O Cinema e o Sul Global: mobilizando a cultura e pensando a política


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga o Curso de Extensão: O Cinema e o Sul Global.

 

Resumo

O curso vale-se do cinema como arte das massas por excelência para destacar como os povos, os espaços e as lutas o Sul Global vêm sendo retratados nas grandes telas. Em cada encontro os professores valem-se de diversas abordagens fílmicas para tratar de um tema de interesse profundo do Sul Global.  Nesta edição o curso tratará de deslocamentos humanos, cyberterrorismo, revoltas e protestos, condição e resistência das mulheres e as novas tecnologias de guerra e a cidadania. As aulas terão duração de 3 horas e serão seguidas de resposta ao questionário enviado ao e-mail fornecido na inscrição, em casa, via ambiente virtual. O curso O Cinema e o Sul Global é uma iniciativa do Grupo de Estudos do Sul Global (GESG).

 

Programação

• 10/07 (terça-feira)*: Cinema e deslocamentos humanos: Imigrantes e refugiados na (des)Globalização, Profa. Dra. Julia Bertino (UFABC) * ATENÇÃO: caso exista jogo do Brasil nesta data, a aula do curso será ministrada no mesmo dia, das 10 às 12:30.
Destaca, a partir de obras fílmicas, elementos-chave que compõem as migrações do e no Sul Global. Temas como a integração, a cidadania, os elementos políticos, jurídicos e culturais do deslocamento, bem como a participação dos migrantes do Sul nas sociedades de acolhida do Norte e o Sul Global, serão mobilizados para se pensar o perfil das migrações que temos e das políticas que precisamos neste momento em que a própria globalização, com suas feições ambíguas em relação aos deslocamentos humanos internacionais, está em questionamento.


• 11/07 (quarta-feira)*: Cinema e terrorismo: o lugar do Sul nas grandes telas, Prof. Dr. Edson José Neves Junior (UFU-MG) * ATENÇÃO: caso exista jogo do Brasil nesta data, a aula do curso será ministrada no mesmo dia, das 10 às 12:30.
O terrorismo se tornou o novo inimigo a ser combatido pelo autoproclamado “mundo livre” desde os atentados do 11 de setembro de 2001. Ademais, o discurso predominante com a Guerra ao Terror inaugurava novos maniqueísmos traduzidos em conflitos civilizacionais, segundo os quais muitas nações poderiam ser enquadradas como inimigas, apoiadoras de organizações terroristas. A aula proposta busca desmistificar tais leituras e identificar quais interesses subjazem a essa perspectiva de cenário global.


• 12/07 (quinta-feira): Cinema e sociedade: revoltas e protestos na periferia, Prof. Dr. Igor Fuser (UFABC)
De caráter progressista a ambíguo ou mesmo conservador, revoltas polifônicas tomaram as ruas do Sul Global neste século XXI. Guerra da água na Bolívia, a primavera árabe, NiUnaMenos, as jornadas de junho de 2013 no Brasil são apenas alguns exemplos das muitas vozes desses movimentos no Sul Global. Esta aula debate alguns destes momentos a partir do cinema, destacando o papel e a atuação dos diversos atores-chave desses movimentos em diálogo com o contexto internacional.


13/07 (sexta-feira): Cinema e espaço: o reconhecimento da ascensão chinesa nesta nova arena da política internacional, Profa. Dra. Cristine Koehler Zanella (UFABC)
A produção de filmes sobre a presença humana no espaço aumentou significativamente nos últimos anos. Diferente de períodos anteriores, a China passou a fazer parte das tramas, refletindo a ascensão chinesa de poder na Terra. A aula utiliza de recursos fílmicos para apresentar o comando do espaço como uma arena contemporânea que reflete das disputas de poder na Terra. O crescimento da intensidade da atividade espacial da Ásia – com especial atenção para a ascensão espacial chinesa - é apresentado como parte de um movimento em direção a um cenário espacial multipolar, a reflexo das tendências que também se apresentam no sistema internacional de Estados.

 

Informações Gerais

Público: Docentes dos diversos níveis de ensino, discentes e TAs da UFABC e outras instituições de ensino superior, demais público interessado;

Modalidade do curso: Presencial (com exercício de fixação a ser realizado em casa via internet);

Carga horária: 20 horas;

Certificados: assistir ao menos 3 das 4 aulas presenciais e também responder satisfatoriamente ao menos a 3 dos 4 conjuntos de questões de fixação propostas ao final de cada aula. Tratam-se de questões simples, a serem resolvidas em casa, em formulário virtual, que provocam fundamentalmente a fixação dos conteúdos vistos e fomentam a reflexão. As questões deverão ser respondidas até o dia 15 de julho de 2018;

Número de vagas: 120;

Período: 10 a 13 de julho de 2018, das 14 às 17 horas, (ATENÇÃO: se houver jogo do Brasil dia 10 ou dia 11, a aula do curso será ministrada no mesmo dia, das 10 às 12:30);

Local: Auditório 005, campus São Bernardo do Campo da UFABC (veja como chegar);

Coordenação: Profª. Drª. Cristine Koehler Zanella (UFABC). Coordenação adjunta: Prof. Dr. Edson José Neves Junior (UFU-MG);

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC UFABC), Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade da UFABC (NEEDDS), Bacharelado em Relações Internacionais da UFABC (BRI), Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFABC (CSVM) e Centro Acadêmico de Relações Internacionais da UFABC (CARI).

Curso gratuito e aberto ao público.

 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Público do SIGAA UFABC, acesse ufabc.net.br/sigextensao para realizar sua inscrição.

Atenção! Se você ainda não é usuário do Portal Público do SIGAA UFABC, você deverá realizar o cadastro no sistema.

Instruções para cadastro no Portal Público do SIGAA:

  • Clique em "Inscrever-se" (ícone de seta).
  • Clique em “Ainda não possuo cadastro”.
  • Insira os dados solicitados.
  • O sistema encaminhará uma mensagem para o seu e-mail para finalização do cadastro.
  • Após a finalização do cadastro, insira o e-mail e senha.
  • Clique em “Cursos e Eventos Abertos".
  • Clique em “Inscrever-se" (ícone de seta) no curso "O Cinema e o Sul Global: mobilizando a cultura e pensando a política".
01. Cartaz O cinema e o Sul Global

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!