Anopheles - Wikipedia
Anopheles spp., mosquito vetor da Malária. Fonte: Wikimedia commons.

A hidroxicloroquina é um medicamento utilizado para o tratamento da malária, uma doença tropical perigosa, que afeta principalmente países tropicais, como os da América Latina e África e é causada por um parasita do gênero Plasmodium spp. (plasmódio), sendo transmitida por um mosquito de nome científico Anopheles spp..

Com o advento do Novo Coronavírus, uma pesquisa inicial publicada pela revista científica International Journal of Antimicrobial Agents, trouxe à tona dados da relação entre o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pessoas afetadas pela COVID-19.

Mas como pode um medicamento para malária ser utilizado para tratamento de uma doença viral, como a COVID-19? Acompanhe no infográfico abaixo:

 

Um dos principais pontos a considerarmos se relaciona com a precocidade de se divulgar resultados tão iniciais. Talvez a hidroxicloroquina possa se tornar uma aliada ao combate ao Novo Coronavírus, mas se exige cautela. Assim como o estardalhaço causado anteriormente pela fosfoetanolamina – que se demonstrou ineficaz após uma verdadeira análise de seus efeitos medicamentosos e colaterais -, a hidroxicloroquina deve ser vista com não apenas um, mas dois pés atrás.

 

Escrito por Leandro Teodoro Júnior

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alves, E., Maluf, F., Bueno, V. et al. Biliverdin targets enolase and eukaryotic initiation factor 2 (eIF2α) to reduce the growth of intraerythrocytic development of the malaria parasite Plasmodium falciparum. Sci Rep 6, 22093, 2016.

Andrade, R.O. A faxina do Plasmodium. Revista FAPESP, Ed. 245, 2016.

Gautret, P. et al. Hydroxychloroquine and azithromycin as a treatment of COVID-19: results of an open-label non-randomized clinical trial. International Journal of Antimicrobial Agents, 105949, 2020.

Biot, C. et al. Design and Synthesis of Hydroxyferroquine Derivatives with Antimalarial and Antiviral Activities. J. Med. Chem. 2006, 49, 9, 2845-2849, 2006.

Schoeman, D., Fielding, B.C. Coronavirus envelope protein: current knowledgeVirol J 16, 69, 2019.

Colson, P. et al. Chloroquine and hydroxychloroquine as available weapons to fight COVID-19. International Journal of Antimicrobial Agents, 105932, 2020.