Facebook Twitter Instagram YouTube

Ciência POP #11 (V.3, N.5, P.9, 2020)

Tempo de leitura: 4 minutos
#acessibilidade Imagem da Lua do filme Le Voyage dans la lune (Viagem à Lua), do diretor Georges Méliès. Em preto e branco é possível ver a Lua com um rosto e um projétil encravado em seu olho direito.

Continuando nossa série de posts onde listamos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência, bem-vindo(a) ao Ciência POP #11!

Este texto não contém spoilers

Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo / Apollo 13 (1995) – 2 horas e 20 minutos

O filme conta a história da missão Apollo 13, que deveria ter sido a terceira a levar homens à superfície da Lua, mas por falhas técnicas se tornou o momento de maior tensão de toda a corrida espacial. Jim Lovell, um astronauta veterano interpretado por Tom HanksFred Haise, interpretado por Bill Paxton, e John Swigert, interpretado por Kevin Bacon, tem sua jornada contada ao longo do filme, desde o momento antes de serem escolhidos como a tripulação da Apollo 13, até sua volta à Terra. Você talvez seja muito jovem para se lembrar, então este filme pode te servir como uma aula de história além de entretenimento (apesar de ter algumas imprecisões históricas, veja no link ao final do texto). Apollo 13 está disponível na Netflix, YouTube e Google Play.

Lunar / Moon (2009) – 1 hora e 37 minutos

Em um futuro não muito distante a empresa fictícia Lunar Industries descobriu um jeito de transformar hélio-3 minerado da superfície da face oculta da Lua em uma fonte de energia limpa. Para isso uma base lunar foi instalada, contando com a inteligência artificial Gerty, dublado por Kevin Spacey, e Sam Bell, interpretado por Sam Rockwell, que deve garantir que as três escavadeiras permaneçam funcionando. Quando o período de seu contrato de três anos com a empresa está quase acabando, coisas estranhas começam a acontecer e ele percebe que talvez tenham mentido para ele esse tempo todo. Lunar está disponível no YouTube e Google Play.

The Police – Walking on the Moon (1979)

Música escrita por Sting, Walking on the Moon foi lançada em um dos álbuns de maior sucesso da banda e foi um hit na época. Ela teria sido inspirada em uma namorada do músico, já que “being in love is to be relieved of gravity”. Acompanhe a letra e o clipe.

Giant steps are what you take
Walking on the moon
I hope my legs don’t break
Walking on the moon
We could walk forever
Walking on the moon
We could live together
Walking on, walking on the moon

Walking back from your house
Walking on the moon
Walking back from your house
Walking on the moon
Feet they hardly touch the ground
Walking on the moon
My feet don’t hardly make no sound
Walking on, walking on the moon

Some may say
I’m wishing my days away
No way
And if it’s the price I pay
Some say
Tomorrow’s another day
You stay
I may as well play

Giant steps are what you take
Walking on the moon
I hope my legs don’t break
Walking on the moon
We could walk forever
Walking on the moon
We could be together
Walking on, walking on the moon

Some may say
I’m wishing my days away
No way
And if it’s the price I pay
Some say
Tomorrow’s another day
You stay
I may as well play

Keep it up, keep it up

Apollo 18 – A Missão Proibida / Apollo 18 (2011) – 1 hora e 26 minutos

Suspense no estilo found footage de uma missão fictícia à Lua, com todas as cenas sendo gravadas por câmeras posicionadas como se fossem câmeras oficiais da NASA. Os astronautas Benjamin “Ben” Anderson, interpretado por Warren Christie, Nathan “Nate” Walker, interpretado por Lloyd Owen, e John Grey, interpretado por Ryan Robbins, são enviados pelo Departamento de Defesa para instalar detectores de mísseis balísticos soviéticos, mas depois que Ben e Nate chegam à superfície encontram o módulo soviético vazio. Com um cosmonauta desaparecido e a situação ficando cada vez mais sinistra, os dois terão de fazer o possível para conseguirem voltar para casa a salvo.

O primeiro homem / First Man (2018) – 2 horas e 21 minutos

Filme biográfico que conta a história de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua. Acompanhamos Neil, aqui interpretado por Ryan Gosling, desde quando era um piloto de teste até a ida à Lua, passando pela perda de diversos amigos em acidentes que antecederam a Apollo 11 e pela famosa frase “That’s one small step for man, one giant leap for mankind”. Com efeitos especiais dignos de um Oscar, O primeiro homem está disponível no YouTube e Google Play.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Georges Méliès / Public domain

Para saber mais:

Leia nosso texto Se o homem foi à Lua em 1969, por que nunca voltou? (spoiler: voltou várias vezes)

Outros divulgadores:

Vídeo História no filme Apollo 13 do canal Nerdologia no YouTube

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado. Obrigatório *