Objetivos: Conhecer os quatro pilares da educação e o documento de Bologna.

Resumo: Na aula de hoje, aprofunda-se um pouco mais na EaD. Para isso, é discutida inicialmente a comunicação virtual e algumas novas regulamentações da educação, pois apesar de interagir em ambientes virtuais, a EaD não pode ser desconectada das teorias da educação. Também relaciona-se a educação com a tecnologia e, assim, debater quais são as consequências dessa aproximação.

Atividades: Atividade 6 Atividade 7


3.1 - OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E O DOCUMENTO DE BOLONHA

Os autores do "Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI", elaborado em 1998 , construíram quatro pilares que consideravam essenciais para a que "a educação apareça como uma experiência global a levar a cabo ao longo de toda a vida, no plano cognitivo prático, para o indivíduo enquanto pessoa e membro da sociedade" (DELORS, 2002).

Estes quatro pilares da educação são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Eles serão apresentados em detalhes na figura a seguir.

Os quatro pilares da educação Figura 1: Os quatro pilares da educação

Nesse contexto de discussão acerca dos parâmetros curriculares da educação, sua relação com a sociedade e as instituições de ensino superior, surge também o documento de Bolonha (Hortale & Mona, 2004). Ele é conhecido como a declaração conjunta dos ministros europeus da educação, lançada em 19 de junho de 1999, que consiste na tentativa de fortalecer os laços da universidade com a sociedade europeia na relação do mundo do trabalho. Seus objetivos e metas são apresentados na Figura 2:

Objetivos e Metas do documento de Bolonha

Figura 2: Objetivos e Metas do documento de Bolonha

O documento de Bolonha, apesar de se relacionar com a União Europeia (UE), não está restrito a esse âmbito, pois outros países o adotaram como diretriz. O projeto da Universidade Federal do ABC, por exemplo, foi constituído baseando-se nesses princípios.


3.2 - A EDUCAÇÃO E O TECNICISMO

Analisando os quatro pilares da educação e o documento de Bolonha, pode-se perceber que existem alguns pontos de intersecção entre eles. Um deles é a necessidade de relacionar a educação com o mercado de trabalho. Nos quatro pilares da educação, percebe-se uma mudança no que se espera da educação, e nesse sentido, sai-se da individualidade para a coletividade. Essa mudança pode ser relacionada com o mercado de trabalho no que tange à necessidade que as empresas têm de que seus funcionários trabalhem em equipe. Essa ideia é reforçada com o documento de Bolonha, pois é notório que os novos conteúdos da educação não devem mais ser expostos de forma desconectada, tendo agora um novo propósito, que é aproximar a universidade da sociedade.

Ainda percebemos a influência do positivismo nas noções de progresso, fracasso e sucesso educacional; e também podemos percebê-la no âmbito da EaD. A noção de feedback que trabalhamos anteriormente é um exemplo, pois a sistematização e padronização dos processos leva-nos a acreditar que o ser humano é único e não multifacetado e, nesse sentido, é dada maior importância ao resultado do que ao processo.

Segundo Oliveira (2011), a questão da modernidade e de “uma violenta globalização neoliberal” empurra a sociedade para uma busca desenfreada de aparatos tecnológicos na educação e uma descaracterização da profissão do professor. Isto pode resultar em uma escola que se preocupa só com a aparência. Assim, percebe-se uma ausência de alguns itens essenciais nos documentos legais, que nesse sentido, não delimitam “sobre o que importa aprender, como e para quê. Nem tampouco sobre quem terá a responsabilidade (...)”.

O filósofo Michel Foucault (2006) diz que o saber é uma forma de poder e que umas das formas de controle social são as instituições, incluindo a escola. A escola seria um ambiente que tem como objetivo a disciplina (GALLO, 1997), baseando-se no que Foucault chama de sociedade disciplinar. Diante da leitura foucaultiana de educação, podemos pensar sobre qual educação desejamos, se construiremos sujeitos críticos e verdadeiramente autônomos, ou se reproduziremos um modelo de educação docilizada, disciplinar.

Os papéis do professor e do tutor são fundamentais para a promoção de sujeitos críticos na sociedade, aqueles que conseguem estabelecer relações e não só reproduzir os discursos. Nesse sentindo, questiona-se: devemos construir um conhecimento útil voltado somente para o mercado de trabalho ou auxiliar na construção de sujeitos livres? E ainda: o papel do tutor (de EaD ou não) seria auxiliar os alunos em seu processo de construção do conhecimento ou dar respostas prontas e fórmulas de sucesso?


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. DELORS, J. Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. 10th ed. São Paulo: Cortez DF MEC UNESCO; 2002. p 89–102
  2. FOUCAULT, M. O Uso dos Prazeres - História da Sexualidade II. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1990.
  3. FOUCAULT, M. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In: FOUCAULT, M. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
  4. GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo, v. 14, n. 2, June 2000. Disponível em: http://goo.gl/RdoKLr . Acesso em: 20 Mai. 2014.
  5. GALLO, S. Repensar a Educação: Foucault. Revista Filosofia, Sociedade e Educação. Vol.1, fasc. 1, Marília: UNESP, 1997, p.93-118.
  6. HORTALE, V. A., e MONA, J. G. Tendências das Reformas da Educação Superior na Europa no Contexto do Processo de Bolonha. Educ. Soc., Campinas, 25 (88), 937-960, 2004.
  7. OLIVEIRA, L. R. Breve reflexão sobre e-portefólios em educação. In A. P. Vilela (Coord.) A Par dos Tempos que Correm. As TIC e o Centenário da República. Braga: Centro de Formação de Associação de Escolas Braga/Sul. Pp. 59-67, 2011.
  8. SHEA, V. The Core Rules of Netiquette. Disponível em: http://goo.gl/oZjgs3. Acesso em: 20 Mai. 2014. (Tradução Livre)

CRÉDITOS

Autores: BALLAMINUT, N., HERRERA, V., SANTIAGO, C. G., Equipe PACC, UAB-UFABC - Santo André, Maio de 2014.
Revisão: ZIA, I. C. A., CARTEANO, R., FIOROTTI, S. Equipe PACC, UAB-UFABC - Santo André, Maio de 2014.


 ATIVIDADE 6

          Para esta atividade, leia o trecho abaixo sobre uma situação real com que um tutor de EaD deparou-se. Para preservar os participantes, os nomes dos envolvidos foram substituídos.

"Olá Anita, boa noite! Eu 'sumi' na semana passada e não participei das atividades porque fiquei (estou) mal com a situação de um dos meus 12 filhinhos peludos, o Thor. Ele é meu cachorrinho mais velho e há 3 semanas começou a ficar mais apático, rejeitando comida, com dificuldade para se levantar (...). Descobri que ele tem insuficiência renal crônica, em estágio avançado. Para você ter uma ideia da gravidade, ele já perdeu mais de 85% da atividade dos rins (...). Ele ficou em tratamento na semana passada, sem sucesso, até que na sexta-feira foi internado. Já está em casa novamente, mas ainda bem mal e precisando de auxílio para comer, andar e tudo mais (...). Então, não sei se você me entende, mas meus cachorros são meus filhos, amo muito todos eles, são minha vida. Desculpe pelas faltas da semana passada, mas realmente eu não tinha como participar (...)." Carmelita.

           Após a leitura do trecho acima, analise como você responderia a mensagem de e-mail no papel de tutor deste aluno, e que solução você daria a essa questão. Justifique sua escolha, com base no texto-estímulo dessa aula (dedicação: 30 minutos). Acesse o Tidia-Ae e submeta um arquivo (.doc ou .pdf) com a sua resposta como anexo na Atividade 6 (Tidia-Ae > Atividades > Aula 3 - Atividade 6) .

           Para esta atividade será atribuída uma nota de 0 a 10, sendo os critérios de avaliação: Enviou texto no formato solicitado (1.00), Não comete erros de português (1.00), Segue a ABNT para indicar referências e citações (1.00), Elaborou resposta para o aluno (certa ou errada) (2.00), Justificou sua opinião com base no texto-estímulo: 4 pilares da educação e texto de Bolonha (3.00), Não parafraseou os textos estímulos (texto com autoria) (1.00), Foi criativo em sua apresentação e/ou frente às demais apresentações e expectativas (1.00)

           Bom trabalho! e qualquer dúvida entre em contato com o seu tutor.


ATIVIDADE 7

Na aula de hoje, além dos pilares da educação e do tratado de Bolonha tratamos do tecnismo na educação e conhecemos um pouco do pensamento do filósofo Michael Foucault. Para complementar, assista um trecho do vídeo "Foucault educação", com uma entrevista com o Prof. Dr. Sílvio Gallo, da UNICAMP, e comente a visão de Foucault sobre educação. Este comentário deve conter pelo menos duas características básicas do pensamento do autor (dedicação: 30 minutos).

Acesse o Tidia-Ae e submeta um arquivo (.doc ou .pdf) com a sua resposta como anexo na Atividade 7 (Tidia-Ae > Atividades > Aula 3 - Atividade 7). O seu texto do arquivo deve conter de 5 a 15 linhas e deve ser digitado conforme a norma ABNT NBR 14724:2011: em cor preta, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm); as margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; a fonte tamanho 12, preferencialmente Arial ou Times New Roman.

Para esta atividade será atribuída uma nota de 0 a 10, sendo que os critérios de avaliação são os seguintes: Enviou texto com a quantidade de linhas solicitada, de 5 a 15 linhas (1.00); Não comete erros de português (1.00), Segue a ABNT para indicar referências e citações (1.00); Desenvolveu texto com base no pensamento foucaultiano sobre educação apresentado (2.00); Identificou 2 características do pensamento foulcautiano (3.00); Não parafraseou os textos estímulos (1.00); Foi criativo em sua apresentação e/ou frente às demais apresentações e expectativas (1.00).

Bom trabalho! e qualquer dúvida entre em contato com o seu tutor.


Voltar ao início da página

 

Copyright © Website Title. All right Reserve.
Design by : Author of Website.