Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC) começou suas atividades em 2010 como um projeto de extensão idealizado por alunos de graduação da Universidade Federal do ABC.
Desde o início, buscou-se promover o acesso das comunidades populares da região do ABC ao ensino superior de qualidade, oferecendo um curso preparatório gratuito voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – utilizado na seleção de alunos para UFABC.
Após 10 anos de existência (em 2019) e agora como um programa permanente de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, já atendeu cerca de 4500 alunos, todos provenientes de ensino público.

 

Atualmente a EPUFABC possui em seu rol 22 disciplinas:

Além de aulões abertos para o público, laboratórios didáticos e experimentais, grupos de estudos, simulados durante o ano com questões autorais e formação continuada para professores.
Anualmente são disponibilizadas 633 vagas distribuídas entre os campi de Santo André e São Bernardo do Campo, com aulas de Segunda a Sexta-Feira. São duas turmas no período vespertino (13h30 às 18h) e duas turmas no período noturno (18h45 às 22h45) em Santo André e duas turmas no período vespertino (13h30 às 18h) em São Bernardo do Campo. Além disso, existem vagas para alunos surdos, refugiados, profissionais terceirizados vinculados à UFABC, transexuais e travestis.