MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: PERCEPÇÃO DA PAISAGEM E IDENTIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

TÍTULO DA AÇÃO: 44 – MEMÓRIA E PATRIMÔNIO: PERCEPÇÃO DA PAISAGEM E IDENTIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

COORDENADOR: SILVIA HELENA PASSARELLI

RESUMO: Desenvolver investigação sobre patrimônio cultural nos arredores do Campus da UFABC em Santo André buscando identificar o patrimônio local, fortalecendo o debate sobre o tema do patrimônio cultural dentro da Universidade e junto à comunidade externa, particularmente, moradores mais antigos da região e agentes da preservação da memória que atuam ou já atuaram no Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Santo André.

O projeto busca integrar conceitos de arte e percepção da paisagem na identificação e valorização do patrimônio cultural junto ao seu principal usuário o morador da cidade, novo e antigo, o estudante da UFABC e o antigo residente dos arredores da UFABC na perspectiva de desenhar políticas públicas para a preservação do patrimônio cultural.

Esse projeto está inserido dentro do Programa Memória dos Paladares, criado em 2011 com fomento do edital do PROEXT/MEC 2011. Tal programa, pela própria definição extencionista do termo, se estabelerá em caráter permanente na universidade. Nesse ano, serão apresentados três projetos que tem como fim a continunidade desse programa.
Esse prevê ações de preservação, conservação e análise do Patrimônio Cultural dos arredores da UFABC.

O segundo projeto Diversidades em Performance tem o escopo de desenvolver ações de performances artísticas que dialogam com o contéudo da cultura alimentar.
O terceiro projeto está centralizado na implementação do Laboratório-cozinha Memória dos Paladares - com diversos tipos de ações extencionistas, entre elas, a realização de oficinas, receitas e organização do acervo criado em seu primeiro ano.