Curso de Extensão: Antártica ou Antártida: como inserir as ciências polares no currículo do Ensino Básico (2018) - Inscrições abertas

foto divulga 1

 

Antártica ou Antártida? É um curso a distância de 60 horas/aula distribuídas ao longo de dez semanas. Há duas aulas presenciais, a inaugural e a final, e todas as demais acontecem on-line, mediadas pelo Moodle, e devem ser finalizadas em dez semanas. O curso, dirigido para professores do ensino básico do Brasil e de Portugal, é composto por roteiros de aulas, textos, videoaulas, jogos, sequências didáticas, imagens, desenvolvimento de projeto polar para aplicação em sala de aula, abordando os seguintes conteúdos: História do Continente, Vida animal e vegetal, Gelo e Clima.  

Os participantes do curso devem dedicar em média seis horas semanais para estudar os conteúdos do curso, realizar pesquisas e executar as atividades de aprendizagem. A avaliação será processual por meio da interação em grupos e fóruns de discussão, elaboração de sequências didáticas e projetos e atividades.

 

 

Público alvo: professores do Ensino Básico dos países de Língua Portuguesa

Pré-requisitos:

  • conhecimentos básicos de informática e navegação na internet;
  • possuir perfil no Facebook;
  • destinar 6h semanais para dedicação ao curso;
  • atuar como professor do Ensino Básico para realizar atividades do curso, ou ter acesso a uma sala de aula para poder aplicar as atividades.

Número de vagas: 200

Carga horária: 60 horas-aula (10 semanas)

Critérios de seleção: os candidatos devem atender a todos os pré-requisitos. A seleção será por ordem de inscrição. As vagas serão distribuídas por regiões na seguinte proporção*

  • Estado de São Paulo: 30%;
  • Outros países de Língua Portuguesa: 10%;
  • Restante do território nacional: 60%.

*Caso não haja inscrições suficientes de alguma das regiões especificadas, as vagas poderão ser remanejadas a critério da coordenação.

 

Aulas

Aulas presenciais (presença obrigatória):

Aula inaugural - dia 24/09 das 14h às 17h. Cursistas residentes na Região do ABC e na cidade de São Paulo deverão comparecer no campus da UFABC em Santo André (veja como chegar ao Campus); os demais deverão acompanhar a aula pela internet em endereço a ser fornecido em momento oportuno.

Os ausentes na aula inaugural terão sua matrícula cancelada.

Aula de encerramento: 26/11 das 14h às 17h. Apresentação de pôsteres presencial (campus Santo André) e via webconferência.

 

Inscrições prorrogadas até 16 de setembro de 2018; 

Inscrições e matrículas

ETAPA 1:

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC, acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "ANTÁRTICA OU ANTÁRTIDA: COMO INSERIR AS CIÊNCIAS POLARES NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO".

 

ETAPA 2: Responder questionário

Junto à confirmação da inscrição os selecionados receberão um questionário a ser respondido obrigatoriamente em até 72 horas a contar do envio do e-mail.

Serão matriculados no curso exclusivamente aqueles que responderam ao questionário.

 

ETAPA 3: Comparecer na aula inaugural

Os residentes na Região do ABC e na cidade de São Paulo devem comparecer fisicamente à aula inaugural a ser realizado em 24/09, das 14h às 17h, nas dependências da UFABC em Santo André. O número da sala será divulgado em ocasião oportuna.

Os cursistas residentes em outras regiões deverão comparecer à aula inaugural virtual. O endereço será fornecido em ocasião oportuna.

O não cumprimento dessa obrigatoriedade cancelará automaticamente a matrícula.

 

Certificação

Serão aprovados no curso com direito a certificado os cursistas que obtiverem frequência acima de 75% nas aulas e conceitos entre A, B, C. Todos os detalhes sobre o processo serão fornecidos durante a aula inaugural de presença obrigatória.

E-mail para contato em caso de dúvidasconvergenciaxxi@gmail.com