Encontro inaugural do clube de leitura: Literatura de ficção-científica feita por mulheres

Clube de leitura: Literatura de ficção-científica feita por mulheres
Data: : Sexta, 6 de Abril de 2018 14:00 - 16:00


 cartaz encontro inaugural do clube de leitura literatura de ficcao cientifica feita por mulheres ufabc


Literatura de ficção-científica feita por mulheres: um clube de leitura

A ficção científica, historicamente, é considerada como um subgênero literário masculino. Entretanto, atualmente é possível observar a emergência de livros e contos escritos por mulheres no interior dessa temática, o que implica também a inclusão de questões como assimetrias de gênero,o impacto da tecnologia nas sociedades contemporâneas e a importância da periferia dos grandes centros de desenvolvimento. As obras escritas por mulheres têm desafiado o leitor a imaginar realidades nas quais questões de gênero e sexualidade são reinventadas, aproximando as utopias e as distopias dos problemas imanentes da realidade concreta.

Diante disso, o clube de leitura "Literatura de ficção-científica feita por mulheres", que integra as ações de cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC, tem como objetivo organizar encontros voltados à discussão de obras de ficção científica escritas por mulheres, a fim de provocar reflexões sobre os papéis atribuídos aos sexos através da construção de gêneros, assim como questões relacionadas ao feminismo e suas implicações para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Além disso, o objetivo de democratizar o acesso à literatura de ficção-científica e promover sua desmistificação guia todos os empreendimentos deste projeto.

O objetivo do clube é discutir, mensalmente, ao menos uma obra de ficção-científica de autoria de uma mulher, abarcando desde o Frankenstein, de Mary Shelley até obras contemporâneas de autoras como Margaret Atwood, Ursula Le Guin e Octavia Butler.

Gratuito e aberto ao público!

O encontro inaugural que contará com a presença de Lady Sybylla, autora da coletânea brasileira de contos de ficção científica "Universo Desconstruído" num bate papo sobre a representatividade da mulher no interior da literatura de ficção científica.

Livro do mês: O conto da Aia, Margaret Atwood.

Sexta-feira, dia 06 de abril de 2018, das 14h às 16h, na sala A102-0, Bloco A, campus Santo André da UFABC.

 

Endereço :
Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP, 09210-580, Brasil

 

Mapa :


 

Todas as Datas:


  • Sexta, 6 de Abril de 2018 14:00 - 16:00
 

Fornecido por iCagenda