UFABC NAS ESCOLAS

TÍTULO DA AÇÃO: 24 – UFABC NAS ESCOLAS

COORDENADOR: ALESSANDRA DE CASTILHO

RESUMO: Propõe-se neste projeto uma ação extensionista que leve informação aos alunos e professores das escolas públicas da região, de forma a democratizar a universidade pública, aproximar a comunidade, divulgar outros projetos da PROEX e estimular o aprendizado dos alunos participantes do projeto.

Além disso, a proposta também visa tornar a UFABC um local aberto à visitações monitoradas, permitindo que esta pequena parte da sociedade possa acompanhar um pouco do que acontece no dia-a-dia da Universidade, conhecendo seus ambientes, infraestrutura, laboratórios, localização, etc. Acreditamos que esta aproximação será fundamental no momento da escolha, pelos alunos, da Universidade e carreira que irão seguir.

Portanto, mais do que propor singularidades, o projeto UFABC nas Escolas fortalece a ideia de aproximar a comunidade da universidade, representando assim uma extensão do projeto já existente e consolidado "UFABC para Todos".

Estão contemplados nesse projeto duas linhas de propostas que serão mencionadas no decorrer desse plano. A primeira, e principal, é a de aproximar nossos alunos dos possíveis discentes, por meio da realização de palestras nas escolas e a segunda, é a de receber a visita de escolas públicas (alunos e docentes) na UFABC.

Vale ressaltar que o projeto UFABC nas Escolas foi implantado no ano de 2013 e a recepção dos professores, alunos e bolsistas foi muito positiva. Dessa forma, a proposta é dar continuidade.