II OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO ESTADO DE SP

TÍTULO DA AÇÃO: 38 – II OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO ESTADO DE SP

COORDENADOR: PATRÍCIA DEL NERO VELASCO

RESUMO: As Olimpíadas de Filosofia consistem na realização de atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral. Estas atividades têm início nas escolas e culminam em uma apresentação em evento estadual.

O movimento olímpico em Filosofia já tem mais de uma década. Em 1995, a Unesco, no marco do programa “Filosofia e Democracia no Mundo”, recomendou promover as Olimpíadas de Filosofia, tanto em nível nacional como internacional, a fim de estimular o interesse dos jovens por essa disciplina. Na América Latina realizam-se Olimpíadas de Filosofia em diversos países, como na Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia. No Brasil, o Rio Grande do Sul realizou, em 2012, a sua quinta edição (http://www.olimpiadadefilosofia.org/). No Estado de São Paulo, o movimento olímpico filosófico ocorreu em 2011 (http://olimpiadasdefilosofia2011.wordpress.com/) e 2012 (http://olimpiadadefilosofiasp.wordpress.com/), ambos sediados na Universidade Federal do ABC e com participação de escolas de diversas regiões de SP.

Devido ao enorme sucesso e repercussão das primeiras edições, bem como a expectativa demonstrada por professores e alunos, pretende-se dar continuidade ao movimento olímpico supracitado em 2013. A presente proposta tem como objetivo viabilizar esta continuidade.

A III Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo destina-se a estudantes dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio, abrangendo as redes pública e privada de todo o Estado de São Paulo. Trata-se de um evento educacional constituído de duas etapas:

Etapa 1: Atividades nas Escolas. Nesta primeira fase, a ser realizada nas escolas, cada professor de Filosofia interessado propõe atividades didáticas, a partir do tema geral do evento, e as desenvolve com seus alunos. O formato dessas atividades é livre (podendo incluir atividades dialógicas em forma de Comunidade de Investigação, oficina, teatro, poesia, desenho, entre outras). A única exigência é que a investigação e a reflexão filosóficas norteiem as diferentes propostas. Caberá ainda ao professor-coordenador dessa fase de atividades selecionar os alunos que participarão das Olimpíadas.

Etapa 2. Atividades nas Olimpíadas. Esta segunda e última fase consiste na apresentação e divulgação das Atividades nas Escolas. Não se pretende, como o nome do evento poderia erroneamente sugerir, nenhum tipo de competição. A ideia é acolher em um mesmo espaço diferentes propostas, fomentando a colaboração, a troca de experiências, a interlocução, o diálogo investigativo, de modo que novos processos filosóficos criativos sejam construídos.