Por que a acetona corrói o plástico?

Por que a acetona corrói o plástico?
Uma pergunta do Rodrigo Santos de Poá SP

Olá Rodrigo, não se trata de uma corrosão e a acetona não dissolve todos os tipos de plástico.

Isso me fez lembrar de um experimento muito feito nas escolas e que é muito fácil de encontrar na internet, vamos ver? O experimento consiste em observar o que acontece quando se coloca um pedaço de isopor em um recipiente com acetona pura.

Note o aspecto turvo. Isto indica que a solubilização não é completa. Vamos ver os motivos?
A molécula de acetona é classificada como polar, o átomo de oxigênio é mais eletronegativo que os átomos de carbono, isso gera um dipolo, ou seja, um polo negativo com maior densidade de elétrons e um polo positivo com menor densidade de elétrons.

Plásticos são materiais que apresentam maleabilidade e são facilmente moldáveis.
O isopor é um exemplo de plástico, o poliestireno.

O poliestireno é um polímero e sua estrutura é uma repetição de partes. Cada parte do polímero é chamada de monômero . A estrutura da molécula de poliestireno é uma cadeia carbônica, a diferença de eletronegatividade entre o átomo de carbono e o hidrogênio não gera umapolaridade na molécula. Entretanto, o anel benzênico presente na molécula gera uma grande polaridade . O isopor e a acetona tem polaridades parecidas, o que ocorre quando os dois se juntam é a solubilização parcial do isopor, desprendendo o gás que estava nele aprisionado.

Gostou do experimento? Vamos ver outro exemplo.
O esmalte de unhas pode ter em sua composição a nitrocelulose.
A acetona solubiliza o filme de nitrocelulose formado sobre a unha e isto facilita a remoção do esmalte.
A nitrocelulose devido sua estrutura apresenta uma polaridade muito mais próxima da acetona em comparação ao poliestireno, assim a sua solubilização é maior.

Mas nem todos os plásticos são dissolvidos por acetona, um exemplo é o polietileno que tem uma polaridade muito menor que a da acetona, por isso a solubilização não é efetiva.
Mas voltando a pergunta, Rodrigo, a acetona não corrói o plástico, ela solubiliza alguns tipos de plástico e existem outros que não são solúveis, isso por conta da polaridade.

É isso, muito obrigada um abraço e até mais.

Deixe um comentário