PROVOCAÇÕES FILOSÓFICAS

TÍTULO DA AÇÃO: 30 - PROVOCAÇÕES FILOSÓFICAS

COORDENADOR: DANIEL PANSARELLI

RESUMO: Com o intuito de destacar a dimensão extensionista, sem deixar de reforçar vínculos com a pesquisa e o ensino, propõe-se a capacitação de estudantes de graduação e de pós-graduação da UFABC, bem como de professores da rede estadual de educação básica, interessados no campo da Filosofia, para que possam promover atividades de intervenção social filosófica.

As atividades serão, portanto, divididas em duas etapas que ocorrerão simultaneamente. A primeira, de capacitação do grupo, visa a realização de estudos e pesquisas com vistas a preparar os participantes do projeto para a atuação social. A segunda, a começar imediatamente após as primeiras capacitações (no segundo mês de desenvolvimento das atividades) consiste em participantes do projeto se dirigirem a locais de grande circulação de munícipes, nas cidades do Grande ABC, utilizando técnicas diversas (recursos teatrais, música, debates) para provocar a reflexão filosófica entre os transeuntes.

Cada intervenção será composta por um momento inicial, de atração do público; um segundo momento, de colocação do problema filosófico e estímulo provocativo à participação do público; o momento seguinte, de direcionamento filosófico do debate, por meio da proposição de questões reflexivas; e um desfecho em que se procurará sintetizar a contribuição filosófica daquela atividade na formação pessoal dos cidadãos participantes.