Silvestritermes almirsateri

Cupim da semana!

Família: Termitidae
Subfamília: Syntermitinae

Almir-Sater1.jpg

Pouco se sabe sobre a biologia e comportamento do cupim dessa semana: a espécie Silvestritermes almirsateri. Essa espécie foi descrita em 2012, tendo sido encontrada por pesquisadores menos de 10 vezes. Nas anotações de pessoas que encontraram S. almirsateri consta apenas que os indivíduos estavam em “ninhos epígeos” ou em “ninhos em troncos”, sem mais detalhes.

Mas foi o fato de ter sua distribuição conhecida restrita às regiões do Pantanal, que fez os pesquisadores do Museu de Zoologia da USP batizarem essa espécie em homenagem a Almir Sater (por questões de regras de nomenclatura de animais, deve-se colocar um “i” ao final do nome).

flickr:40096760474
Soldado de Silvestritermes almirsateri

Almir Sater, além de ser um renomado cantor, compositor e violeiro, também tem uma história de ativismo pela conservação do Pantanal.

O Pantanal é o menor bioma brasileiro, mas tem uma importância chave na conservação de biomas maiores. Ele é a maior planície alagável do mundo e interliga a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica (além do Chaco), funcionando como uma grande reserva de água, além de auxiliar da regulação climática e manutenção da biodiversidade.

almir.jpeg

Apesar da sua importância, apenas 4,4% do Pantanal é protegido por unidades de conservação (sendo só 2,9% de proteção integral), e por isso é tão importante pessoas influentes como Almir Sater divulgar e lutar pela conservação desse bioma, e de espécies que vivem lá, como Silvestritermes almirsateri.


Texto por Tiago Carrijo
Publicado originalmente em 09/03/2018


Referências:

Rocha, M.; Cancello, E.; Carrijo, T. F. Neotropical termites: revision of Armitermes Wasmann (Isoptera, Termitidae, Syntermitinae) and phylogeny of the Syntermitinae. Systematic Entomology, 2012, vol. 37, no 4, p. 793-827, http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-3113.2012.00645.x

Ministério do Meio Ambiente (2018). Pantanal. [online] Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/pantanal> [Acesso 9 Mar. 2018].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *