Facebook Twitter Instagram YouTube

Não entre em pânico! (V.3, N.5, P.8, 2020)

Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Foto do carro da Tesla que foi lançado ao espaço em 2018 com um manequim chamado de “Spaceman”. Na foto é possível ver o manequim de costas vestido com um traje espacial da SpaceX sentado no banco do motorista com a frente do carro voltada em direção à Terra, vista ao longe. No painel do carro pode-se ler as palavras “Don’t Panic” em referência à série de Douglas Adams.

Qual é a resposta para o sentido da vida, do universo e tudo mais? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares (e com a cotação do dia, podemos dizer que ela está bem valorizada). E se eu te dissesse que ela já foi respondida?! Pode até ser que não tenhamos compreendido a resposta, ou ainda que ela seja duvidosa. Alguns dirão até que é fictícia – fake news! Mas ela estava lá: 42! Em um livro que muitos autores aqui do Guia dos Entusiastas da Ciência (GEC) admiram muito. De certa forma, essa obra até serviu de inspiração para o nome do nosso blog.

Se você ainda não sabe do que estamos falando, você pre-ci-sa conhecer o “Guia do mochileiro das galáxias”. O livro contém diversas dicas essenciais para um mochileiro que pretende se aventurar por outras galáxias, como: Não entre em pânico! E a mais valiosa delas, nunca esqueça sua toalha. Nas palavras do GUIA:

“[…] uma toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho […]; pode deitar-se sobre ela […]; você pode dormir debaixo dela […]; pode usá-la como vela para descer numa mini jangada […]; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas […]; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. Porém, o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. […] se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

Douglas Adams, autor da fantástica trilogia de 5 livros, narra com doses de humor e muita perspicácia como sobreviver em um universo fictício com analogias aos desafios do mundo real, como a insensatez de políticos corruptos e despreparados, nosso consumismo exacerbado, o preconceito e muito mais. Para homenagear a memória do autor, que faleceu em 11 de maio de 2001, os fãs decidiram (depois de muita discussão), duas semanas após sua morte, declarar a data como o Dia da Toalha. Como o universo que Douglas Adams criou estava cheio de absurdos e aleatoriedade, apesar de não apresentar nenhuma correlação e/ou casualidade, pode ter sido uma escolha adequada, afinal. E se você precisar de um motivo adicional: se você adicionar os números hexadecimais 25 e 5 e converter o resultado em decimal, obterá 42!

Dia 25 de maio também é uma data especial pois se comemora o aniversário da estreia do filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, que ocorreu em 1977. Assimcomo haviam algumas qualidades  relacionadas a Douglas; e principalmente às suas obras, que incentivam e valorizam a cultura nerd – essa data também passou a ser considerada o Dia do Orgulho Nerd, a partir de 2006.

Nem sempre ser nerd foi motivo de orgulho, porém com a popularização do universo geek, das HQs, dos jogos de tabuleiro e cartas, sem falar de diversos outros filmes e séries de ficção científica, essa comunidade aprendeu a interagir e se fortaleceu. A internet também foi um motivador desse processo. Neste ano, em plena pandemia, a internet será também um instrumento essencial para a comemoração da data, que ganha um status ainda mais especial, pois fazem 42 anos desde o lançamento da série de rádio que deu origem ao livro, em 1978. O link para os eventos online podem ser encontrados abaixo. Pegue sua toalha e não entre em pânico, nos encontraremos lá!

* E é claro que não vamos desapontar nossos queridos nerds, deixei uma mensagem secreta no texto. Encontrou? Então deixe sua descoberta nos comentários.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: SpaceX / CC0

Para saber mais:

https://www.vailendo.com.br/entenda-a-importancia-das-toalhas/

https://vejasp.abril.com.br/cidades/nerds-orgulho/

http://www.obrigadopelospeixes.com/

https://www.facebook.com/obrigadopelospeixes

https://www.youtube.com/channel/UC3EqWP10FcCGi7v66FNvswg

http://towelday.org/faq/#whydate

https://ataberna.net/livros/o-42-de-douglas-adams-uma-teoria-interessante-sobre-o-sentido-de-tudo/

https://www.facebook.com/276710412383657/photos/a.414413855279978.99986.276710412383657/1322670814454273/?type=3&theater

https://www.tecmundo.com.br/produto/153064-dia-orgulho-nerd-comemorado-25-maio.htm

https://www.tecmundo.com.br/produto/153077-nerd-significa-termo-tao-popular.htm?f

https://www.tecmundo.com.br/produto/153162-especial-dia-orgulho-nerd-tipo-nerd-voce.htm?f

https://www.tecmundo.com.br/produto/153064-dia-orgulho-nerd-comemorado-25-maio.htm?f

https://canaltech.com.br/entretenimento/por-que-25-de-maio-e-o-dia-do-orgulho-nerd-67401/

https://super.abril.com.br/cultura/o-que-e-dia-da-toalha-e-por-que-ele-e-comemorado-na-data-errada/

Evento:

https://www.facebook.com/events/523129801715611/

http://towelday.org/

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado. Obrigatório *