DESIGUALDADE REGIONAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

TÍTULO DA AÇÃO: 27 – DESIGUALDADE REGIONAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

COORDENADOR: RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ

RESUMO: As políticas públicas são uma área emergente nas discussões locais, regionais e nacionais. Cada vez mais um número maior de pessoas se interessa por essa temática, quer seja pelo aumento da representação da sociedade civil na articulação de políticas, quer seja pelas demandas de grupos específicos na sociedade.

Nossa proposta é a de um projeto, com duração de 10 meses, com previsão de atividades a cada 3 meses, com 3 atividades por ano. É continuidade do projeto realizado em 2012, coordenado pelo prof. Artur Zimerman, e em 2013, coordenado por mim mesmo. Em cada atividade teremos a presença de um(a) especialista localizado em cada uma das 5 regiões do país, para ressaltar as diferenças regionais que o Brasil apresenta. Um docente da UFABC, com afinidade de área será o moderador da mesa, ou caso não tenhamos especialistas da área, será convidado um especialista externo com o papel de moderador. Cada atividade terá duração de 4 horas. Haverá um ciclo de perguntas do moderador aos pesquisadores e, posteriormente, a audiência poderá interagir na discussão. Cada sessão debaterá sobre meta-temas diferentes.

Em 2012 os temas foram os seguintes: (1) Educação em pauta; (2) A relação entre a pesquisa na universidade pública e o setor produtivo; (3) Fronteiras e segurança na América do Sul; (4) Ações Afirmativas e a educação para pessoas com deficiência; (5) Copa do mundo de 2014: Impactos e legado. Em 2013 os temas foram: (1) Questão Agrária no Brasil; (2) Projeto Minha Casa MInha Vida; está previsto um terceiro encontro sobre políticas de Segurança Pública. Em 2014 haverá outros temas a serem elaborados para os encontros. Os eventos são filmados e editados para inclusão no blog do projeto. Este blog terá as apresentações dos professores convidados e a inscrição será feita por meio dele. Uma publicação final de cada encontro será o resultado das atividades de extensão, para documentação posterior e material de análise a ser divulgado em bibliotecas públicas Brasil afora. O sindicato dos metalúrgicos do ABC será nosso parceiro. Além dele, o jornal “ABCD Maior” também entrará na divulgação da atividade para o público externo, e fará matéria sobre cada uma das atividades, assim como a TVT.