Ciência POP #14 (V.3, N.6, P.6, 2020)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Trifólio símbolo da radiação sobre um fundo preto. Um círculo central amarelo claro luminoso com três pás da mesma cor saindo dele.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #14!

Este texto não contém spoilers

Radioactive (2019) – 1 hora e 51 minutos

Radioactive conta a história da polonesa Maria Skłodowska, mais conhecida como Marie Curie, aqui interpretada por Rosamund Pike, desde sua chegada à França e seu casamento com Pierre Curie, interpretado por Sam Riley, até seu trágico fim por uma leucemia causada pela exposição constante à radiação em suas pesquisas. Marie foi a primeira mulher a ser laureada com o Prêmio Nobel e também foi a primeira pessoa a ganhá-lo duas vezes, um Nobel de Física e um Nobel de Química. O filme conta com a direção de Marjane Satrapi, famosa por sua obra Persepolis, e é baseado em Radioactive: Marie & Pierre Curie: A Tale of Love and Fallout de Lauren Redniss.

O início do fim / Fat Man and Little Boy (1989) – 2 horas e 6 minutos

O início do fim segue os passos do cientista Robert Oppenheimer, interpretado por Dwight Schultz, durante o desenvolvimento da primeira bomba atômica no ultra-secreto Projeto Manhattan, após ser recrutado pelo Coronel Leslie Groves, interpretado por Paul Newman. Em meio à Segunda Guerra Mundial, ao medo de que os nazistas desenvolvam a bomba antes e de que os soviéticos tenham espiões no projeto, Oppenheimer e Groves têm diversos atritos ao longo do filme, mas ao fim os testes são um sucesso e duas bombas diferentes são fabricadas, apelidadas de Little Boy (pequeno menino), lançada sobre Hiroshima, e Fat Man (homem gordo), lançada sobre Nagasaki.

Trinity: A história em quadrinhos da primeira bomba atômica / Trinity: A Graphic History of the First Atomic Bomb (2012) – 153 páginas

História em quadrinhos de autoria de Jonathan Fetter-Vorm que conta a história de Trinity, o primeiro teste de bomba atômica da história, feito no estado do Novo México nos EUA, passando pelo projeto de pesquisa que o precedeu e pelos desdobramentos da criação da primeira bomba atômica. Fetter-Vorm é um autor de histórias em quadrinho de não-ficção e, além de Trinity, tem publicados Moonbound: Apollo 11 and the Dream of Spaceflight (sobre a ida do homem à Lua) e Battle Lines: A Graphic History of the Civil War (sobre a Guerra Civil estadunidense).

Gen Pés Descalços / Hadashi no Gen (1973)

Gen Pés Descalços é originalmente um mangá publicado no Japão entre 1973 e 1987, mas também foi publicado no Brasil pela editora Conrad em duas oportunidades, a última delas em 10 volumes em 2011, e possui várias adaptações para anime. Na história acompanhamos Gen, um garoto de seis anos que sobreviveu à bomba que atingiu Hiroshima, e sua jornada com sua mãe e irmã recém-nascida em meio a toda a destruição e efeitos causados pela guerra. Gen Pés Descalços é na verdade uma autobiografia de seu autor, Keiji Nakazawa, que era uma criança quando  bomba atingiu sua cidade.

Chernobyl (2019) – 5 episódios de aproximadamente 1 hora cada

Minissérie premiada produzida pela HBO que conta a história do desastre de Chernobyl ocorrido em abril de 1986. Ao longo da série vemos como tudo aconteceu e acompanhamos o químico Valery Legasov, cientista interpretado por Jared Harris recrutado para remediar o problema. A missão, sob o comando do político Boris Shcherbina, interpretado por Stellan Skarsgård, visava evitar um desastre ainda maior que poderia matar milhões de pessoas. Com o apoio de Ulana Khomyuk, personagem ficcional interpretada por Emily Watson que representa todos os cientistas que trabalharam com Legasov no caso, isso é evitado, mas ainda há verdades que precisam vir à tona e isso muda para sempre a vida de Legasov. Chernobyl pode ser visto na HBO Go.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *