Como é o Novo Coronavírus?

Os coronavírus são vírus causadores de infecções respiratórias e intestinais, que circulam entre diversos animais como: morcegos, gatos, camelos, lagartos e cobras e, também, no ser humano. Em determinados momentos da história, alguns desses vírus “pularam” dos animais para o homem e, como nosso sistema imunológico ainda não estava preparado, eles se tornaram agressivos. É o caso do Novo Coronavírus, causador da COVID-19.

Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em 1937, mas só em 1965 receberam essa nomenclatura devido às suas características morfológicas em forma de coroa (daí a palavra corona). Eles são formados basicamente pelo seu material genético composto de RNA (ácido ribonucleico), uma membrana de lipídeos (por isso é importante lavar as mãos com sabão) e proteínas em formato de spike (espinho). 

VANGUARD CV | Zoetis US
Vacina canina contra coronavírus. Reprodução Zoetis.

É comum que, ao longo da vida, as pessoas se infectem com algum tipo de coronavírus de gravidade leve a moderada, principalmente crianças pequenas. Dentre os coronavírus mais comuns que infectam seres humanos, estão os alpha coronavírus 229E e NL63 (as siglas se referem a identidade das espécies), e os beta coronavírus OC43 e HKU1. Os cães também podem ser contaminados com um tipo de coronavírus, o CCoV que causa problemas gástricos, podendo levar o animal à morte. Para eles já existe vacina, as famosas V8 e V10. Entretanto, como estamos falando de tipos diferentes de vírus e hospedeiros, essa vacina não possui efeito na prevenção da COVID-19 (cuidado com as fake news!).

 

O SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus, pertence à mesma família da qual também estão incluídos os coronavírus causadores da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e da MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio). A SARS foi relatada pela primeira vez em 2002, na China, disseminando-se rapidamente na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Ela foi responsável por infectar mais de 8 mil pessoas e causar, em média, 800 mortes. A epidemia foi controlada em 2003 e, desde 2004, não houve mais nenhum caso relatado. 

 

Em 2012, na Arábia Saudita, foi identificado um novo tipo de coronavírus que se disseminou para outros países do Oriente Médio, Europa e África. Devido à localização dos casos, essa doença foi chamada de Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), sendo ela responsável pela morte de aproximadamente 860 pessoas. Tanto a SARS quanto a MERS são doenças causadoras de infecções respiratórias graves.

O Novo Coronavírus foi detectado pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan (China)*, sendo o provável epicentro da doença um grande mercado de animais vivos. Ainda não se sabe exatamente como o vírus surgiu, mas um estudo publicado na revista Nature, em 26 de março, indica que esse vírus tenha vindo dos morcegos e “pulado” para um animal parecido com o tatu, chamado pangolim, que por sua vez passou a doença para os seres humanos. A carne e as escamas do pangolim são muito apreciadas na alimentação e na medicina tradicional chinesa.

 

Representação artística do coronavírus.

Alguns estudos apontaram que o SARS-CoV-2 se aproveita de uma proteína presente na superfície das células de diversas partes do corpo, sobretudo dos pulmões. Ele reconhece a proteína, entra na célula e se reproduz. A dificuldade de respirar e a tosse surgem quando os pulmões tentam se livrar da infecção, sendo esses os principais sintomas da doença.

Desde dezembro de 2019, o Novo Coronavírus se espalhou rapidamente e, após cerca de 4 meses, já registrou em torno de 1 milhão e 400 mil infectados e 80 mil mortes no mundo todo (dados de Abril/2020).

*ATUALIZAÇÃO: De acordo com amostras obtidas em diversos pontos do mundo, sabe-se que o Novo Coronavírus circunda nos centros urbanos antes do estopim dado em Wuhan. Amostras de esgoto de Outubro/Novembro 2019 de, pelo menos, quatro países (entre eles a Espanha e o Brasil), apontaram a presença do vírus.

Escrito por Rafaela Garrido Boffette

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-n-CoV). Brasília: [Ministério da Saúde], 2020.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. É falso que vacina para cachorro combate o Novo Coronavírus. Portal do Governo, 2020. Disponível em: É falso que vacina para cachorro combate novo coronavírus. Acesso em: 06 de abril de 2020.

MOTA, Camilla Veras . Coronavírus: as respostas para as perguntas mais buscadas pelos brasileiros no Google. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: Coronavírus: as respostas para as perguntas mais buscadas pelos brasileiros no Google. Acesso em: 06 de abril de 2020.

NAVAS, María Elena. Por que o novo coronavírus consegue se propagar com tanta eficiência. BBC News Mundo, 2020. Disponível em: Por que o novo coronavírus consegue se propagar com tanta eficiência. Acesso em: 06 de abril de 2020.

VARELLA, Drauzio. Perguntas e respostas sobre o Novo Coronavírus. Drauzio Varella, 2020. Disponível em: Perguntas e respostas sobre o novo coronavírus | Drauzio Varella. Acesso em: 06 de abril de 2020.