Curso da UFABC apresenta Conceitos de Astronomia para professores da educação Básica (2016)

 

O projeto de Extensão intitulado: Conceitos de Astronomia para Professores da Educação Básica é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a SABINA Escola Parque do Conhecimento, o Planetário Johannes Kepler (Planetário e Teatro Digital de Santo André) e o Núcleo de Observação do Céu (NOC).

O projeto tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores das diferentes redes de Ensino de Santo André e estado de São Paulo, para auxiliar a prática, uma vez que na formação inicial da maior parte dos professores em exercício esta temática sequer foi abordada. O curso visa a formação do Professor com cunho Teórico e Metodológico, desenvolvendo os temas e propondo a construção de materiais que possam vir a enriquecer a prática docente. A carga horária total é de 60 horas, dividida em dois módulos de 30 horas cada, durante o ano de 2016, sempre aos sábados. Desta forma, o curso fornece subsídios aos professores cursistas para o trabalho em sala de aula, no tocante a Astronomia, temática recomenda pelos documentos que norteiam a Educação Básica Brasileira e ainda pouco trabalhada na prática.

O curso está associado ao tripé ensino-pesquisa-extensão, de modo a contribuir e impactar na formação complementar dos professores, os quais serão o viés para alcançar os alunos da Educação Básica, os futuros professores/pesquisadores que darão continuidade ao processo de alfabetização científico tecnológica. Nesta primeira edição tivemos mais de 200 inscritos, dos quais 107 foram selecionados, em virtude do espaço físico e pessoal disponíveis para este ano.