Projeto cultural Malabares UFABC se apresenta em Uberaba-MG


O projeto Malabares, aprovado no Edital de apoio à ações culturais 2016 da Proec e coordenado pelo Prof. Javier Alcuna, se apresentou, no último dia 25 de novembro, na Praça da Concha Acústica de Uberaba, em parceria com o Corredor Cultural e com a UFTM.

A atividade foi apresentada para a comunidade da UFTM e toda a cidade de Uberaba como parte da programação da Fundação Cultural da Prefeitura Municipal de Uberaba, que contemplou também artes circenses e uma apresentação musical. "Houve grande participação do público presente. O evento propiciou oportunidade de socialização, integração e valorização da cultura popular circense, atuando como instrumento de construção da identidade cultural universitária", afirmou a professora Valéria Alves, Pró-Reitora de Extensão Universitária da UFTM.

A atividade fez parte das ações do Corredor Cultural Sudeste, que consiste em uma ação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas da Região Sudeste (Forproex Sudeste), com o apoio do Ministério da Cultura (MinC). O corredor cultural foi estabelecido com o objetivo de integrar e compartilhar experiências culturais das universidades da região sudeste.

Corredor Cultural - O Corredor Cultural prevê a circulação de produções artístico-culturais das instituições de ensino superior públicas, por meio de apresentações e formação, distribuídas em cerca de setenta diferentes cidades nos quatro estados da Região: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Projeto de cultura Oficina de Destreza Motriz e Malabares - Coordenado pelo prof. Jose Javier Saez Acuña, a oficina atualmente leva a prática de destrezas motrizes aplicadas aos malabares à comunidade universitária, e externa, com 3, 4 e 5 bolinhas, 3 e 4 claves, passes entre dois malabaristas, e equilíbrio sobre monociclo, equilíbrio com bastão, equilíbrio com diabolô, perna de pau, equilíbrio sobre "slack-line" ou corda bamba, e equilíbrio com poi (fitas coloridas), e tecido acrobático.

Fotos

Confira algumas fotos da apresentação do projeto Malabares UFABC em Uberaba:

01 malabares ufabc uberaba alt

02 malabares ufabc uberaba alt

03 malabares ufabc uberaba alt

04 malabares ufabc uberaba alt

05 malabares ufabc uberaba alt

Adaptação - Matéria original via COMUNICARE UFABC.

Fotos: Equipe do projeto Malabares.