Por que a Coca-Cola corrói os ossos ?

Por que a Coca-Cola corrói os ossos?

Essa pergunta foi enviada pela Queli, de São Paulo.

A Coca-Cola, assim como outras bebidas, inclusive sucos naturais, possui uma quantia considerável de ácidos, em especial cítrico e fosfórico, e, portanto, um baixo pH e um caráter corrosivo.

Para desvendar a veracidade da questão, um experimento foi realizado, no qual submergiu-se ossos de galinha em três diferentes substâncias durante aproximadamente um mês: limão, vinagre e a própria Coca-Cola, sendo que todas apresentam pHs próximos. Os resultados obtidos foram:

  • Coca-Cola: a dureza permaneceu a mesma, sendo que a mudança ocorreu somente em sua coloração, que se tornou mais escura;
  • Limão: o osso amoleceu, com pouca intensidade, apenas em suas extremidades;
  • Vinagre: assim como o limão, as extremidades se apresentaram mais maleáveis, porém com uma maior intensidade.

Em resposta ao feito, a empresa replicou que o osso, ao ser retirado do corpo humano, mostra-se desprovido de qualquer defesa biológica. Sendo assim, o experimento realizado não demonstra uma situação realista. Além disso, a mesma ainda afirma que todos os refrigerantes contém uma certa quantidade de componentes ácidos em dose elementar.

O refrigerante de cola, o mais consumido, possui em sua fórmula o ácido fosfórico que, juntamente com os açúcares, tem como função disfarçar o gosto amargo da bebida. Sobre esse composto, existem preocupações públicas que dizem respeito à fixação de cálcio no organismo, já que esse reage com o ácido e forma fosfato de cálcio, que é facilmente expelido pelo organismo. No entanto, não há a descalcificação do osso, visto que, para isso, o refrigerante teria de entrar em contato direto com o tecido ósseo, o que não ocorre com o consumo do líquido.

Deixe um comentário