E se acabássemos com o efeito estufa? (V.1, N.3, P.2, 2018)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 2 minutos
#acessibilidade Derretimento de um bloco de gelo em primeiro plano com água e montanha ao fundo.

A primeira coisa que precisamos saber sobre o efeito estufa é que ele é um processo natural e graças a ele é que estamos aqui. Se não existisse o efeito estufa, a temperatura do planeta Terra (que é em média de 14ºC) seria muito mais baixa (cerca de -18ºC), o que dificultaria a existência dos seres que hoje habitam nosso planeta.

O efeito estufa é causado pela habilidade de algumas moléculas presentes na atmosfera de refletir a radiação emitida pela Terra. Esse fenômeno faz com que a atmosfera se aqueça fazendo da Terra um planeta habitável por nós, humanos, e várias outras espécies. Em resumo, a radiação emitida pelo Sol que chega ao planeta Terra é praticamente invisível a esses gases, mas boa parte é absorvida pela Terra, o que faz com que ela aqueça e também emita radiação. Essa radiação emitida pelo planeta Terra é que é refletida por esses gases, provocando o efeito estufa e aquecendo nossa atmosfera.

Além de gases naturalmente presentes na nossa atmosfera, como água (H2O) e dióxido de carbono (gás carbônico, CO2), o efeito estufa também é gerado pela presença de moléculas emitidas pela humanidade, como os CFCs e HCFCs (clorofluorcarbonetos e hidroclorofluorcarbonetos, respectivamente) usados para refrigeração e propelentes de aerossol. O CO2, além de emitido por vários processos naturais, como a respiração dos animais e plantas e decomposição de matéria orgânica, também é emitido pelo homem por meio, principalmente, da queima de combustíveis fósseis.

Na natureza há um equilíbrio entre os gases emitidos e os absorvidos pelo mar e pelas florestas. Contudo, quando nessa equação entram as emissões protagonizadas pelo homem, começa a haver um desequilíbrio que leva ao aumento do efeito estufa e, consequentemente, da temperatura média do planeta.

Dessa forma, quando se fala em acabar ou diminuir o efeito estufa, estamos falando em diminuir a parte da emissão da qual somos responsáveis, e não acabar com o fenômeno completamente.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: klem@s on Foter.com / CC BY-NC-ND

Para saber mais:

https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/

http://www.environment.gov.au/climate-change/climate-science-data/climate-science/greenhouse-effect

Outros divulgares:

Vídeo do canal Minuto da Terra sobre o Efeito Estufa

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *