SOBRE

A Escola Preparatória da UFABC

A Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC) começou suas atividades em 2010 como um projeto de extensão idealizado por alunos de graduação da Universidade Federal do ABC. Desde o início, buscou-se promover o acesso das comunidades populares da região do ABC ao ensino superior de qualidade, oferecendo um curso preparatório gratuito voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – utilizado na seleção de alunos para UFABC. Após 10 anos de existência (em 2019) e agora como um programa permanente de extensão vinculado à  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, já atendeu cerca de 4500 alunos , todos provenientes de ensino público.

Grade curricular

Atualmente a EPUFABC possui 23 disciplinas em sua grade:

Além de aulões abertos para o público, laboratórios didáticos e experimentais, aulas interdisciplinares, monitorias, grupos de estudos, simulados durante o ano com questões autorais e formação continuada para professores.

Por ano são disponibilizadas 633 vagas presenciais distribuídas entre os campi de Santo André e São Bernardo do Campo, com aulas de Segunda a Sexta-Feira. São duas turmas no período vespertino (13h30min às 18h00min) e duas turmas no período noturno (18h45min às 22h45min) em Santo André e duas turmas no período vespertino (13h30min às 18h00min) em São Bernardo do Campo. Além disso, existem vagas para alunos surdos, refugiados, profissionais terceirizados vinculados à UFABC, transexuais e travestis. 


Desde Março de 2020 a Escola Preparatória da UFABC vem desenvolvendo suas atividades de maneira remota, devido a emergência epidemiológica causada pelo Novo Coronavírus. Sendo uma entidade respaldada no compromisso científico e vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, informamos que a estrutura virtual será mantida enquanto houver riscos para a comunidade . A Universidade Federal do ABC, em seus canais de comunicação oficiais, disponibiliza periodicamente um boletim informativo da situação epidemiológica da região do ABC Paulista, informando também as fases atuais do plano de retomada gradual das atividades presenciais nos campi. Considerando a EPUFABC como um programa de extensão, no qual as atividades presenciais seriam liberadas apenas na fase 4 do plano supracitado, informamos também que a EPUFABC 2022 será INTEGRALMENTE remota.