CONFIRA AS INDICAÇÕES CULTURAIS DA SEMANA


Semana de 24 a 30 de maio de 2020

Cinema

9ª Mostra Ecofalante - Especial Semana do Meio Ambiente

Por que indicamos? A Mostra Ecofalante de Cinema, cuja 9ª edição acontece em agosto próximo, apresenta uma programação especial de 3 a 9 de junho celebrando a Semana do Meio Ambiente. Gratuitamente, a Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente disponibiliza cinco prestigiosos títulos produzidos no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. Acessíveis pela plataforma Videocamp, estão incluídos os filmes “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, de Jorge Bodanzky e João Farkas; “Amazônia Sociedade Anônima”, que tem Estêvão Ciavatta como diretor e Walter Salles como produtor associado; “A Grande Muralha Verde”, que tem produção-executiva de Fernando Meirelles, “O Golpe Corporativo” de Fred Peabody, e “Ebola: Sobreviventes”, de Arthur Pratt.

 

Filhos de João, o Admirável Mundo Novo Baiano, de Henrique Dantas

Por que indicamos? O filme traça um rico panorama da Música Popular Brasileira nos anos 60 e 70, através do revolucionário e inovador grupo musical “Novos Baianos”. Particularmente, trata da influência de João Gilberto sobre os rumos musicais do grupo, e da importância do mesmo para o aprimoramento da música tocada e composta por eles. Traz uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado durante algum tempo e a influência sobre os resultados no trabalho.

 

Mulheres Negras: Projetos de Mundo, de Day Rodrigues e Lucas Ogasawara

Por que indicamos? Nove mulheres, muitas vozes do presente, sem perder as referências do passado. Através de vivências e reflexões, o documentário levanta questões e instiga em poéticas as minúcias do que é ser mulher negra no Brasil.

 

Prólogo, Ato, Epílogo, com Fernanda Montenegro

Por que indicamos? Fernanda Montenegro comenta pela primeira vez seu livro de memórias “Prólogo, Ato, Epílogo”, em conversa com a jornalista Marta Goés. Marta realizou 18 entrevistas com a atriz que, a partir desse material, escreveu a obra entre novembro de 2017 e agosto de 2019. O local escolhido para celebrar esta ocasião tão especial é o Theatro Municipal.

Onde acessar? As três últimas indicações estão na SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Teatro

Altíssimo, de Pedro Vilela

Por que indicamos? Altíssimo investiga as relações do homem contemporâneo com as religiões e a fé, em especial os movimentos da vertente neopentecostal, que propagam a chamada “teologia da prosperidade”. A partir de uma dramaturgia que inclui trechos documentais e autobiográficos, a montagem aborda a espetacularização e a mercantilização da fé, a exposição da religião nas mídias de massa, o crescimento do número de fiéis e o apelo ao sacrifício como forma de expiação de pecados.

Onde acessar? O monólogo está no catálogo da SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Exposições virtuais

Queerentena

Por que indicamos? Queerentena é a primeira mostra virtual do Museu da Diversidade Sexual, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte. São artistas LGBTI+ que, a partir da hermética situação que a pandemia impôs, encontraram formas para criar e discutir, junto com as pautas do cotidiano, a discriminação, a exclusão, o medo, a solidão e a nova vida na era da contaminação.

Onde acessar? A exposição está acessível no próprio site do Museu da Diversidade Sexual.

---

Dúvidas? cultura@ufabc.edu.br.

Edições anteriores


post indicacoes culturais 2

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!