Projeto "Jogos Teatrais" teve encerramento com Sociodrama Público

Cartaz-Jogos-Teatrais-nvweb

O projeto de extensão “Jogos teatrais e a formação do professor reflexivo” coordenado ao longo do ano de 2014 pelas professoras Maria Candida Varone de Morais Capecchi e Maisa Helena Altarugio, do CCNH, teve encerramento com um sociodrama público de tema “A relação pedagógica em questão”.

A ideia para o projeto surgiu da experiência que a Prof.ª Maria Candida tinha com laboratórios teatrais. “Tenho observado o potencial do sociodrama (psicodrama em que são discutidas questões grupais) para a promoção de novas formas de interpretação de situações vivenciadas pelos participantes, e dos Jogos Teatrais como forma de tornar professores mais abertos à interação com os alunos.”, diz a professora. 

O objetivo principal do projeto é proporcionar aos participantes um espaço de reflexão sobre relações pedagógicas e pessoais, tendo como foco algumas práticas da formação de atores como forma de aguçar as percepções e possibilidades de reflexão, para criar um olhar observador e uma postura crítica em relação as suas capacidades e a potencialidade do espaço a sua volta. Segundo os participantes e as coordenadoras esse objetivo foi alcançado com sucesso.

O sociodrama foi realizado no dia 01/12, das 14h30 às 17h00, no auditório 001 do Câmpus São Bernardo. Foram apresentadas diversas cenas trazidas pelos participantes do projeto para confrontar o público com o tema, e logo em seguida o público foi convidado a participar abertamente, sugerindo cenas e situações e também participando no palco.

Navegue pelos projetos em destaque