Objetivos: Apresentar o conteúdo do curso, os tipos de atividades a serem realizadas pelos alunos,os critérios de avaliação das atividades e o Ambiente Virtual de Aprendizagem em que o curso está inserido, o Tidia-Ae. Discutir a Educação a Distância, mostrando suas características, refletindo sobre o uso da tecnologia e o processo de formação dos alunos nesta modalidade de educação. 

Resumo: Na aula de hoje, você inicialmente conhecerá as principais características da Educação a Distância (EaD). Em seguida, será proposta uma reflexão sobre a questão do uso atual da tecnologia na EaD, com a possibilidade de manutenção do processo de ensino e aprendizagem tradicional. Finalmente, será apresentada a uma discussão sobre o tipo de aluno que se forma atualmente e o mundo em que se vive.

Atividade: Atividade 1, Atividade 2, Atividade 3


Apresentação do Curso de Formação de Tutores em Educação a Distância (FTEaD)

Começamos o curso FTEaD com uma aula inaugural, realizada de forma presencial, na qual apresentamos a dinâmica do curso e a equipe envolvida na sua realização. Como apresentado na Aula presencial o curso FTEaD está conformado por dez aulas dezessete atividades a serem realizadas no ambiente Tidia-Ae no qual o aluno está cadastrado para realizar o curso.

Os objetivos do curso são: Explicar a dinâmica de um curso a distância; Ambientar os futuros tutores nas ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Conscientizar os futuros tutores sobre as boas práticas didático-pedagógicas.

Os tipos de atividades a serem realizadas são: Reflexivas, com a elaboração de textos dissertativos; Participação no Fórum (significativa, com relação à qualidade); Atividades que simulam situações vivenciadas pelo tutor junto ao aluno; Atividades relacionadas com o uso das ferramentas do Tidia-ae; Interação com conteúdo multimídia (vídeo) e elaboração de um texto.

Cada aula tem um texto estímulo o qual deverá ser lido e analisado pelo aluno, e ser usado como base para realizar as atividades. Os criterios de avaliação dependem do tipo de atividade e estão definidos em cada uma delas.


Introdução ao TIDIA-AE

Para começar você deverá aprender a preencher o seu perfil no TIDIA-AE. O preenchimento do perfil permite fazer com que os participantes do curso possam se conhecer e desencadear ações de comprometimento entre si. Para uma turma que quer aprender de forma colaborativa, essa interação é muito importante. Para que você aprenda a preencher seu perfil, há um vídeo tutorial, elaborado pela equipe do PACC. Para assisti-lo, clique aqui. Você precisará desses conhecimentos para realizar a Atividade 1.

Para mais informações sobre o preenchimento do perfil acesse o seguinte texto: "Preenchimento do Perfil". 


A Educação a Distância

A EaD pode ser considerada uma alternativa para contribuir com a democratização do ensino, já que auxilia nas demandas educacionais mais urgentes, como também nas mais variadas e específicas. Na sociedade atual onde a distância, associada à dificuldade de acesso, e o custo dos cursos são alguns dos obstáculos para que a educação seja acessível, nesse aspecto a EaD se torna uma alternativa prática para uma disseminação mais abrangente (HERMIDA e BONFIM, 2006).


1.1  CARACTERÍSTICAS DA EaD

A EaD é composta de comunicação bidirecional intermediada pelo sistema tecnológico, sendo imprescindível que alguns elementos sejam identificados nesse processo de ensino-aprendizagem. Primeiramente, é dispensável a presença física de um facilitador em todos os momentos do processo (RURATO et al. 2007), sendo que essa interação poderá ser feita por meio de ferramentas tecnológicas de interação síncrona e assíncrona (FRANCO et al. 2011), as quais estão descritas a seguir: 

 Características das ferramentas síncronas e assíncronas

Figura 1: Características das ferramentas síncronas e assíncronas

Adicionalmente, outros elementos caracterizam a EaD: i) a possibilidade do estudo individualizado e independente, ii) processo de ensino-aprendizagem mediado, visando o incentivo à autonomia e iii) utilização de tecnologias que permitam romper as barreiras da distância (RURATO et al. 2007).


 1.2  USO DA TECNOLOGIA NA EaD 

O ensino tradicional é realizado em três tempos: a) ouvir ou ler, b) executar e c) pensar (FRANCO et al, 2001), que com o emprego de tecnologias digitais essas estruturas podem ser flexibilizadas e até mesmo alteradas. Em um ambiente virtual o processo de interação com o conhecimento pode ser sobreposto, onde o aluno consegue realizar a ação quase ao mesmo tempo em que esta lhe é apresentada.

Em todas as possibilidades de interação, em um ambiente de aprendizagem educacional tradicional ou pela internet, a aula pode ser oferecida nas formas didáticas tradicionais, porém com atividades planejadas, proporcionando um processo de aprendizagem ativo e envolvente (FRANCO et al. 2011).

O uso da tecnologia no processo de aprendizagem em EaD possibilita interações tanto síncronas como assíncronas, constituindo um ambiente plural de informações conectadas, e de divisão de conhecimentos, o que favorece a aprendizagem de forma integral.


1.3 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Antes de abordar o processo ensino-aprendizagem em EaD é importante lembrar que não existe um modelo de aluno e que cada indivíduos é complexo e diferente. Por isso, a educação precisa estar direcionada para diálogos com a interdisciplinaridade e com a transdisciplinaridade (MORIN, 1996). Outra questão a ser considerada é que a EaD e o ensino presencial (tradicional) são forças complementares e não antagônicas (HERMIDA e BONFIM 2006).

Relembrando algumas questões sobre a educação, Morin (1996), comenta que o problema da educação está na divisão do conhecimento em disciplinas, as quais não se relacionam, método segundo o qual o conhecimento é repassado ao aluno de forma fragmentada e sem conexão. O resultado dessa divisão reflete na dificuldade mais recorrente dos alunos no sistema educacional: o analfabetismo funcional. É nesse contexto que as mudanças de paradigmas da educação, surgem juntamente com um novo modelo de aluno, o virtual, que passa a ser um sujeito ativo de sua própria aprendizagem. No entanto, é necessário que esse aluno elenque algumas características à sua rotina de estudos, como por exemplo a autonomia, a iniciativa e a disciplina. Sendo assim, segundo Hermida e Bonfim (2006), embora a EAD demande uma responsabilidade maior do aluno, pois este aluno deve redobrar seus esforços para alcançar um nível significativo de aprendizagem, ela pode apresentar uma série de vantagens, tais como interatividade, flexibilidade de horário e autonomia. Nessa modalidade de ensino, o aluno pode definir seu próprio ritmo de estudo.

A EaD está em crescente expansão no Brasil, sendo assim para ampliar mais a coordenação de projetos em EaD no país, em 2005, o MEC criou a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona como articuladora entre as universidades públicas e os governos estaduais e municipais, visando atender às demandas locais de ensino superior e, dessa forma, fomentar o bom desenvolvimento dos cursos oferecidos. Para maiores informações acesse o site da UAB.


1.4 FORMAÇÃO DO ALUNO

Os novos sujeitos necessitam de um novo modelo, o qual tem sido o desafio dos educadores. Aliar i) a técnica pedagógica com ii) formas de motivação e manutenção desse aluno diferenciado, de modo a evitar a evasão escolar.
Segundo Azevedo (2009), uma das motivações da EaD é o uso da internet, pois esta é uma fonte inesgotável de pesquisa, além de possuir grande variedade de recursos, que possam integrar professores e alunos, estabelecendo assim uma relação de confiança. O autor diz também que algumas características do aluno de EaD auxiliam em seu processo de construção de aprendizagem e à sua adaptação à essa modalidade de estudo. Dessa forma, o aluno virtual precisa dispor das seguintes características:

Características esperadas do aluno virtual

Figura 2: Características esperadas do aluno virtual

Adicionalmente, para que haja sucesso na EaD é necessário um processo estratégico de comunicação educativa, que inclui a aprendizagem colaborativa, caracterizada pela construção conjunta do conhecimento, por meio de discussões, reflexão e tomadas de decisão. Nesse contexto, os recursos da tecnologia da informação atuam de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem virtual, presencial, semipresencial ou EaD (FRANCO et al. 2011).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. AZEVEDO, D.R. de O aluno virtual: Perfil e Motivação. Dissertação de Mestrado, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
  2. FRANCO, L.R.H.R.; BRAGA, D.B.; RODRIGUES, A. EaD virtual: entre a teoria e a prática. 2. ed. Triunfal, 2011.
  3. HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. S. Educação a distância: história, concepções e perspectivas. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, 2006, pp. 166–181.
  4. IZUMI, C. E. Cresce o número de alunos de EaD no país cursos livres são a maioria.
  5. MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. 2. ed. Lisboa: Europa-América, 1996.
  6. RURATO, P. A. L; GOUVEIA, L. B; GOUVEIA, J. B. 2007. Características Essenciais do Ensino a Distância, 2007 (Conferência). Nome do evento: eLES04 ; Nome da Instituição: Conferência eLES04 - eLearning no Ensino Superior; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.

CRÉDITOS

Autor: BALLAMINUT, N., HERRERA, V., SANTIAGO, C. G., Equipe PACC, UAB-UFABC - Santo André, Maio de 2014
Revisores: FIOROTTI, S.,  SATO, E.T. Equipe PACC, UAB-UFABC - Santo André, Maio de 2014


ATIVIDADE 1

Nesta primeira atividade, você deverá preencher o perfil pessoal, incluindo uma foto, uma descrição de quem é você e preenchendo os outros campos com suas informações. Para isso, você deverá ir até a aba "Meu Site", depois na barra de ferramentas "Perfil" (Tidia-Ae > Meu Site > Perfil).

Após fazer a alteração do seu PERFIL você deverá fazer um "PRINT SCREEN" da tela, salvar o arquivo e submetê-lo (anexá-lo) na Atividade 1 (Tidia-Ae > Atividades > Aula 1 - Atividade 1).

 Para esta atividade será atribuída uma nota de 0 a 10, sendo que os critérios de avaliação são os seguintes: inseriu nome e sobrenome (2.00), inseriu foto (2.00), inseriu função (2.00), inseriu descrição pessoal e profissional (4.00).

Em caso de dúvida, entre em contato com o seu tutor. Bom trabalho e boa sorte!


ATIVIDADE 2

Esta atividade consiste na sua participação em um fórum deste curso. Para a realização dessa atividade, acesse na barra de ferramentas "Fóruns" o fórum intitulado como  Aula Inaugural / Apresentação. Apresente-se e comente suas expectativas quanto ao curso (Tidia-Ae > Fórum > Aula Inaugural / Apresentação).

Para esta atividade será atribuída uma nota de 0 a 10, sendo que os critérios de avaliação são os seguintes: Entrou no fórum e postou mensagem (2.00), Apresentou-se no Fórum e promoveu contato (2.00), Comentou sobre suas expectativas quanto ao curso (2.00), Promoveu um diálogo entre os colegas, comentando os perfis apresentados (1.00), Foi cortês com os colegas e com o tutor (1.00), Auxiliou os colegas frente a alguma dificuldade alheia, proativo (1.00), Foi criativo em sua apresentação e/ou frente às demais apresentações e expectativas (1.00).

Esperamos que aproveite este momento do curso! Bom trabalho!


ATIVIDADE 3

A atividade 3, relacionada com esta aula, constitui uma análise do conteúdo da aula e de uma entrevista com uma professora de EaD. Realize a leitura da reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, do dia 30 de Julho de 2013, intitulada Na educação virtual, o aluno tem que participar mais, que traz uma entrevista com a professora Lúcia Regina Horta Rodrigues Franco, atual coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Após a leitura desta reportagem, escreva um texto que analise o conteúdo da Aula 1, relacionando-o à entrevista da professora Lúcia, sobre as características da EaD (dedicação: 30 minutos). O seu texto deve conter entre 10 e 15 linhas e ser digitado conforme a norma ABNT NBR 14724:2011: em cor preta, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm); as margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; a fonte tamanho 12, preferencialmente Arial ou Times New Roman. Acesse o Tidia-Ae e submeta o arquivo (.doc ou .pdf) com a sua resposta como anexo na Atividade 3 (Tidia-Ae > Atividades > Aula 1- Atividade 3).

Para esta atividade será atribuída uma nota de 0 a 10, sendo que os critérios de avaliação são os seguintes: Enviou texto com a quantidade de linhas solicitada, entre 10 e 15 linhas (1.00), Não comete erros de português (1.00), Segue a ABNT para indicar referências e citações (1.00), Texto desenvolvido com conteúdo geral, com base no texto apresentado com assunto EaD (2.00), Texto desenvolvido com foco na entrevista com assunto EaD (2.00), Não parafraseou os textos estímulos (1.50), Foi criativo em sua apresentação e/ou frente às demais apresentações e expectativas (1.50).

Em caso de dúvida, entre em contato com o seu tutor. Bom trabalho e boa sorte!


 Voltar ao início da página

 

 

Copyright © Website Title. All right Reserve.
Design by : Author of Website.