1.  A HISTÓRIA DA EAD E O PERFIL DO ALUNO VIRTUAL

Olá! A partir desta aula nosso contato será virtual, mas lembre-se de que o tutor deve auxiliá-lo nas tarefas e sanar dúvidas também, se preciso, peça ajuda.

O tema desta aula é a História da Ead e o perfil do aluno virtual. O objetivo é apresentar a história da educação a distância e discutir o perfil do aluno virtual. O conteúdo constitui de conceitos fundamentais da história da EaD, os novos paradigmas da educação virtual e a legislação que a regulamenta. A metodologia utilizada é leitura de textos. 

Esta aula está relacionada com uma atividade. Acesse os links da atividade, leia o texto e execute o que for determinado. Você também encontra o texto pelo link “Conteúdo programático”, no título da aula. Bom estudo!!

Atividade 3: Nesta atividade, produza um texto sobre três características do aluno virtual, baseando-se na leitura do texto da aula. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 20.

  • Dedicação: 30 min

  • Prazo: 11/fev

 

2.  TUTORIA NA EAD: PAPÉIS, COMPETÊNCIAS E A RELEVÂNCIA DO TUTOR EM CURSOS A DISTÂNCIA

O tema desta aula é ‘Tutoria na EaD: papéis, competências e a relevância do tutor em cursos a distância’. O objetivo é definir atribuições e relevâncias de um tutor na educação a distância. O conteúdo constitui de fundamentos da prática da tutoria, com foco na importância do papel do tutor, suas dimensões técnicas, pedagógicas e gerenciais. A metodologia utilizada é a leitura de um texto.

Esta aula está relacionada com duas atividades. Acesse os links das atividades, leia o texto e execute o que for determinado. Você também encontra os textos pelo link “Conteúdo programático”, no título da aula. Bom estudo!!

Atividade 4: Nesta atividade, escreva um texto, com suas palavras, identificando as principais funções do tutor, considerando as dimensões técnicas, gerenciais e pedagógicas. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25.

  • Dedicação: 20 min;

  • Prazo: 13/mar;

Acesse a Atividade 4 - Aula 2 para enviar seu texto.

Atividade 5: Nesta atividade, baseado no conteúdo da aula, escreva um texto sobre a
função de mediador do tutor, para o exemplo considerado. O texto submetido deve ter no máximo 20 linhas.

  • Dedicação: 20 min;

  • Prazo: 12/02;

Acesse a Atividade 5 - Aula 2 para enviar seu texto.

 

 

3.  OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E A TECNOLOGIA

<p>O tema desta <strong><a href="/uab/index.php/roteirosftad-2014/19-fteadinicio/fteadaulas/125-3-os-quatro-pilares-da-educacao-e-a-tecnologia" title="Aula 3">aula</a></strong> é a educação a distância e a comunicação virtual<a href="/uab/index.php/roteirosftad-2014/19-fteadinicio/fteadaulas/125-3-os-quatro-pilares-da-educacao-e-a-tecnologia"><strong> educação a distância e a comunicação virtua</strong>l</a>. O objetivo é problematizar a tecnologia e o mercado de trabalho na educação a distância e conhecer os pilares que fundamentam esta educação, além de propor uma discussão sobre a comunicação virtual. O conteúdo constitui em um texto que aborda o tecnicismo, a comunicação virtual e as teorias da educação. A metodologia utilizada é a <strong><a href="/uab/index.php/roteirosftad-2014/19-fteadinicio/fteadaulas/125-3-os-quatro-pilares-da-educacao-e-a-tecnologia" title="Aula 3">leitura deste texto</a></strong>.</p>
<p style="text-align: justify;">Esta aula está relacionada com duas atividades. Acesse os links das atividades, leia o texto e execute o que for determinado. Você também encontra o texto pelo link “Conteúdo programático”, no título da aula. Bom estudo!!</p>
<p style="text-align: justify;"><strong><a href="http://tidia-ae.ufabc.edu.br/portal/site/ace8032d-8332-4dfc-825d-0a827b84af98" target="_blank" title="Atividade 6">Atividade 6</a></strong>: Nesta atividade, você deve responder a duas questões relacionadas com o conteúdo do texto base desta aula. O número mínimo de linhas para cada questão é 3, enquanto o máximo é 8.</p>
<p style="text-align: justify;">  • Dedicação: 30 min;</p>
<p>  • Prazo: 13/02;</p>
<p style="text-align: justify;">Acesse a <strong><a href="http://tidia-ae.ufabc.edu.br/portal/site/ace8032d-8332-4dfc-825d-0a827b84af98" target="_blank" title="Atividade 6">Atividade 6 - Aula 3</a></strong> para enviar seu texto.</p>
<p style="text-align: justify;"><a href="http://tidia-ae.ufabc.edu.br/portal/site/ace8032d-8332-4dfc-825d-0a827b84af98" target="_blank" title="Atividade 7"><strong>Atividade 7</strong>:</a> Nesta atividade, você vai assistir ao vídeo sobre Foucault e a educação e, em seguida, comentar suas impressões em um texto. O comentário deve apresentar no mínimo 5 linhas e no máximo 15.</p>
<p>  • Dedicação: 30 min;</p>
<p>  • Prazo: 13/02 ;</p>
<p style="text-align: justify;"><strong><a href="http://tidia-ae.ufabc.edu.br/portal/site/ace8032d-8332-4dfc-825d-0a827b84af98" target="_blank" title="Atividade 7">Acesse a Atividade 7 - Aula 3 para enviar seu texto.</a></strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>

4.  TEORIAS DE APRENDIZAGEM

O tema desta aula são os fundamentos das teorias de aprendizagem. O seu objetivo é apresentar as teorias de prendizagem existentes e suas diferenças. O conteúdo constitui as teorias de PIAGET, VYGOTSKY, BANDURA, PAVLOV, SKINNER e AUSEBEL. A metodologia utilizada é a leitura de um texto.

Para esta aula, você realizará uma atividade. Acesse os links da mesma, leia o texto e execute o que for determinado. Você também encontra o texto pelo link “Conteúdo programático”, no título da aula. Bom estudo!!

Atividade 8: Nesta atividade, você deve escolher uma das teorias apresentadas e
redigir um texto, explicando como você a usaria na tutoria em EaD. O texto deve ter nomínimo 3 linhas e no máximo 10.

  • Prazo: 14/02;

Acesse a Atividade 8 - Aula 4 para enviar seu texto.

6.  EXPLORANDO OS RECURSOS DO TIDIA-AE

O tema desta aula é a criação de um curso no AVA Tidia-Ae e o gerenciamento dos recursos oferecidos por ele. O objetivo é criar um curso no ambiente Tidia-Ae. O conteúdo constitui as ferramentas disponíveis no Tidia-A,e como fórum, enquetes, avisos, bate-papos, atividades e como gerenciar materiais no repositório e incluir/excluir participantes. A metodologia utilizada é a leitura de um texto que se caracteriza como um tutorial sobre como criar um curso no ambiente virtual Tidia-ae.

Existem duas atividades relacionadas com esta aula. Acesse os links das atividades, leia o texto e execute o que for determinado. Você também encontra o texto pelo link “Conteúdo programático”, no título da aula. Bom estudo!!

Clique nos links abaixo para acessar o conteúdo da Aula 6

6.1 EXPLORANDO OS RECURSOS DO TIDIA-AE

6.2. INCLUINDO E GERENCIANDO MATERIAIS EM SEU REPOSITÓRIO

6.3. CRIANDO UMA ENQUETE

6.4. CRIANDO UM FÓRUM

6.5. CRIANDO UMA ATIVIDADE

6.6. CRIANDO UM AVISO

6.7. CRIANDO UM BATE-PAPO

Atividade 11: Nesta atividade, você vai atuar como formador (Maintain) no ambiente Tidia-Ae. Desta forma, você vai inserir um participante e o material do curso que criamos para você no Tidia-Ae.

  • Dedicação: 20 min;

  • Prazo: 18/02;

Acesse a Atividade 11 - Aula 6 para enviar seu texto.

Atividade 12: Baseando-se no texto base desta aula, você deve criar algumas ferramentas para o seu curso: uma enquete, um bate-papo, uma atividade com prazo, um fórum e um aviso.

  • Dedicação: 30 min;

  • Prazo: 18/02;

Acesse a Atividade 12 - Aula 6 para enviar seu texto.

 

 

 

Copyright © Website Title. All right Reserve.
Design by : Author of Website.