Linha do Tempo: Veja em que ponto do curso você se encontra


Unid. 1


Unid. 2


Unid. 3


Unid. 4


Unid. 5


Unid. 6


Unid. 7


Encontro


Extras


Depoimentos


Unidade 2 - Metodologias para a Construção e a Contextualização de Objetos de Aprendizagem

   Olá! Bem-vindos à Unidade 2!

   Vamos ouvir o que a Interina tem a nos dizer sobre os conteúdos e atividades da semana?

   Caso você não consiga ouvi-la, clique aqui para ler o texto com as informações que ela disse.

   A tabela a seguir apresenta o sumário desta unidade. Note que você deverá assistir ao vídeo sobre a metodologia INTERA e ler os seguintes textos: (1) “Estratégias Pedagógicas para Uso dos Objetos de Aprendizagem”, (2) "Processos e Metodologias para a Construção de Objetos de Aprendizagem", e (3) “Contextualização: O Início da Concepção de um novo Objeto de Aprendizagem”.

   Nesta unidade, você também será informado sobre o Projeto Final, que deverá desenvolver neste curso. Para isso, você deve assistir ao vídeo com as principais informações acerca do Projeto Final. Vale ressaltar que esta etapa é muito importante.

   Bons estudos!

Sumário da Unidade 2

Conteúdo teórico

Atividades

Exercícios de múltipla escolha

Ler o texto: “Estratégias Pedagógicas para Uso dos Objetos de Aprendizagem"

 

 

Atividade I - Análise de reúso

 

 

 

 

 

 

Exercícios I, II e III

Ler o texto: “Processos e Metodologias para a Construção de Objetos de Aprendizagem”

Assistir ao vídeo sobre a Metodologia INTERA

Ler o texto: “Contextualização: O Início da Concepção de um novo Objeto de Aprendizagem"

 

Atividade II - Realizar a contextualização do seu OA

 

Assistir ao vídeo sobre o projeto final

    Pedimos que você também interaja com o OA abaixo, seu conteúdo é relativo às atribuições de cada membro da equipe de desenvolvimento.

 

Conheça o Projeto Final desse curso

   Durante o curso, você conhecerá as teorias que embasam o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (OAs) e deverá construir um projeto para a criação de um novo OA na sua área de ensino e/ou pesquisa. Para te ajudar neste processo, recomendamos fortemente que você assista ao video que descreve o Projeto Final.

   Esse projeto deverá ser descrito de forma que uma equipe especializada possa ler, entender e desenvolver o objeto que você está propondo.

   A entrega desse projeto será realizada em várias etapas no decorrer do curso. O OA que você irá propor pode ser de qualquer tipo, desde uma simples imagem até mesmo um complexo software.

   Mas lembre-se de que você não irá desenvolver esse objeto, apenas irá projetá-lo de forma adequada!

   Saiba que os projetos serão apresentados na aula presencial de encerramento, num dia específico (ver Cronograma). Já marque a data em sua agenda!

   O prazo para a elaboração do projeto final é cerca de pouco mais de um mês, portanto, você já deve pensar no OA para este projeto. Nesta unidade, entre outras coisas, você realizará a contextualização deste objeto de aprendizagem.

   Se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato com seu tutor pela ferramenta "Mensagens" do Tidia-4, não se esquecendo de colocar com cópia para Maintain Role.

   Vamos lá?!

 

Atividade I – Análise de reúso

 

Dedicação: 1 hora e 30 minutos

Prazo: 8 dias (ver Cronograma)

Avaliação: sua atividade será avaliada (máx. 10,0)                                              

Critérios de avaliação

Descrição da Atividade:

   Vimos no capitulo "Fundamentos Computacionais dos OAs", apresentado na semana anterior, que a reutilização é considerada fundamental para compreender o significado de um OA. Esta afirmação nos permite refletir que quanto mais seguros estivermos acerca desta compreensão, maiores serão as nossas chances de sucesso ao projetarmos o nosso próprio OA. Além disso, pudemos ver também que características técnicas e pedagógicas são importantes, pois problemas em qualquer uma delas pode inviabilizar o reúso do OA.

   O que propomos nesta atividade é:

1. Que você escolha um OA, no repositório que desejar. Sugerimos que você escolha um OA de sua área de trabalho, porque determinadas análises envolverão o domínio de conteúdo.

2. Faça uma análise de reúso de acordo com o documento características de análise de reúso. Este documento envolve questões de caráter tecnológico e pedagógico.

   O objetivo é que você se depare com elementos que o façam refletir sobre as possíveis dificuldades e facilidades encontradas ao se fazer o reúso do OA. Pense que outros professores poderão reutilizar seu OA futuramente e que o reúso estará, muitas vezes, relacionado aos elementos presentes no documento que você irá preencher.

   Envie os passos 1 e 2 na atividade denominada "Unidade 1 - Atividade I", disponível no menu Atividades no Tidia-4 (Tidia-4 > OA-11 > Atividades > Unidade 2 - Atividade I).

 

Atividade II – Realizar a contextualização do OA que você está desenvolvendo

 

Dedicação: 2 horas

Prazo: 8 dias (ver Cronograma)

Avaliação: sua atividade será avaliada (máx. 10,0)                                              

Critérios de avaliação

Descrição da Atividade:

   Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e contextualizar o OA do seu projeto final. Esta é a primeira etapa do seu projeto, onde você irá contextualizar o OA que você está "imaginando". Se você ainda está confuso sobre o projeto final, assista novamente ao vídeo a respeito deste assunto, clicando aqui.

   O processo de criação do seu OA é iterativo. Portanto, não se preocupe se você não tiver certeza ainda das informações que colocará na contextualização do seu OA.

   Em outra unidade, você terá a chance de revisar e modificar esta atividade.

   Solte a imaginação e vamos contextualizar o seu OA!

   Siga os passos abaixo:

1. Baixe o artefato de contextualização para o seu computador;

2. Abra-o com o aplicativo Excel (MS-Office) ou Calc (BrOffice);

3. Preencha os campos de acordo com a contextualização do OA que você pretende projetar. Lembre-se que ele pode ser um curso, um vídeo, um software, etc. Você escolhe!

4. Após preenchê-lo, verifique se não se esqueceu de nada e salve a planilha como Nome-contextualizacao (exemplo: Maria-contextualizacao).

5. Envie o documento como anexo para seu tutor pela “Unidade 2 - Atividade II” no Tidia-4 (Tidia-4 > OA-11 > Atividades > Unidade 2 – Atividade II).

 
Exercícios de múltipla escolha

 

Dedicação: 45 minutos

Prazo: 8 dias (ver Cronograma)

Avaliação: seus exercícios serão avaliados (máx. 10,0 em cada exercício)

Critérios de avaliação: se acertou as questões, mostrando consolidação do conteúdo estudado na unidade.

Descrição da Atividade:

   Os exercícios de múltipla escolha têm como objetivos ajudá-lo a consolidar o conteúdo estudado e propor a você indagações que permitam perceber eventuais dificuldades e a existência de dúvidas.

   Para realizar os exercícios acesse o Tidia-4 (Tidia-4 > OA-11 > Exercícios > Unidade 2 – Exercícios I, II e III) e responda as questões propostas.

   Antes de realizar o exercício II, você deve interagir com o OA abaixo:

   Para realizar o exercício III, você deve acessar os seguintes links: Objeto de Aprendizagem 1 (OA-1), Objeto de Aprendizagem 2 (OA-2), Objeto de Aprendizagem 3 (OA-3), Objeto de Aprendizagem 4 (OA-4), Artefato de Contextualização 1 (AC-1), Artefato de Contextualização 2 (AC-2), Artefato de Contextualização 3 (AC-3), e Artefato de Contextualização 4 (AC-4).

   Se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato com seu tutor pela ferramenta "Mensagens", no menu do lado esquerdo no ambiente Tidia-4, não se esquecendo de colocar com cópia para Maintain Role.

   Bons estudos!