Como funciona o processo de obtenção do ouro?

 

Pegunta enviada pela Carol – Indaiatuba – SP.

Primeira Explicação:
Gabriela:
– Antes de explicarmos o processo de obtenção do ouro, precisamos entender de onde vem e como ele é encontrado na natureza. O ouro pode ser encontrado junto a outros metais, como prata, ferro, entre outros. E também pode ser encontrado em sua forma quase pura.

Diálogo:
Rafaela:
– Gui, sabe o que eu estava pensando? Como que funciona o processo de obtenção do ouro?
Guilherme:
– Para extrair o ouro têm vários processos, têm os físicos e os químicos. Entre os físicos podemos citar a britagem, a moagem.
Rafaela:
– Ah sei, são aqueles que diminuem o tamanho das partículas das rochas extraídas.
Guilherme:
– Isso. Temos também o hidrociclone, que é o processo no qual a água e o ouro ficam fazendo movimentos em espiral e aí através da densidade o ouro acaba se depositando no fundo do recipiente.
Rafaela:
– Além desses, quais são os outros processos que separam o ouro de suas impurezas?
Guilherme:
– Ah, tem vários outros processos, mas eu não estou me lembrando os nomes. Já sei, vamos dar uma olhadinha.
Rafaela:
– Ta bom!
Guilherme:
– Olha só, eu encontrei alguns aqui!
– Esse aqui são os jigues.
– Olha esse outro!
Rafaela:
– Ah, já sei! É a mesa vibratória!
Guilherme:
– Isso!
– O espessamento!
– E a flotação!
– Todos esses são baseados na diferença de densidade.
Rafaela:
– Legal!
– Tem também a pirometalurgia e a hidrometalurgia né?
Guilherme:
– Isso, que são os processos químicos que utilizam outros agentes para esse processo de purificação do ouro.
Rafaela:
– A hidrometalurgia, eu lembro que é feito por processos químicos, tratamento químico ou pela eletrólise, certo?
Guilherme:
– Isso, mas o que é o processo de eletrólise mesmo?

Experimento e Segunda explicação:
Então aqui nós temos o refino eletrolítico do cobre, onde vai ocorrer a purificação dele, que é o que ocorre mais ou menos com o ouro. Nós temos dois eletrodos, o catodo que é o polo negativo, onde tem cobre puro e o anodo que é o polo positivo, onde tem cobre impuro. Então vai ocorrer a dissociação do sulfato de cobre que está na solução, assim como a dissociação da água, que vai ficar Cu2+(aq) + SO42-(aq) e H+(aq) + OH(aq). Então o catodo que é o polo negativo vai atrair os cátions que são positivos, nesse caso ele vai atrair o Cu2+(aq), porque a redução do cobre é mais fácil de ocorrer do que a redução do hidrogênio. Então vai ocorrer a seguinte reação de redução: Cu2+(aq) + 2e → Cu. Depois de um certo tempo, nós vamos poder perceber um acúmulo de cobre nesse catodo, pois ele está recebendo elétrons. Já no anodo que é o polo positivo, ele vai poder oxidar tanto o SO42-(aq) como a hidroxila, só que nesse caso a oxidação do próprio cobre é mais fácil de ocorrer, então depois de um certo tempo, nós vamos poder perceber que este anodo vai sofrer uma corrosão, segundo a seguinte reação de oxidação: Cu → Cu2+(aq) + 2e, então como vocês podem perceber, o cobre saiu do anodo onde há impurezas e se depositou no catodo onde não há impurezas. E essas impurezas que saíram junto com o cobre e não conseguem se depositar no catodo, elas se depositam no fundo da cuba eletrolítica. Essas impurezas são chamadas de lama anódica. Nós mostramos o refino eletrolítico do cobre, porque no refino eletrolítico do ouro o processo é mais ou menos parecido, ocorre mais ou menos o mesmo processo. Uma das diferenças é que em vez de os eletrodos serem de cobre, eles vão ser de ouro ou de titânio, além disso, vão ocorrer as seguintes reações: Au → Au3+(aq) + 3e e Au3+(aq) + 3e → Au em que na primeira o ouro será oxidado e na segunda o ouro será reduzido.

Chamada final:
Nathalia: Se você gostou do nosso vídeo, da um gostei aqui em baixo!
Rafaela: Se você têm dúvidas em química, mande suas perguntas!
Gabriela: Pode ser pelo site, youtube ou facebook que estão na descrição do vídeo!
Guilherme: Não se esqueça de se inscrever no canal também!

Deixe um comentário