Linha do Tempo: Veja em que ponto do curso você se encontra


Unid. 1


Unid. 2


Unid. 3


Unid. 4


Unid. 5


Unid. 6


Unid. 7


Encontro


Extras


Depoimentos


Unidade 1 - Introdução e Fundamentos Computacionais dos Objetos de Aprendizagem 

     Olá cursistas, sejam bem-vindos ao curso de Metodologia para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem!

    Nossa equipe está muito feliz em ter você conosco neste curso! 

   Além dos professores e tutores envolvidos nesse curso, teremos também a presença da Interina. Ela é a nossa mascote e estará sempre disponível no roteiro de aulas de cada Unidade. Para visualizá-la você precisará ter o plugin Flash instalado ou habilitado em seu navegador.

    A Interina estará presente nas sete unidades do curso, trazendo instruções e realizando um resumo sobre o que você vai encontrar em cada unidade. Para iniciar, vamos ouvir o que a Interina tem a te nos dizer hoje? Clique no botão play abaixo.

       Caso você não consiga ouvi-la, clique aqui.

    Antes de iniciarmos o curso, assista ao vídeo que apresenta as Informações Iniciais do curso. Em seguida, leia o arquivo contendo as Regras Gerais. Nesse arquivo, você terá acesso aos objetivos do curso, estratégias pedagógicas, tipo de atividades que serão realizadas, como serão realizadas as avaliações e, como você poderá se contatar com a equipe. Recomendamos que você não deixe de lê-lo!

    Para saber como são conduzidas as avaliações das atividades realizadas por você, nós criamos os Critérios de Avaliação. Estes critérios são importantes para que você compreenda melhor quais são as expectativas da equipe em relação à realização de cada atividade proposta e deixa claro como você está sendo avaliado. Temos também, em nosso menu principal, o Guia do Cursista. Nele você encontrará informações importantes sobre o curso, como: estrutura do curso, equipe, e requisitos técnicos. Observe que você também poderá ter acesso rápido ao Guia do Cursista no menu lateral esquerdo dessa página.

    Você deve ter observado que na parte superior temos caixinhas amarelas, das quais sete correspondem às unidades do curso. Elas serão a nossa referência, informando em qual semana do curso estamos. A cada semana uma caixinha será aberta! A abertura seguirá o cronograma do curso.

    Fique atento! As unidades serão abertas semanalmente, aos domingos a noite, entretanto, caso você queira adiantar, será possível ler os textos das unidades seguintes (caixinhas ainda fechadas). A submissão das atividades e realização dos exercícios, no entanto, serão realizados no Tidia-4 de acordo com o cronograma e as datas informadas nas ferramentas “Atividades” e "Exercícios" (no Tidia-4).

    A caixinha “Extras” apresenta a sugestão de atividades complementares, que você poderá realizar caso deseje. Frisamos que a realização de tais atividades é muito importante para aprofundar seus conhecimentos sobre os temas abordados em cada unidade.

    Além das caixinhas de cada unidade e das atividades extras, explore também os seguintes menus ao lado esquerdo da página:

Dúvidas: para ter acesso às dúvidas mais frequentes do curso e às suas respostas;
Cronograma: para acessar as datas de abertura das unidades e atividades;
Critérios de avaliação: para saber como você será avaliado;
Repositórios: para acessar vários repositórios de objetos de aprendizagem.

    Observe também que em toda unidade haverá uma tabela contendo um resumo da unidade. Nessa tabela teremos três colunas: a primeira indicará o conteúdo teórico, a segunda trará as atividades práticas que você deverá realizar e a terceira os exercícios de múltipla escolha. Esse é um padrão adotado no curso para facilitar a sua navegação e seu planejamento. Logo após a tabela será apresentada a descrição detalhada das atividades.

    Todas as informações acima fazem parte do roteiro de aulas, portanto, nele você encontrará todas as orientações para realizar as atividades propostas em cada unidade. Desse modo, você deverá retornar ao Tidia-4 apenas para submeter às atividades realizadas e fazer os exercícios de múltipla escolha e/ou para entrar em contato com seu tutor por meio da ferramenta “Mensagens”.

    Pronto para iniciar? Nesse sumário da Unidade 1 já indicamos o que devemos realizar nessa semana. Bons estudos!

 Sumário da Unidade 1

Conteúdo teórico

Atividades

Exercícios de múltipla escolha

 Ler o texto “Introdução aos Objetos de Aprendizagem”

 

 Atividade I - Participar do fórum de discussão no Facebook

 

 

 

 

Exercícios I, II, III e IV

 Ler o texto “Fundamentos Computacionais dos Objetos de Aprendizagem”

 Ler o documento sobre o Projeto Final 

Atividade II - Interagindo com um Objeto de Aprendizagem (OA) 

Conhecer os projetos desenvolvidos pelas turmas anteriores

 Atividade III – Elaborar um texto reflexivo sobre as metáforas do lego e do átomo

   Os livros Objetos de Aprendizagem, organizados pela professora Juliana Braga, estão disponíveis em dois arquivos (.pdf): volume 1 e volume 2.

 

Atividade I – Participar do fórum de discussão no Facebook

 

Dedicação: 1 hora

Prazo: 8 dias (ver Cronograma)

Avaliação: sua atividade será avaliada (máx. 10,0)                                              

Critérios de avaliação                                      

Descrição da Atividade:

    Nesta semana realizaremos um fórum em nosso grupo, no Facebook. Você deverá responder às seguintes perguntas:

"O que você já conhece sobre OAs? O que espera aprender neste curso?"

    Interaja com os colegas! É importante e amplia o seu conhecimento. Quanto mais você participar, melhor! (Caso não utilize o Facebook, envie as respostas na caixa de submissão e através de mensagem do Tidia-4 a todos os participantes do curso.)

 

Atividade II – Interagindo com um Objeto de Aprendizagem (OA)

 

Dedicação: 1 hora e 30 minutos

Prazo: 8 dias (ver Cronograma)

Avaliação: sua atividade será avaliada (máx. 10,0)

Critérios de avaliação                                                                                        

Descrição da Atividade:

    Agora que compartilhamos com nossos colegas o que já sabemos sobre objetos de aprendizagem (OAs) e as nossas expectativas em relação ao curso, que tal interagir com um OA de sua escolha? Acesse algum dos repositórios listados abaixo ou no menu Repositórios, a esquerda, e procure um OA da sua área de atuação.

     Após a exploração:

            1- Descreva sua impressão geral sobre o objeto.

    2- Copie o link do objeto de aprendizagem selecionado.

    3- Responda:

(a) Foi fácil acessá-lo e explorá-lo?;

(b) Você o considerou interessante? Por quê?

      Envie os passos 1, 2 e 3 na atividade denominada "Unidade 1 - Atividade II", disponível no menu Atividades no Tidia-4 (Tidia-4 > OA-11 > Atividades > Unidade 1 - Atividade II).

       Repositórios:

        Wisc-Online

        CESTA

        Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem

        Casa das Ciências

        Labvirt

        Merlot

        Proativa

        TV Escola

        Fábrica Virtual

        Projeto Teia da Vida 

        WEBEDUC 

        Jorum

        Mocho

        National Learning Network

        Curtas na Escola 

      Caprichem em suas descrições! Wink

     Bons estudos!

 

Atividade III – Elaborar um texto reflexivo sobre as metáforas do lego e do átomo

 

Dedicação: 1 hora e 30 minutos

Prazo: 8 dias (ver Cronograma)

Avaliação: sua atividade será avaliada (máx. 10,0)                                              

Critérios de avaliação                                       

Descrição da Atividade:

    Após a leitura do texto “Fundamentos Computacionais dos Objetos de Aprendizagem” é hora de elaborar um texto reflexivo:

    Exemplifique como você poderia explicar para alguém, a partir de uma disciplina que você seja o responsável, a metáfora do lego, justificando por que ela não estaria correta. Em seguida, a partir dos mesmos elementos utilizados na metáfora do lego, explique a metáfora do átomo, justificando por que ela está correta.

    Você deve escrever um texto de 10 a 15 linhas e, em seguida, submetê-lo na atividade denominada "Unidade 1 - Atividade III", disponível no menu Atividades no Tidia-4 (Tidia-4 > OA-11 > Atividades > Unidade 1 - Atividade III).

    Mãos à obra!

Exercícios de múltipla escolha

 

Dedicação: 45 minutos

Prazo: 8 dias (ver Cronograma)

Avaliação: seus exercícios serão avaliados (máx. 10,0 em cada exercício)

Critérios de avaliação: se acertou as questões, mostrando consolidação do conteúdo estudado na unidade.                             

Descrição da Atividade:

    Os exercícios de múltipla escolha têm como objetivos ajudá-lo a consolidar o conteúdo estudado e propor a você indagações que permitam perceber eventuais dificuldades e a existência de dúvidas.

    Para realizar os exercícios acesse o Tidia-4 (Tidia-4 > OA-11 > Exercícios > Unidade 1 – Exercícios I, II, III e IV) e responda as questões propostas.

    Antes de realizar os exercícios você pode interagir com o OA abaixo que possui conteúdo similar.

    Se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato com seu tutor pela ferramenta "Mensagens", no menu do lado esquerdo no ambiente Tidia-4, não se esquecendo de colocar com cópia para Maintain Role.