Facebook Twitter Instagram YouTube

Ciência POP #13 (V.3, N.6, P.4, 2020)

Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade Cartaz preso a um pedaço de madeira com o céu azul ao fundo. O fundo do cartaz é preto e no centro há o planeta Terra provavelmente pintado à mão, com o oceano em azul e os continentes em verde. Escrito no cartaz existem as palavras “ONE WORLD” que significam “UM MUNDO”.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #13!

Este texto não contém spoilers

O Dia Depois de Amanhã / The Day After Tomorrow (2004) – 2 horas e 4 minutos

Talvez você já tenha assistido este filme, ele passou muitas vezes na Tela Quente e mais ainda na TV a cabo, mesmo assim vale a pena ver de novo. Em O Dia Depois de Amanhã o climatologista Jack Hall, interpretado por Dennis Quaid, faz parte da Aliança Polar, um grupo responsável por proteger o Ártico. Em uma expedição, Jack testemunha uma calota polar gigantesca se rompendo, possivelmente devido à perfuração do gelo feita por um empresário ganancioso em busca de petróleo. Ele apresenta suas descobertas e hipóteses às Nações Unidas, prevendo uma catástrofe climática nas próximas décadas ou séculos, mas desagrada o Vice-Presidente dos EUA e vê seus esforços irem por água abaixo. Jack estava errado, a catástrofe ocorrerá nos próximos dias, alterando drasticamente o hemisfério norte e vitimando milhões de pessoas. Agora ele precisa não somente convencer as autoridades a agirem, como também salvar seu filho Sam, interpretado por Jake Gyllenhaal, preso em Nova Iorque, bem no centro de tudo.

Expresso do amanhã / Snowpiercer (2013) – 2 horas e 6 minutos

Expresso do Amanhã, dirigido pelo ganhador do Oscar de melhor diretor Bong Joon-ho, acompanha um trem onde vivem talvez os últimos humanos vivos da Terra. Após uma tentativa de controlar o Aquecimento Global dar terrivelmente errado, causando uma nova era glacial, o Snowpiercer dá voltas ao mundo com o que restou da humanidade. Construído pelo magnata Wilford, interpretado por Ed Harris, o trem tem uma forte divisão por classe social, de forma que os que estão nos últimos vagões muitas vezes são obrigados a recorrer ao canibalismo para não morrerem de fome, enquanto as pessoas dos vagões da frente vivem livre e sem preocupações. Para tentar acabar com esse sistema injusto, Curtis Everett, interpretado por Chris Evans, inicia uma revolução e agora ele e seu grupo farão de tudo para chegar até Wilford. Expresso do Amanhã recentemente foi adaptado para série na Netflix, com episódios semanais.

A Era da Estupidez / The Age of Stupid (2009) – 1 hora e 32 minutos

A Era da Estupidez é um drama-documentário em que um arquivista do ano de 2055, interpretado por Pete Postlethwaite, é o guardião de toda a humanidade, tendo espécies de animais, livros e tudo o que já foi produzido em seu arquivo em um lugar seguro no meio de um mundo pós-apocalíptico. Consultando seu computador, o arquivista busca respostas à pergunta “quando poderíamos ter salvo a nós mesmos?” e encontra várias. Seis histórias são mostradas. Uma família inglesa que visita uma geleira, vê como ela está derretendo cada vez mais e, ao voltar a seu país, tenta fazer algo a respeito, mas o pai é impedido de iniciar a construção de um parque eólico por moradores porque isso “estragaria a vista”. Uma mulher nigeriana que viu uma empresa petrolífera explorar seu país, mas ao invés de ter sua vida melhorada com a riqueza encontrada, a vê ficar cada vez mais difícil. Histórias que mostram que sabíamos há muito tempo que algo estava errado, mas não fizemos nada por egoísmo, para preservar nosso estilo de vida.

Contaminação / The thaw (2014) – 1 hora e 34 minutos

Contaminação é um filme de suspense que se passa no Alasca, onde o Dr. David Kruipen, interpretado por Val Kilmer, é documentarista e faz pesquisas sobre o Aquecimento Global. Em uma expedição, ele e sua equipe encontram um urso-polar muito magro e o acertam com um dardo tranquilizante para estudá-lo. Ao observarem o local, percebem que o urso estava se alimentando da carne de um mamute desenterrado devido ao derretimento do gelo. Sem saber ao que estavam expostos, um após o outro eles começam a adoecer. Ao mesmo tempo, a filha do Dr. Kruipen, Evelyn, interpretada por Martha MacIsaac, chega à base vazia com três estudantes e um amigo de seu pai e piloto do helicóptero. Lá dentro eles não encontram ninguém, mas encontram a carcaça do urso, morto recentemente. Sem saber o que aconteceu, o grupo permanece na base e obviamente se dá mal.

O Presidente das Ilhas / The Island President (2011) – 1 hora e 41 minutos

O Presidente das Ilhas é um documentário que acompanha o na época recém-eleito Presidente das Maldivas Mohamed Nasheed, desde sua eleição, após anos preso pela ditadura que governava o país, até seu papel na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2009. As Maldivas, ilhas paradisíacas no Oceano Índico, veem o nível do mar subir ano após ano ameaçando a vida de seus cidadãos, além de ver desastres naturais destruírem ilhas inteiras. Nasheed fez todo o possível para atrair a atenção da comunidade internacional para este problema global e teve papel importante na assinatura do Acordo de Copenhague. Anos depois foi obrigado a renunciar por um golpe militar, sendo preso um tempo depois. Em 2018 teve a sentença anulada pela Suprema Corte.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Foto de Markus Spiske no Pexels

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado. Obrigatório *