Jogos deixam VOCÊ violento? (V.2, N.3, P.2, 2019)

Facebook Twitter Instagram YouTube Spotify
Tempo de leitura: 2 minutos
#acessibilidade Ilustração de um cogumelo do jogo Mario Bros. com expressão de bravo.

Você certamente já leu ou ouviu alguém colocando a culpa de tragédias na influência dos vídeo games, não é? Mas até que ponto isso é verdade? Esses atos são causados pela influência dos vídeo games?

Colocar a culpa unicamente nos jogos ignorando outros fatores não é algo novo. Essa culpa já foi da televisão, dos filmes, dos quadrinhos, de estilos de música, etc.

Existem diversos estudos com diferentes metodologias sobre a influência de vídeo games violentos no comportamento das pessoas, especialmente de crianças e adolescentes. A partir de metanálises (revisões de estudos sobre um mesmo tema para tentar apontar uma conclusão) é possível afirmar que jogos têm sim influência.

A agressividade parece aumentar em pessoas que jogam jogos violentos, bem como comportamentos agressivos (se você já jogou uma partida de FIFA online provavelmente já sabe disso). Ainda assim, há várias causas para esse tipo de comportamento: algumas pessoas são naturalmente mais violentas que outras, existem fatores hormonais, transtornos psíquicos, fatores sociais e fatores culturais, como os jogos.

Dessensibilização e queda da empatia também foram observadas. Assistir atos violentos em jogos faria pessoas sentirem menos impacto ao verem isso na vida real.

Apesar da relação com a agressividade, há pouca ou nenhuma evidência de relação entre comportamento violento e jogos de vídeo game. Enquanto a agressividade pode ser usada em modalidades esportivas, por exemplo, e é útil para enfrentarmos a vida, a violência quase sempre implica o uso de força contra o outro. Pessoas mais agressivas não necessariamente cometem crimes.

Da mesma forma, pessoas que jogam jogos que estimulam a cooperação tendem a agir de forma mais cooperativa, a trabalhar melhor em equipe. Outros podem melhorar a memória e cognição e ainda existem jogos educacionais e voltados a atividades físicas.

Afinal, jogos deixam você violento? Ao que tudo indica, não. Eles aumentam a agressividade e diminuem a sensibilidade à violência, mas, da mesma forma que jogar banco imobiliário não te fez ser rico e jogar PES não fez de você o novo Pelé, jogar jogos de tiro não vai fazer de você um assassino.

Respeite a classificação indicativa do jogo e divirta-se.

Fontes:

Fonte da imagem destacada: Imagem de Colin Behrens por Pixabay

https://www.boatos.org/brasil/jovem-tenta-subir-arco-de-osasco-e-tem-foto-de-sonic-no-perfil-diz-hoax.html

https://www.apa.org/pi/families/review-video-games.pdf

https://www.pnas.org/content/115/40/9882

http://www.educationalneuroscience.org.uk/resources/neuromyth-or-neurofact/violent-video-games-make-children-more-violent/

http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/03/a-ciencia-e-os-videogames/

http://today.ttu.edu/posts/2015/05/cooperative-video-game-play-elicits-pro-social-behavior

Para saber mais:

https://adc.bmj.com/content/98/5/341

http://www.center4research.org/violent-video-games-can-increase-aggression/

https://theintercept.com/2019/03/14/a-raiva-dos-meninos-de-suzano/

Outros divulgadores:

Vídeo do canal Nerdologia no YouTube sobre games e violência

Texto de Carlos Orsi para a Revista Questão de Ciência

Texto do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP

Compartilhe:

Responder

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *