Nasutitermes aquilinus

Cupim da semana!

Família: Termitidae
Subfamília: Nasutitermitinae


flickr:39234702735

A espécie Nasutitermes aquilinus é nativa da região Neotropical, mais especificamente no Brasil, Argentina e Paraguai. Esta espécie constrói ninhos arborícolas e utiliza troncos de árvores como fonte de alimento.

Nasutitermes aquilinus apresenta operários e soldados com dois tamanhos diferentes (são dimórficos). Tanto operários quanto soldados menores são machos, enquanto aqueles operários e soldados maiores, são fêmeas.

Ninhos.jpg

Essa espécie pode construir ninhos em eucaliptos, muitas vezes sendo considerada uma espécie de interesse econômico, justamente por consumir esta árvore. Por outro lado, a espécie já foi encontrada em ambientes urbanos, onde é considerada oportunista, fundando seus ninhos em locais com uma alta taxa de umidade.

Por construir ninhos em árvores, N. aquilinus oferece abrigo para diferentes grupos de vertebrados, como morcegos e aves, os quais se instalam em frestas do cupinzeiro.

Assim como a maioria das espécies de cupins, um casal real (rei e rainha) é responsável pela reprodução nos ninhos de N. aquilinus. Mas esta espécie apresenta uma segunda possibilidade de estratégia reprodutiva: alguns indivíduos presentes no ninho (geralmente operários), podem se desenvolver em reprodutores “secundários” e substituem o rei e/ou a rainha quando estes morrem.

N2.2_b.jpg

Texto por Iago Bueno
Publicado originalmente em 23/03/2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *