JOGOS TEATRAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO

TÍTULO DA AÇÃO: 38 – JOGOS TEATRAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO

COORDENADOR: MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS CAPECCHI

RESUMO: Este projeto visa explorar a utilização de jogos teatrais e sociodrama como instrumentos para fomentar, nos jogadores e participantes, uma postura crítico-reflexiva acerca da relação pedagógica professor-alunos-conhecimento.
Este objetivo é baseado no potencial que os jogos teatrais apresentam para a mobilização de um olhar observador dos participantes sobre si mesmos, percebendo suas capacidades e o espaço à sua volta, identificando e refletindo sobre suas representações sobre a relação pedagógica e seus componentes. Para tanto, o projeto compreende a formação de um grupo de estudos sobre jogos teatrais e formação de professores, com vistas a promover, entre os participantes, a vivência do laboratório teatral, associada ao trabalho com textos relacionados à temática do projeto e a escrita de diários em que, a cada vivência, constem as impressões e avaliações de cada participante sobre seus processos de reflexão.
Também é parte do projeto a construção de uma pequena dramaturgia, composta por meio de cenas elaboradas pelo grupo no laboratório teatral, que será utilizada como dramaturgia ancoradoura em um sociodrama público a ser realizado na UFABC.