Essa ferramenta permite acesso a tópicos para discussões, os quais podem ser disponibilizados na forma de perguntas ou opiniões, ficando a critério de seus responsáveis. Cada fórum de discussão propiciará um ambiente colaborativo de entrosamento, discussão e compartilhamento de ideias entre os participantes do curso.
IMPORTANTE:
O fórum é aberto com alguma pergunta ou comentário postado por um formador. Somente participe e faça comentários que tiverem relação com o tema proposto. Esse é um critério determinante para a avaliação da participação do aluno.
Agora chegou a hora de praticar no curso do Tidia-Ae. Para isso, veja como criar um fórum avaliativo no curso ftead1.00xx


Esse fórum servirá de testes como usuário O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .  Para criar  e configurar o fórum, siga as etapas:

1.     Acesse o curso ftead1.00xx com seu login de teste;
2.     Antes de criar o fórum, você precisará criar uma avaliação externa para ele na ferramenta Quadro de Notas (Obs.: Você conhecerá essa ferramenta com mais detalhes nas próximas aulas, no momento de avaliar as atividades deste curso).
Para saber como criar a avaliação externa para o fórum, siga os seguintes passos:
a.   Acesse a ferramenta Quadro de Notas do seu curso e clique na opção "Adicionar item",  conforme a  imagem 19.

Clique na imagem para ampliar.

b.    Preencha os campos que aparecerão com os seguintes dados, conforme a imagem 20.   

 

Clique na imagem para ampliar.

i. Título: Avaliação Fórum Teste

ii. Valor de Pontos da Atividade: 10.0

iii. Data Limite (dd/mm/aa): colocar a data limite para o último dia do curso. ATENÇÃO: o formato da data pode aparecer como mm/dd/AA

c.  Habilite  "Liberar Atividade: Tornar esta atividade visível na lista de atividades exibida para os alunos" e "Incluir esta atividade no cálculo da média do curso".
d.    Clique no botão Submeter, criando avaliação no Quadro de notas, conforme a imagem 20

 

Clique na imagem para ampliar.

Ao terminar de criar e configurar a avaliação externa, chegou a hora de criar o Fórum no curso pacc8.xx. Para isso, siga os passos abaixo, respeitando a ordem, para criar seu fórum avaliativo;
3.      Ao acessar a ferramenta Fóruns do seu curso, clique na opção Novo Fórum, conforme mostra a imagem 21:

 

Clique na imagem para ampliar.

Preencha os seguintes campos da mesma página:
a. Título do Fórum: Dê um nome para seu fórum, conforme a imagem 22;

 

Clique na imagem para ampliar.

b.  Descrição Resumida, conforme a imagem 22;
c.    Descrição, conforme a imagem 22;
d.  Postagens do Fórum, conforme a imagem 23:

Clique na imagem para ampliar.

1   Fechar Fórum (Desabilitar postagens no fórum): Marque a opção "Não"
2   Moderar Tópicos no Fórum: Marque a opção "Não"
e.  Permissões:

No papel Access (Contributor), devem estar marcadas apenas as opções, conforme imagem 24:

 

Clique na imagem para ampliar.

  1. Nível de permissão: Contributor
  2. Marcar as opções: Nova resposta; Responder Resposta; Ler; Marcar Item como Lido.
  3. Alterar Postagens: Nenhuma.
  4. Apagar Postagens: Nenhuma.

2.    No papel Maintain (Owner) devem estar marcadas as opções, conforme imagem 25:

 

Clique na imagem para ampliar.

a.    Nível de permissão: Owner
b.    Marcar todas as opções existentes.
c.    Alterar Postagens: Todas
d.    Apagar Postagens: Todas
f.  No tópico "Atividade de Avaliação", selecione a avaliação externa criada no Quadro de Notas e clique no botão Salvar Configurações e Adicionar tópico, conforme a imagem 26.

 

Clique na imagem para ampliar.

g.  Após isso, a seguinte tela irá aparecer, conforme mostra a imagem 27.

 

Clique na imagem para ampliar.

h.  Preencha os campos da imagem 27 da seguinte maneira:

  1. Título do tópico: Coloque aqui o título quer discorrerá a discussão que você deseja. Por exemplo: Cursos via web.
  2. Descrição resumida: Aqui você pode especificar com mais detalhes a sua questão de discussão, por exemplo: "Você já realizou algum curso a distância? Comente suas experiências com a gente".

3.  Descrição: Aqui você também pode detalhar mais o tópico do seu curso. Mas, se desejar, pode deixar em branco também.
4.  Postagens de tópico:
5.  Fechar tópico (desabilitar postagens de tópicos): Marque a opção "Não";
6.  Moderar tópico: Marque a opção "Não";
7. Permissões:
No papel de Access, devem estar marcadas apenas as opções:

  1. Nível de permissão: Contributor.
  2. Deixar marcada as opções: nova resposta, responder resposta, ler, marcar item como lido;
  3. Alterar as postagens: Nenhuma;
  4. Apagar postagens: Nenhuma;
  5. No papel Mantain (Owner), devem estar marcadas as opções:
  6. Nível de permissão: Owner;
  7. Marcar todas as opções existentes;
  8. Alterar postagens: Todas;
  9. Apagar postagens: Todas;

8.  Atividade de avaliação: Selecionar a avaliação externa criada no Quadro de Notas;
9.  Por fim, clique no botão "Salvar Configurações". Pronto, seu fórum está criado. Agora é só praticar.


 

Copyright © Website Title. All right Reserve.
Design by : Author of Website.