Erro
  • O tema para esta visualização não está disponível. Por favor, entre em contato com o administrador do site.

Olá, Produtores de Vídeo!

Antes de mais nada, queremos parabeniza-los por terem concluído esse curso. Sabemos dos diversos obstáculos enfrentados por vocês durante essa jornada, seja por aspectos técnicos, horários apertados, ou mesmo de cunho pessoal, mas mesmo assim conseguimos dar nossos primeiros passos na abordagem dos processos necessários para a produção de um bom vídeo. Vimos que, com os recursos que a maioria de nós tem à disposição e sabendo utiliza-los bem, é possível obtermos ótimos resultados, mesmo sem grandes aparatos tecnológicos. Assim como a maioria das atividades artísticas, a criatividade e a dedicação são elementos fundamentais para sermos bem sucedidos.

A equipe do curso de Produção de Vídeo quer agradecer a todos vocês pelo empenho, críticas, sugestões, participação e companheirismo demonstrados nesses meses de curso. Estamos na terceira edição desse curso e temos muito a melhorar, mas buscamos um constante aprimoramento. Dentro do ambiente educacional, é essencial que o educador tenha acesso às mais variadas formas de interagir com seus alunos, e o uso de vídeos é uma dessas formas.

Para esse curso, buscamos nos concentrar em demonstrar as versatilidades do uso de uma câmera de vídeo. Mas não confundam: esse curso não foi sobre como fazer videoaulas, e sim como produzir vídeos em geral. O que fazer com esse conhecimento cabe a vocês decidir. Breve, teremos um curso específico para Videoaulas, portanto fiquem ligados.

Queremos agradecer também a todos aqueles que visitaram o estúdio de Produção de Vídeo e compareceram ao encontro presencial que foi realizado dia 25/10/2013 na UFABC. O simples fato de conhece-los pessoalmente ajuda a tornar a experiência de curso algo mais pessoal. As opiniões emitidas por todos vocês é muito importante para que melhoremos as futuras edições desse curso.

As notas de vocês já estão todas disponíveis na ferramenta Desempenho, do Tidia. Em breve entraremos em contato com vocês para a confecção dos certificados.

Por fim, apresentamos a vocês os vídeos de conclusão do curso para vocês avaliarem e conhecerem o trabalho de seus colegas. Alguns deles já foram exibidos durante os encontros presenciais. Apresentaremos a seguir os vídeos de conclusão da terceira edição do Curso de Produção de Vídeo e, em seguida, os projetos finais da segunda edição do curso. Que eles sirvam de referência e inspiração para novas produções, e não se esqueçam: a prática leva à perfeição!


Curso de Produção de Vídeo - Terceira Edição

O primeiro vídeo é do Airton Ferreira Junior, intitulado " Harley Davidson XR1200x - Ele Sobreviveu??? ". Podemos nesse vídeo ver o trajeto feito por uma moto, na visão de um motociclista. O perigo do trânsito, as manobras arriscadas, os acidentes constantes, tudo isso é mostrado em meio a uma bela música de fundo.

O próximo vídeo é da Thalita Ferreira Menegassi de Souza, que envolve um "Experimento de Espectroscopia UV-vis". O vídeo consiste em um experimento simples que usa a espectroscopia UV-vis para o acompanhamento da degradação de um composto químico. Ela soube fazer um bom enquadramento das cenas.

O próximo é o do André Luis da Silva, intitulado "Introdução à Engenharia Aeroespacial". É um vídeo que apresenta a área de Engenharia Aeroespacial, mostrando seus principais ramos de atuação, bem como os setores que também fazem uso do conhecimento desta área, e de seus desenvolvimentos.

Mais um projeto final, esse foi feito pela Jessica Priscila da Silva. O tema é "Atividade Física: Praticar ou não essa ideia?", e mostra a diferença que a atividade física fez na vida de diversas pessoas. Ainda que alguns malefícios venham a ocorrer por conta de uma execução errada dessas atividades, será que praticar constantemente vale mesmo a pena?

Esse próximo vídeo foi feito pela Letícia Bueno, intitulado "Teoria da Computação Desmistificada". Nas palavras da mesma: "Mostramos a relação entre Teoria da Computação e o mundo real, discutindo a relação entre a teoria e a prática e mostrando não somente sua importância em nossas vidas diárias, como também que é bem menos assustador do que parece."

Agora é a hora de vermos o vídeo produzido pelo Nasser Ali Daghastanli, cujo título é "UFABC em movimento". Nele podemos ver as diversas atividades extracurriculares desenvolvidas na Universidade Federal do ABC, que ajudam a criar uma atmosfera de descontração em meio ao ambiente acadêmico.


Curso de Produção de Vídeo - Segunda Edição

O primeiro vídeo é do Fulvio Rieli Mendes, intitulado "Conscientizando". Ficou bem simples, conciso e passa a mensagem de uma maneira bastante funcional. Percebam como a trilha sonora ajudou a dar um ar mais descontraído às cenas.

O próximo vídeo é da Karla Vittori, intitulado "Ética no Dia a Dia". Ela escolheu uma boa trilha sonora e fez um bom uso do Chroma Key para o cenário. Além de nos fornecer uma boa compreensão sobre o assunto.

O próximo é o da Natalia Pirani, intitulado "Mudanças Climáticas - Ambientes Marinhos e Costeiros". Foram utilizadas várias técnicas abordadas no curso, como movimento de câmera, atenção à iluminação das cenas, além de um roteiro bem definido. Uma ótima vídeo aula!

Esse é, provavelmente, um dos melhores vídeos desse curso, feito pela Maria Beatriz. O tema é "História de alguns instantes", e tem um viés totalmente artístico, digno de ser apresentado em algumas mostras artísticas, estilo Animamundi. Para quem não tinha prática com vídeo, o resultado surpreendeu. Vejam e julguem por vocês mesmos:

Por fim, mas não menos importante, temos o vídeo final do Renato Vitorino, intitulado "Manifestações". Além do tema atual, o clima descontraído do vídeo nos evoca a um stand up comedy, e a colagem de imagens e gravações (fora o Rap no final) fizeram desse o vídeo mais divertido dentre todos os produzidos. Confiram:


Mais uma vez, queremos parabenizar a todos vocês, Produtores de Vídeo, e desejar que esse seja apenas o primeiro passo para projetos ainda mais ambiciosos. E convidamos a todos para conhecerem os outros cursos do PACC, como Webconferência, Objetos de Aprendizagem e Videoaulas.

Um grande abraço, força sempre e até o próxima!

 

Equipe do Curso de Produção de Vídeo

Silvia Dotta

Marília Melo Pisani

Paulo Henrique Lopes Aguiar

Helber Marcondes da Silva