.

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.
Não será possível agendar encontro fora do prazo, portanto, o não cumprimento da atividade implicará a redução de 100% da nota.

4. Apresentação pessoal

Em grupo. Síncrono Dedicação: 2 horas Prazo: 7 dias

 Interação com tutor

A criação de estratégias para a condução de aulas síncronas depende, em muitos momentos, do domínio técnico de uso de ferramentas, de modo que as dificuldades técnicas sejam superadas e você consiga se apropriar das várias funcionalidades da ferramenta de comunicação utilizada. Após ter praticado algumas funcionalidades da sala virtual, na atividade anterior, você irá realizar uma apresentação pessoal. Esta será sua primeira experiência como condutor de uma webconferência, e você deve colocar em prática o que aprendeu, focando principalmente a interação entre você e seus colegas de grupo.

É recomendável que sua apresentação dure no máximo dois minutos e contemple, ao menos, os seguintes pontos:

  • Estratégias de interação com os colegas do grupo
  • Nome, Área, Centro, Linha de pesquisa
  • Expectativas sobre o curso
  • Experiências em EaD (como cursista, professor ou outros)
  • Sua experiência com ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas
  • Atividades realizadas nos momentos de lazer

Fique à vontade para apresentar estes ou outros assuntos sobre si que você acha importante compartilhar com os colegas da turma. Você poderá fazer uso de recursos como slides, imagens, animações etc. Sua apresentação será gravada por seu tutor e posteriormente publicada para apreciação dos demais cursistas.

Para isso siga os seguintes passos:

  • Prepare um roteiro de sua apresentação: o que você irá falar? irá mostrar alguma foto? compartilhará slides? usará outros recursos? Entre em contato com seu tutor caso tenha dúvidas sobre como proceder.
  • Determine como deverão ocorrer as interações: durante sua apresentação? ao final? você fará perguntas aos participantes? os participantes deverão fazer perguntas?
  • Providencie um microfone e uma webcam, e verifique se seu computador possui o plug-in do flash já instalado.
  • Acesse a agenda de horários para webconferência e selecione o horário mais adequado na agenda para webconferencia.
  • Entre em contato com seu tutor para combinar o encontro na sala virtual da UFABC na RNP (Rede Nacional de Pesquisa)
  • Convide seus colegas para assistirem à sua apresentação pessoal.
  • No dia e horário combinado, acesse http://webconf2.rnp.br/ufabc_ead/

Assista a um exemplo de apresentação realizado pela tutora Camila Areias:

https://www.youtube.com/watch?v=EnJuuskXbFQ

 

Seu tutor irá auxiliá-lo tecnicamente durante a webconferência, entretanto, você deve rever os tutoriais para esclarecer dúvidas técnicas antes de realizar a atividade:

Avaliação: até 5.

Acesse o Tidia-Ae >> Atividades >> Unidade 1. Atividade 4: Apresentação pessoal

Você será avaliado de acordo com os critérios de avaliação apresentados no Guia do Cursista. Para ter um bom desempenho nesta e nas próximas atividades, leia com atenção os objetivos de aprendizagem e os indicadores para avaliação de cada unidade.

Não será possível agendar encontro fora do prazo, portanto, o não cumprimento da atividade implicará a redução de 100% da nota.

 

 

 

 

Curso: Estratégia para uso da webconferência em EaD, de Dotta, S (Coord), Aguiar, P; Areias, C. Caetano, R. Fitaroni, L; Jorge, E. Oliveira, C.A Tedesco, R. é licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 3.0 Não-adaptada. Desenvolvimento layout Nivio B. Dolfini.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponíveis em http://uab.ufabc.edu.br.