CONFIRA AS INDICAÇÕES CULTURAIS DA SEMANA


Semana de 5 a 11 de julho de 2020

Cinema

Carandiru, de Hector Babenco

Por que indicamos? Um dos grandes sucessos do cinema brasileiro recente, o longa é baseado no livro de Drauzio Varela e participou da seleção oficial no Festival de Cannes em 2003.

Um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru, e testemunha histórias de crime, vingança, amor e amizade. 

São Paulo em Hi-Fi, de Lufe Steffen

Por que indicamos? O documentário de Lufe Steffen mostra como a cena LGBT+ evoluiu ao longo dos anos no Brasil, mostrando desde o início repressivo até se tornar o palco da maior parada do gênero do mundo.

Onde acessar? Todas as indicações estão na SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Música

Passagem de Som

Por que indicamos? Passagem de Som é um programa documental que narra os bastidores da criação musical, contando com depoimentos de compositores e músicos que participam do Instrumental Sesc Brasil, programa de música instrumental realizado pelo Sesc São Paulo.

Duo Contexto, de Ricardo Bologna e Eduardo Leandro

Por que indicamos? Em 1989, Ricardo Bologna e Eduardo Leandro se uniram em duo com a proposta de explorar as possibilidades que a percussão erudita oferece em meio à estética da música de concerto contemporânea. O repertório deste projeto apresenta um trabalho conceitual que mescla experimentação eletroacústica à riqueza rítmica brasileira. O CD tem composições de Marcos Branda Lacerda, Eduardo Guimarães, Fernando Iazzetta, Roberto Victorio e Marisa Rezende. 

Onde acessar? As indicações podem ser acessadas no Sesc Digital, plataforma gratuita do Sesc São Paulo que transpõe as ações culturais para o ambiente digital.

Para aprender

Experiência preta: performatividade fora das estatísticas e das expectativas, com Mawusi Tulani

Por que indicamos? Mawusi Tulani é atriz, professora e diretora de teatro. Nesse encontro, fala sobre a experiência preta fora das estatísticas e das expectativas impostas socialmente à comunidade afrodescendente.

Onde acessar? No #CulturaEmCasa, plataforma pública e gratuita do governo do estado de São Paulo.

----

Dúvidas?cultura@ufabc.edu.br.

 

Edições anteriores


post indicacoes culturais 2

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!