Resultados do projeto de extensão Astroem em 2017


O ano de 2017 foi importante para consolidar as ações promovidas pelo Projeto Astroem, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC e coordenado pela Profª Claudia Celeste Celestino com a participação dos professores Wesley Gois, Claudia de Oliveira Lozada e dos alunos do BC&T e Engenharias.

foto astroem 2018Em sua 5ª edição, o Projeto Astroem ministrou uma oficina de robótica educacional para professores e também um trabalho sobre a construção de uma luneta com material de baixo custo, durante o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física na USP de São Carlos.

O Projeto Astroem também esteve em Brasília, onde apresentou-se para Agência Espacial Brasileira relatando suas atividades sobre Ensino de Astronáutica e Aeronáutica. Participou da 1ª Jornada Freireana narrando as concepções de Paulo Freire adotadas no projeto. Na III Semana das Licenciaturas no Instituto de Física da USP, o Projeto Astroem apresentou um trabalho sobre as atividades de Robótica que são realizadas nas aulas do Projeto. Nesta ocasião, a Comissão Organizadora da III Semana das Licenciaturas do IFUSP elogiou o trabalho apresentado ressaltando que a UFABC é uma instituição que têm se destaca pelos seus projetos extensionistas.

Também neste ano, o Projeto Astroem abriu seu primeiro edital de seleção de alunos participantes e passou a realizar as aulas na UFABC, antes realizadas nas escolas públicas, possibilitando uma aproximação maior e contato dos alunos do Ensino Médio com a Universidade. Os alunos participantes nesta 5ª edição do Projeto Astroem também tiveram que apresentar um projeto final como parte da avalição. O retorno nesta mudança na execução do Projeto foi excelente, sendo que os alunos puderam conhecer a Universidade externando o desejo de estudar na UFABC,  além de pedidos de aulas extras do Projeto Astroem. O Projeto Astroem finaliza o ano 2017 com um artigo aceito para publicação em periódico indexado e para 2018 promoverá no Campus Santo André o primeiro curso de formação de professores, cujo edital para inscrições será publicado no primeiro semestre.