Cratomastotermes wolfschwenningeri

Cupim da semana!

Família: Cratomastotermitidae †
Gênero: Cratomastotermes †

F%C3%B3ssil.jpg

A espécie Cratomastotermes wolfschwenningeri é um cupim fóssil (já extinto) que foi descrito em 2007. Ela é a única espécie do gênero Cratomastotermes, que é o único gênero da família Cratomastotermitidae.

Antes de “ganhar” uma família exclusiva (família Cratomastotermitidae), essa espécie de pronúncia difícil, foi incluída na família Mastotermitidae, que é a família com representantes vivos que compartilha mais características com o que se acredita ter sido o ancestral comum de todos os cupins.

Entretanto, depois de análises mais detalhadas da morfologia de C. wolfschwenningeri, pesquisadores viram que essa espécie compartilhava ainda mais características com esse provável ancestral, e levantaram a hipótese de que seja ele o ancestral comum de todos os cupins. Com isso, esses pesquisadores reclassificaram esta espécie na nova família (Engel et al., 2009).

Filogenia.jpg

Cratomastotermes wolfschwenningeri é o maior e mais robusto (=bombadão) cupim da Formação Crato, um extenso depósito de afloramentos de calcário que foi formado entre 113 e 125 milhões de anos atrás, no Cretáceo. Essa formação está localizada na Chapada do Araripe, no estado do Ceará, e contém fósseis de inúmeros animais e plantas que viviam nesse período (incluindo ⅓ dos registros de Pterossauros descritos em todo mundo).

Infelizmente só foram encontrados até o momento alados de Cratomastotermes, então não se conhece nada sobre as outras castas dessa família. Quem sabe futuras escavações na área não revelem mais aspectos da vida desse cupim pré-histórico!


Texto por Graziela Sória
Publicado originalmente em 06/04/2018


Referências:

Bechly, G. (2007) Isoptera: termites. pp. 249-262 In: D.M. Martill; G. Bechly; R.F. Loveridge, The Crato fossil beds of Brazil: window into an ancient world. New York: Cambridge University Press.

Engel, M.S.; Grimaldi, D.A.; Krishna, K. (2009) Termites (Isoptera): Their Phylogeny, Classification, and Rise to Ecological Dominance. American Museum novitates, no. 3650.

Grimaldi, D.A.; Engel, M.S.; Krishna, K. (2008) The Species of Isoptera (Insecta) from the early Cretaceous Crato Formation: a revision. American Museum novitates, no. 3626.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *