Facebook Twitter Instagram YouTube

Ciência POP #1 (V.3, N.3, P.4, 2020)

Tempo de leitura: 3 minutos
#acessibilidade Representação de glóbulos vermelhos no interior de uma veia.

Nesta época de dificuldade em que devemos passar bastante tempo em casa decidimos iniciar uma nova série de posts onde listaremos semanalmente cinco filmes, séries, animações ou outras obras que tenham cientistas como seus personagens principais ou que tenham como tema principal a ciência. Bem-vindo(a) ao Ciência POP #1!

Este texto não contém spoilers

Contato / Contact (1997) – 2 horas e 29 minutos

Neste drama ficcional a dra. Eleanor “Ellie” Arroway, interpretada por Jodie Foster, é uma cientista da SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), grupo que busca por inteligência extraterrestre no espaço. Em um contexto de cortes de verbas, dra. Ellie encontra fortes evidências de vida extraterrestre vindas de uma estrela distante e o filme acompanha os desdobramentos de tal descoberta: a reação do governo e dos civis, divergências entre ciência e religião, a escolha da pessoa que fará o primeiro contato e a construção da máquina que tornará isso possível. Contato, inspirado no livro de Carl Sagan, está disponível para compra e aluguel no YouTube.

Marte / Mars, primeira temporada (2016) – 6 episódios com em média 45 minutos

A série de televisão Marte, produzida pela National Geographic, mescla os gêneros ficção e documentário. Em sua primeira temporada, disponível na Netflix, alguns astronautas são enviados a Marte para serem os primeiros seres humanos a pisarem em solo marciano e para montarem uma base no planeta. As irmãs gêmeas Hana e Joon Seung, ambas interpretadas pela coreana Jihae, são as personagens principais e respectivamente pilota e CAPCOM da missão (a responsável por se comunicar com os astronautas da Terra). Durante os episódios há pequenos trechos em que cientistas como Neil deGrasse Tyson e Robert Zubrin comentam como os acontecimentos da séria se dariam no mundo real. A série também tem comentários do bilionário Elon Musk, fundador, CEO e CTO da SpaceX, empresa que planeja enviar humanos a Marte nos próximos anos. A segunda temporada foi lançada em 2018 e existe ainda uma prequel chamada Antes de Marte que conta a vida das duas personagens principais quando eram crianças.

Osmosis Jones (2001) – 1 hora e 35 minutos

Frank DeTorre, interpretado por Bill Murray, é um homem de meia idade e hábitos de higiene questionáveis que repentinamente fica doente. Dentro de seu corpo, nomeado por seus habitantes como “Cidade de Frank”, um glóbulo branco antropomórfico chamado Osmosis Jones, dublado por Chris Rock, e um remédio chamado Drixenol Koldreliff (ou apenas Drix), dublado por David Hyde Pierce, se juntam para combater a ameaça Thrax, um vírus perigoso dublado por Laurence Fishburne, antes que cause a morte de Frank. O filme alterna entre animação, mostrando o que acontece dentro do corpo de Frank, e live-action, quando vemos os efeitos da doença na vida real. Uma comédia para se divertir e para relembrar um pouquinho de biologia.

Cells at Work! / Hataraku Saibou, primeira temporada (2018) – 14 episódios de 23 minutos

Cells at Work! (células no trabalho em tradução livre) é um anime inspirado no mangá de mesmo nome. Nele células antropomórficas, com destaque para a glóbulo vermelho AE3803 e o glóbulo branco U-1146, vivem em uma cidade que na verdade é um corpo humano, com cada célula cumprindo uma função que é a abstração de sua função real. Os glóbulos brancos combatem invasores, os glóbulos vermelhos transportam nutrientes e caixas de oxigênio pela cidade e as fofíssimas plaquetas tratam de fechar feridas no corpo. Acompanhe momentos de comédia, ação frenética, possivelmente romance (esperamos que sim) e muito aprendizado pelo Crunchyroll ou pela Netflix.

Estrelas além do tempo / Hidden Figures (2016) – 2 horas e 6 minutos

Estrelas além do tempo é um drama biográfico que conta a história de três matemáticas negras da NASA que foram extremamente importantes para que a ida do homem à Lua fosse possível: Katherine Johnson, matemática interpretada por Taraji P. HensonDorothy Vaughan, matemática e supervisora interpretada por Octavia SpencerMary Jackson, matemática e engenheira interpretada por Janelle Monáe. Por se passar no início dos anos 60, época de Guerra Fria e em que a segregação racial nos EUA ainda se fazia muito presente, as três precisaram enfrentar a discriminação além dos desafios da carreira. Katherine Johnson faleceu em 24 de fevereiro de 2020, mas felizmente você ainda pode conhecer sua história e sua contribuição à ciência neste filme, disponível para compra  aluguel no YouTube e Google Play Filmes.

E você, conhece algum que não está nesta lista? Indica pra gente nos comentários!

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Pixabay

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado. Obrigatório *